Ferramentas e dicas para aumentar a criatividade

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Equipe Huntag

Entenda como determinados processos podem ajudar na criatividade diária.

A criatividade dentro de qualquer tipo de organização é fundamental. Mas trata-se de uma característica muitas vezes vistas do ponto de vista individual, quando os empreendedores acabam exigindo que os funcionários sejam criativos. Mas a capacidade de resolver os problemas se utilizando de recursos ou técnicas aumenta consideravelmente quando as pessoas estão inseridas dentro de um ambiente propício para tanto.

Uma possível consequência direta de um ambiente criativo, quando estamos inseridos no universo profissional, é a inovação, algo que também acaba sendo uma busca constante das grandes maiorias das companhias. Encontrar métodos e soluções inovadoras, ou então oferecer recursos inovadores, acaba sendo um importante diferencial.

Mas, veja bem. Estamos falando aqui de uma possível consequência, uma vez que ter uma grande quantidade de funcionários criativos nem sempre significa que a empresa vai conseguir inovar em determinados aspectos. O conceito de inovação está intimamente ligado a capacidade que o conjunto de colaboradores possui de empregar ideias e recursos para resolver determinados tipos de problemas.

Note que, neste caso, a criatividade acaba sendo o combustível necessário para movimentar o motor da inovação. Mas é preciso que este motor esteja ligado diretamente a parte da empresa que precisa ser movimentada, caso contrário, a criatividade não vai conseguir gerar o valor necessário esperado para a companhia.

Dentre os benefícios diretos que podemos citar como consequência de um ambiente inovador temos os seguintes: aumento da produtividade, redução de custos, aumento da qualidade dos serviços ou produtos e até aumento da eficiência dos funcionários ou do sistema de produção. Como, na grande maioria dos negócios, os colaboradores acabam não tendo a visão do todo, cabe aos gestores conseguir estimular e direcionar a criatividade dentro do escritório ou do setor para a resolução dos problemas.

Confira algumas ferramentas e dicas que podem ajudar no processo de criatividade e inovação:

Design Thinking

A nomenclatura desta técnica ainda é bastante confundida com algo relacionado a visual. Mesmo assim, trata-se de uma ferramenta que está se difundindo bastante nos últimos tempos, especialmente por ela acabar se aplicando muito bem as empresas do tipo startups. Todo o foco desta técnica é direcionado para os processos de inovação do usuário. Dessa forma, ela consegue ajudar na criação de uma experiência de consumo que seja altamente desejável do ponto de vista do cliente.

A ferramenta faz com que os colaboradores consigam ter uma visão ampla e detalhada do seu público-alvo, sejam eles clientes ou as pessoas que acabam sendo diretamente impactadas pelo trabalho final do seu setor. A ferramenta exige que se faça um grande mapeamento de todos os contextos, cultura, experiências pessoais e processos envolvidos na vida dos indivíduos, para ter uma visão completa dos cenários e identificar as barreiras que devem ser transpostas.

Diagnóstico da Inovação

Como parte da tarefa de direcionar a criatividade que já existe dentro de uma determinada organização para as coisas que importam, do ponto de vista da empresa ou do setor, é importante saber o que os gestores e os colabores sabem sobre o assunto. Para a realização deste diagnóstico existem questionários que ajudam a levantar estes dados, apontado determinados problemas e jogado luz sob possíveis causas.

As perguntas geram uma série de informações que precisam ser organizadas de forma a realmente oferecer subsídio para a tomada de determinadas decisões ou então para indicar os caminhos que serão escolhidos dali por diante. Na maioria dos casos, estes questionários são feitos a partir de uma base em comum, mas adaptados para a realidade de cada negócio.

Existem diversas empresas e consultorias que oferecem este tipo de ferramenta. O custo também varia, portanto, é importante fazer uma consulta prévia não apenas do orçamento destas empresas, mas principalmente da sua real capacidade de gerar informação útil.

Mapas mentais

Os mais mentais também são poderosas ferramentas para estimular e organizar as ideias advindas dos processos criativos. Basicamente ela funciona como uma técnica que consegue transformar qualquer tipo de ideia ou projeto em grandes mapas gráficos, onde todos conseguem enxergar as conexões e suas relações.

Eles oferecem uma excelente saída para as anotações em lista ou tópicos, que até podem ser importantes para determinados momentos, mas que não conseguem estimular a criatividade, especialmente a busca pelas soluções de problemas e desafios. Muitas pessoas consideram o mapa mental como uma espécie de fotografia da questão.

São diversos os momentos que que os mapas mentais podem ajudar. Por exemplo, no momento em que acaba sendo necessário fazer um sumário de informações, ou ainda quando acaba sendo necessária a consolidação de informações vindas de diferentes fontes. Na hora de analisar problemas complexos a organização gráfica também ajuda.

Como a criatividade, muitas vezes, depende que determinados conhecimentos sejam colocados em perspectiva na busca por uma solução, o mapa mental acaba se tornando uma ferramenta eficiente justamente por oferecer um afastamento e uma visão global. É como se as pessoas conseguissem sair da visão de mesmo nível e conseguisse enxergar tudo o que acontece de cima.

Ofereça acesso a repertório

A criatividade não é algo que pode simplesmente ser inserida dentro de um funcionário para que ela brote sozinha. É preciso entender que ela depende da quantidade de conhecimento que as pessoas possuem em relação ao seu negócio. Mas também é impactada pelas coisas que elas absorvem do dia a dia. Portanto, é fundamental garantir que as pessoas aprendam coisas o tempo inteiro.

Alguns destes aprendizados podem, em um primeiro momento, não conseguir oferecer uma ligação direta com as necessidades da empresa ou do setor naquele momento. Mas elas poderão fazer sentido em breve. Portanto, invista em momentos onde as pessoas consigam aprender e se atualizar.

É claro que este nem sempre acaba sendo um assunto fácil, especialmente para os gestores que precisam de resultados rápidos. Mas existem diversas ações que podem ser implementadas dentro da empresa que ajudam neste sentido. Por exemplo, disponibilizar uma biblioteca com publicações relacionadas ao trabalho dentro da empresa ou do setor, para que os funcionários utilizem tanto para levar os livros para casa quanto para ler durante a hora do almoço ociosa.

Além da criação de um repertório físico, também é valido a criação de um repertório digital. Um banco de ideias e materiais digitais de trabalhos já realizados e/ou referências, são boas fontes de conteúdos para aguçar a criatividade e manter ativa a gestão do conhecimento entre as pessoas. Para criar esse tipo de ambiente, tenha um espaço compartilhado na rede, intranet ou em portal de comunicação. O importante é manter um ambiente ativo e gerar a cultura de compartilhamento.

 

 

Quer começar a criar um repertório digital? 

Conheça a plataforma da Huntag, que disponibiliza de forma simples, intuitiva, rápida e gerenciável, acesso aos principais conteúdos digitais que queira compartilhar e distribuir entre as pessoas.

Enviei um e-mail para contato@huntag.com.br ou mande uma mensagem.

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