Aumente a eficiencia operacional no marketing com DAM

Aumente a eficiência operacional no marketing com DAM

Avatar
Equipe Huntag

Com o crescimento dos desafios que o marketing omnichannel possui, as marcas precisam criar cada vezes mais conteúdos para suportar todos os canais e pontos de contatos com o seu público. Sem contar a crescente pressão, pela agilidade das informações, onde os profissionais de marketing precisam entregar esses conteúdos com muita rapidez e qualidade, sem perder a eficiência.

A enorme quantidade de conteúdos digitais que vem sendo criados – de imagens, vídeos e áudios – as empresas precisam de uma maneira eficiente de gerenciar o processo. É aí que entram os sistemas de gerenciamento de ativos digitais (DAM – Digital Assets Management). Na ausência de um bom sistema, as empresas geralmente perdem a noção do que têm, onde estão localizadas e em que circunstâncias podem ser usadas.

Abaixo vamos conhecer um pouco mais sobre esse conceito e como as áreas de marketing podem se beneficiar.

O que é um sistema de gerenciamento de ativos digitais?

Já escrevemos por aqui, o que é um DAM e seus benefícios, mas vale ressaltar alguns pontos chaves nesse tipo de conceito que é aplicado em formato de sistemas ou plataformas.

DAM é um processo para organizar, armazenar de forma eficiente, ao ponto que encontre os materiais de mídia com agilidade e precisão, gerencie o ciclo de uso e permissões de conteúdos relacionados as marcas.

A capacidade de colaborar na criação e gerenciamento de ativos digitais é crucial na era digital.

O principal objetivo de um sistema de gerenciamento de ativos digitais, é criar uma colaboração efetiva dentro de um ambiente corporativo. As pessoas geralmente perdem muito tempo procurando determinados materiais, que se perdem ao longo de um processo produtivo. Com um sistema, cria-se fluxos de trabalho mais eficientes para as equipes.

O que é um bom DAM?

Sistemas DAMs devem ser intuitivos e fáceis de usar, permitindo que os criativos contribuam com conteúdos e os profissionais de marketing encontrem materiais relevantes e aprovados.

O compartilhamento fácil e baseado em navegador é essencial, juntamente com segurança, metadados, pesquisa, recursos de fluxo de trabalho e escalabilidade para centenas de conteúdos

A importância para o Marketing

Recursos visuais são ótimos e importantíssimos para a boa projeção da imagem de uma marca – das imagens, vídeos institucionais e outros recursos de mídia que proporcionam uma experiência envolvente.

São necessárias mais informações sobre o andamento dos projetos e campanhas, assim como todo o conteúdo criado esteja “a um clique” de distância, para ganharem agilidade e eficiência. O uso de uma plataforma DAM, em nuvem, aumenta a variedade entre os colaboradores criativos, facilita a participação de diversas equipes internas ou externas, como freelancers e agências parceiras, gerando um alto nível de criatividade e uma mistura de talentos.

Ter uma plataforma DAM mantém o histórico de conteúdos criados e gera conforto para as áreas de marketing saberem que possuem acesso rápido de suas criações, mesmo tendo trabalhado com diversos parceiros.

Com um único ambiente de compartilhamento, sem criar diversos canais como e-mails, FTPs, links de terceiros, que atrapalham e fogem do controle, uma plataforma DAM é um grande benefício para a gestão de onde e como está sendo circulado os conteúdos das marcas entre parceiros e equipes. Isso gera valor à marca em cada estágio da estratégia de marketing, da criação à distribuição.

Além disso, reutilização de conteúdos evita trabalhos duplicados, reduzindo o desperdício e o custo com mão-de-obra. Como também reduz o uso não conforme de conteúdo licenciado, o uso de materiais errados ou não aprovados e os vazamentos ou roubos de propriedade intelectual.

Como começar

É importante identificar as necessidades para a implementação do sistema, pois além de uma implementação de um sistema, existe o fator cultural que já está no dia-a-dia das pessoas. Também é preciso se preocupar com os requisitos técnicos de uma ferramenta DAM, se aceitam todos os tipos de extensões de arquivos, se dão suporte a leitura de metadados (como falado acima) e se é possível visualizar determinados tipos de documentos antes de fazer o download do material, são exemplos importantes de avaliar. A implementação de qualquer sistema precisa de um “Líder”, nomeie alguém que possa trabalhar nesse processo.

Separamos neste artigo 5 dicas que ajudarão na cultura da empresa. 😉

Sua área de marketing está precisando dar um UP nos processos, aumentar a eficiência e organizar tudo que detalhamos até aqui. Entre em contato com a Huntag e ficaremos felizes em te ajudar.

Envie um e-mail para contato@huntag.com.br ou preencha o formulário.

Vem com a gente!

Let’s hunt, let’s tag!

Siga-nos nas redes sociais! 😉

0 Comments

Deixe uma resposta

More great articles

10 motivos para ter um repositório de comunicação e marketing

O custo, o tempo e a mão de obra podem ser determinantes para o gerenciamento de ativos digitais. Por isso,…

Read Story
gerenciador de arquivos

Saiba como um gerenciador de arquivos auxilia na produção de conteúdos

Na era digital atual, as pessoas estão achando ainda mais fácil trabalhar juntos e colaborar em projetos usando a nuvem…

Read Story

Saia da canseira em ficar procurando arquivos e ganhe mais tempo organizando seu material digital

Ei! Você sabe onde está aquele arquivo? Não sei, vê se está naquela pasta. Não está! Peraí, acho que tenho…

Read Story

Fique por dentro!

Novidades e conteúdos sobre Comunicação, Marketing e como podemos te auxiliar. Não enviaremos Spam.
Arrow-up