Cada setor de um negócio exige estratégias, processos e ferramentas e, contar com tecnologias que otimizam o trabalho e dão resultados reais no dia a dia é crucial para os gestores e colaboradores, não é mesmo?
Muitas são as demandas dentro das equipes de Trade Marketing e Comercial e mesmo que pareçam distantes entre si, é fundamental que esses times estejam bem alinhados e com a comunicação afiada para que os resultados sejam os melhores para a empresa.
Nesse processo, sem dúvida uma das grandes necessidades é manter a organização, alinhamento e centralização de documentos, produtos, imagens, informações e referências relativas aos produtos, não é mesmo? Você já se perguntou como – e qual – ferramenta pode te ajudar nesse momento? Saiba mais agora mesmo!
Os times de trade marketing e comercial
O trade marketing é uma estratégia muito importante dentro do negócio, afinal, são deles as práticas executadas para aumentar as vendas e otimizar os canais de distribuição. Ou seja, são as pessoas envolvidas nesse time que montam estratégias para melhor demonstrar os produtos para os clientes – seja online ou off-line.
Se o grande objetivo desse time é fazer com que os produtos sejam cada vez mais vistos, eles têm tudo a ver com o time comercial, certo? Afinal, são essas aquelas pontes entre cliente e empresa que são responsáveis por apresentar mais da solução, buscar compradores, negociar e claro, vender os produtos/serviços da empresa.
Independente de qual seja a função de cada um desses times, sabemos que seu objetivo é o mesmo e para que se obtenha sucesso nas vendas é preciso bom discurso, boas informações sobre produto, imagens e documentos que demonstrem produto e solução e contar com ativos digitais é crucial para a jornada do consumidor.
E é justamente sobre esses ativos digitais que muitas empresas pecam ao olhar nos seus times e são eles, sua organização e estratégia que fazem toda a diferença no resultado e na entrega final para o cliente.
A importância dos conteúdos
O trade marketing e comercial trabalham para gerar oportunidades e, para isso, é preciso ter materiais, documentos e informações sobre os produtos da empresa para que eles sejam repassados para os clientes e interessados, não é mesmo?
Aqui a estratégia é muito mais do que selecionar imagens para um catálogo virtual ou mandar um PDF para um lead com informações comerciais. É preciso que os times tenham diversos materiais e conteúdos atualizados, saibam onde encontrar isso dentro do negócio e utilizem o melhor para oferecer para os clientes.
O grande problema aqui é que muitos são os materiais gerados pela empresa que ficam perdidos em pastas, e-mails e conversas e são pouco aproveitados verdadeiramente pelos times. Mais do que isso, por não saber onde e a quem recorrer, é comum que os times utilizem materiais ultrapassados e até mesmo com informações erradas para não abrirem novas demandas para terceiros.
Não ter uma boa estrutura, organização e gestão de conteúdo é um erro que pode custar muito caro para os negócios e é justamente nesse ponto de dor que a Huntag atua para eliminar gargalos e dar resultados dentro do negócio.
Como a Huntag vai ajudar o negócio?
Uma estratégia bem definida de trade marketing e comercial faz com que a marca converse com seus clientes ou futuros clientes e ter conteúdos que acompanhem toda a jornada é crucial nesse processo.
Como dissemos, muito mais do que ter conteúdos, é preciso ter atualização, coerência, organização, comunicação, resultados e acompanhamento para que os times performem e atinjam todas as metas propostas.
Para isso, investir em gestão de conteúdo é necessário no mercado atual e isso é muito mais do que criar conteúdos e adicionar em pastas, mas sim ter um processo completo que envolve planejamento, criação, revisão, publicação, promoção, mensuração e hospedagem.
Vamos supor que sua empresa trabalha com catálogos de produtos e eles são renovados mensalmente. É preciso ter formas de atualizar seus pontos de exposição e dar conteúdos robustos e atualizados para seus vendedores, não é mesmo?
Para isso, é preciso uma base eficaz e unificada e não é possível que cada pessoa – seja dos times de trade ou comercial – tenha sua própria base de conteúdo e nem que as informações sejam trocadas apenas por e-mail e é nisso – e em muito mais – que a Huntag vai ser essencial em seu negócio.
A Huntag é a plataforma ideal de Gestão de Ativos Digitais ou o famoso DAM, Digital Asset Management. Ou seja, nossa solução é uma plataforma de armazenamento, organização e gestão e vai muito além de apenas um armazenador de dados, mas sim um gerenciador completo de ativos digitais.
Com o avanço tecnológico e a alta demanda na produção de conteúdo e produtos, uma plataforma DAM é essencial para organizar o volume de informações dentro das empresas, que levariam tempo demais para serem achados se não fossem mantidos em um sistema de gerenciamento.
Com o sistema de gestão de ativos digitais seus times ganham em:
Organização e centralização de conteúdos
É claro que essa é uma das grandes vantagens da Huntag e do DAM, afinal, ter uma grande quantidade de arquivos e demandas é sempre um problema na hora de organizar e gerenciar.
Com nossa plataforma, o negócio ganha em separação por categorias, segmentação por tags e equipes, busca em formato facilitado, eliminação de conteúdos duplicados, entre tantos outros.
Otimização do tempo e redução de erros
Quando os profissionais precisam procurar em diversas pastas ou e-mails por informações, além de longos tempos perdidos há grandes chances de erros e falhas na comunicação entre equipes e clientes.
Ao oferecer um local com fácil acesso ao que o colaborador quer e precisa – na hora em que realmente é importante para ele – o trabalho passa a ser feito de forma ágil, assertiva e com grande redução de erros.
Autonomia para os colaboradores
Com uma plataforma em que todos podem ter acesso e podem pedir por novos conteúdos – e o acompanhar – as pessoas ganham mais autonomia em suas funções.
Imagine que cada vez que precisa de uma apresentação comercial, seu time pede para pessoas do marketing imagens e documentos de produtos? Além de gerar desgaste, diversas informações podem se perder e o problema do tópico anterior – tempo perdido e erros – é visto novamente.
Ao ter um local com tudo o que for necessário, o colaborador acha sozinho e em poucos cliques o que realmente precisa, ganhando autonomia nas suas funções e rotinas.
Centralização de comunicação e eliminação de erros
Muitas pessoas são responsáveis pela produção e gestão de conteúdos dentro dos times – e, provavelmente, esse é o time de marketing, não o de trade ou comercial. O grande problema, é quando essa documentação fica apenas em algumas mãos e todos os outros times ficam reféns em suas necessidades.
Com a plataforma Digital Asset Management da Huntag, todos que tiverem permissões e façam parte da estrutura podem acessar o quê, quando e onde quiserem, diminuindo ruídos na comunicação e melhorando a eficiência do clima organizacional.
Facilita o fluxo de trabalho dos times
Criar conteúdos demanda diversas etapas, desde pedido, criação, revisão, refação até a aprovação e uso de fatos e ter um fluxo de trabalho alinhado e definido é crucial para que todos saibam para onde irão em suas funções e cumpram com todas as necessidades da empresa.
O fluxo de trabalho é a ordem natural que deve ser seguida, com uma sequência de etapas fundamentais ao êxito de alguma tarefa ou projeto e é possível utilizá-lo dentro do Digital Asset Management para que o gerenciamento e organização dos seus ativos digitais fiquem ainda mais simplificados e assertivos.
Quanto mais se centraliza a comunicação e se compartilha o conhecimento, menor o tempo de trabalho e menores as refações, o que resulta em produtividade e resultados com qualidade mais polida aos seus clientes.
Huntag e suas funcionalidades
Deu para perceber como o DAM faz sentido para seu trade marketing e comercial, não é mesmo? Ao utilizar esse tipo de sistema, um negócio ganha em muitas pontas e diversas são as suas funcionalidades de acordo com seus objetivos.
Para que fique ainda mais claro como podemos te ajudar, confira algumas da funções que nossa plataforma oferece:
- Base única de acesso às imagens de produtos e conteúdos e formato galeria para fácil visualização;
- Leitura de metadados das imagens;
- Organização por categorias e subcategorias através do sistema folderless;
- Inserção de palavras-chave para fácil acesso;
- Facilidade no Cadastro de mídias;
- Busca avançada;
- Controle de direitos autorais;
- Autonomia para que as áreas tenham fácil acesso às imagens, mantendo todos os setores na mesma página em relação ao uso dos recursos e única fonte de compartilhamento para parceiros;
- Integração com sistemas;
- Compartilhamento externo;
- Workflow de Validação/aprovação;
- Controle de versões;
- Relatórios para gestão e acompanhamento dos trabalhos;
- Área administrativa com Dashboard;
- Sistema simples e com boa experiência para o usuário.
E mais do que funcionalidades essenciais para seu negócio, a Huntag leva soluções para sua estratégia, se tornando uma fonte única de conteúdos, ou seja, com a plataforma todas as áreas, equipes e parceiros ganham um local central para armazenar os ativos, campanhas e produtos.
Como suas equipes de Trade Marketing e Comercial têm olhado para estratégias de conteúdo, comunicação e organização? Aproveite que agora que você sabe mais sobre como um sistema DAM pode te ajudar e fale com nossos especialistas para desenharmos juntos o melhor da plataforma para seu negócio!