Cuidar de uma empresa não é apenas sobre serviços, produtos e clientes e, para que tudo flua da melhor forma possível para os resultados, é preciso se preocupar com colaboradores e é por isso que o endomarketing é tão importante.
Os profissionais são os grandes porta-vozes da empresa e da marca e para que eles performem bem é essencial ter motivação, valorização e ações estratégicas para esse público.
Sua empresa já está olhando para endomarketing e se tornando um local de desejo para outros colaboradores? Saiba mais sobre isso agora mesmo!
O que é endomarketing?
Cada vez mais falado e valorizado nos últimos anos, o endomarketing é uma estratégia voltada para ações internas da empresa que visa promover a boa imagem da organização entre os colaboradores.
Os funcionários são aqueles que conhecem bem os processos, ferramentas e estruturas e passam grande parte de seus dias e semanas na empresa, certo? Portanto, é essencial que esses sejam bem recebidos e se sintam à vontade com esse ambiente.
Ter colaboradores que se sentem bem dentro de uma empresa é crucial, afinal, eles serão grandes aliados para a conquista de espaço no mercado. Lembre-se que públicos internos que falam mal da organização afetam o nome da marca e afastam consumidores, sendo um grande problema para o negócio.
Portanto, não apenas olhar para clientes, ter a visão e cuidado com seu público interno é essencial para promoção, saúde e crescimento de marca.
Vale dizer que apesar do nome, o endomarketing não é uma ação única do time de marketing e é interessante que os times de RH estejam alinhados e envolvidos nessas ações.
Endomarketing x employer branding x comunicação interna
Com tantos termos existentes é comum que as empresas não saibam exatamente para onde seguir e deixem de olhar para todas as frentes e estratégias necessárias.
É natural que o endomarketing seja muito confundido com employer branding ou comunicação interna, portanto, vamos falar um pouco sobre elas para que não restem dúvidas sobre as ações.
O employer branding, ou marca do empregador, é um conjunto de técnicas e ferramentas para fortalecer a marca como boa empregadora, reforçando os pontos positivos de trabalhar na empresa para aumentar o grau de pertencimento dos colaboradores e incentivar que outros profissionais queiram fazer parte da experiência.
Ou seja, além de ser uma estratégia que visa unicamente público interno, essa é uma forma de atrair novas pessoas e fazer com que a empresa seja um local de desejo no mercado de trabalho.
A grande sacada da estratégia é a adoção de práticas que promovam a organização como um ambiente positivo para as pessoas, se estabelecendo como uma referência e um local em que as pessoas desejam trabalhar.
Dessa forma, enquanto as ações de endomarketing são focadas na equipe interna com objetivo de informar, engajar, motivar e torná-las pertencente ao ambiente, o Employer Branding vai além e leva esse conceito também para o mercado.
Já a comunicação interna é a transmissão e compartilhamento de informações relevantes e estratégias dentro de um ambiente organizacional.
Uma boa comunicação interna é essencial para que todos os colaboradores estejam na mesma página em relação às tomadas de decisão da empresa. Seu principal objetivo é manter os talentos alinhados e engajados com os objetivos, estratégias e discurso do negócio.
A comunicação interna, por si só, envolve processos de informação. Ou seja, ela é utilizada para transmitir informações de uma organização por canais internos ou de lideranças para colaboradores.
Quando falamos de Endomarketing, nos referimos ao incentivo e a interação entre colaboradores e empresa. Dessa forma, esse termo não se refere apenas às formas como os colaboradores vão receber uma informação, mas sim sobre as ações desenvolvidas para criar um relacionamento com esses profissionais.
Sendo assim, a comunicação interna faz parte do endomarketing, mas não é a única estratégia tomada dentro dela. Da mesma forma, o endomarketing é crucial para uma boa estratégia de employer branding para o público externo.
Mesmo que tenham conceitos e objetivos diferentes, é importante que essas ações caminhem lado a lado e façam parte de uma grande estratégia sobre seu público interno e externo na promoção da marca.
Por que investir em endomarketing?
Agora que você sabe o que é endomarketing e suas diferenciações frente a outras estratégias, vamos falar sobre ele de forma mais prática e, por isso, listamos alguns – dos muitos – benefícios que ele leva a um negócio.
Colaboradores mais motivados
O endomarketing é essencial para a motivação dos colaboradores, afinal, ao estar em uma empresa aberta que investe no bem-estar do público interno, o funcionário se sente valorizado, com mais vontade de realizar a sua função e colabora para o crescimento da organização.
Trabalhar em ambientes inspiradores e que cuidam do público interno é o desejo de muitas pessoas, assim, ao garantir isso para os funcionários, a empresa receberá em troca bons resultados, produtividade e motivação.
Atração e retenção de talentos
Reter talentos é um grande desafio para as empresas e a saída constante de colaboradores é um índice muito importante para entender a saúde da organização.
Ao ter colaboradores mais satisfeitos e motivados dentro do ambiente de trabalho, certamente haverá menos saídas. Quando percebem que estão inseridos em um contexto de trabalho em que a qualidade e o bem-estar são valorizados, poucos se mostram dispostos a trocar de trabalho.
Mais do que isso, além de reter talentos, faz com que eles sejam promotores da marca (e aí o employer branding faz também todo sentido) e divulguem para outras pessoas, atraindo perfis interessados na empresa.
Melhora o clima organizacional
Os trabalhadores passam muito tempo em seus ambientes de trabalho, por isso é importante ter um ambiente saudável, inspirador e o menos prejudicial possível.
As ações de endomarketing, além de motivarem, evitam problemas entre a equipe, diminuem ruídos e deixam o time ainda mais unido em busca dos objetivos.
Quais ações investir para fomentar o endomarketing?
O endomarketing é uma estratégia repleta de ações e possibilidades e diversos podem ser os direcionamentos tomados pela sua empresa. Para tal planejamento, é essencial conhecer seu público, entender seus gostos e necessidades e se basear nas suas pessoas para que os resultados sejam ainda mais visíveis.
Muitas ações podem compor esse seu planejamento e, para te ajudar, reunimos algumas ideias que podem fazer sentido. Acompanhe!
Benefícios diferenciados
Os salários e benefícios não são os únicos motivadores dentro de uma empresa, mas eles são pontos fortes para que um colaborador decida ou não seguir em seu negócio e isso não pode ser negligenciado.
Além de oferecer salários competitivos, é importante olhar para benefícios diferenciados e investir em elementos que aumentem o bem-estar das pessoas, como incentivo à saúde física e mental, auxílio para filhos, família, entre outros.
Treinamento e desenvolvimento
Para ter pessoas preparadas, motivadas e realmente prontas para os desafios é preciso desenvolver e dar conteúdo para seus colaboradores.
Investir em educação e gestão do conhecimento é crucial para motivar suas pessoas e permitir que os empregados se mantenham atualizados e aprendam novas habilidades para que possam melhorar processos de trabalho, tenham mais criatividade, complexifiquem suas funções, entre diversos outros benefícios que a atualização profissional pode trazer.
Eventos de integração
Os eventos entre os colaboradores são essenciais para o senso de pertencimento entre os funcionários, além de colaborar também com a cultura e clima organizacional.
Sejam happy hours, dias temáticos, festas de fim de ano, aniversários, entre tantas outras oportunidades para reunir seus colaboradores fazem tanta diferença. E vale lembrar que, mesmo com home office, é importante manter essas ações vivas para que as pessoas não se sintam distantes umas das outras.
Feedback
Conversar com os colaboradores e fornecer feedback é essencial para que eles se sintam valorizados, reconhecidos e pertencentes ao ambiente de trabalho.
Os feedbacks são momentos essenciais e é preciso que essa cultura seja implementada. Sejam negativos ou positivos, quando a troca faz parte do dia a dia, os funcionários se sentem preparados para entender suas forças e fraquezas.
Faça pesquisas de satisfação
Ouvir os colaboradores é essencial para entender sobre as ações e passos a serem tomados, portanto, investir em pesquisas de satisfação internas é necessário.
Nas pesquisas é interessante perguntar sobre ambiente organizacional, ferramentas de trabalho utilizadas, processos realizados, benefícios, recursos e mapear tudo o que for possível para compreender o que pode ser melhorado dentro do ambiente organizacional.
As pesquisas permitem identificar quais são as opiniões das pessoas em relação à empresa, além de entender pontos negativos que muitas vezes passam despercebidos, assim fica mais fácil e assertivo propor soluções para necessidades reais e não especuladas.
O quanto seu negócio está olhando para pessoas, processos, ferramentas e experiências? Investir em pessoas é essencial para os resultados e para a marca e o endomarketing é crucial para sua organização! Aproveite que agora você sabe mais sobre o tema e fique por dentro de ações essenciais para tornar o seu ambiente de trabalho ainda mais colaborativo!