O que é Economia Circular e os benefícios para área digital

Equipe Huntag

O atual o modelo da “economia linear”, onde se fabrica e/ou utiliza um recurso e esse é descartado, já está começando a perder espaço para a Economia Circular. Que utiliza do conceito de reutilização, redução, recuperação e reciclagem de materiais e bens de consumo.

Com ao crescimento populacional e o avanço industrial, o planeta está sofrendo um grande colapso ambiental, que se não houver mudanças nos hábitos de consumo e em todos os setores da economia, o efeito sobre a Terra poderá ser irreversível.

A Economia Circular promove um modelo econômico reorganizado, vai além das ações de gestão de resíduos e reciclagem. Ela redesenha processos, aumenta eficiência e desenvolve novos modelos de negócios.

Aparelhos elétricos, por exemplo, podem ganhar um novo ciclo de vida. Como é o caso da furadeira, que na economia linear ela é adquirida muitas vezes para sanar apenas uma dor, de pendurar um quadro na parede e depois se torna obsoleta. Na Economia Circular, ela ganha um novo destino e poderá ser alugada para fazer apenas uma tarefa.

Mas o que a Economia Circular tem a ver com o ambiente digital?

Com o avanço da tecnologia e o crescimento das informações, o mundo digital nos obrigou a sermos mais dinâmicos e ágeis em nossos processos.

Para isso é preciso manter um ambiente organizado e adotar métodos de produção digital que auxiliem no dia-a-dia.

A Economia Circular, que se baseia em Criar, Entregar, Preservar, Gerenciar e Reutilizar, acaba gerando um novo ciclo econômico de produção, tornando os projetos mais rentáveis e as equipes mais eficientes, se preocupando com tarefas mais complexas.

A cultura de reaproveitamento significa ganho de produtividade e faz com que as pessoas tenham contato com outros projetos e arquivos, incentivando a criatividade e colaboração entre as pessoas.

Empresas que não trabalham com uma cultura colaborativa desperdiçam tempo e dinheiro, geram duplicidade de trabalho e refazem muitas coisas.

Segundo pesquisas do IDC, é possível reduzir em 28% o custo de criação de materiais digitais eliminando esforços duplicados, reduzindo o número de materiais que são criados, mas nunca usados e melhorando a reutilização desses arquivos.

Sem contar a economia do esforço físico aplicado, nos aspectos humano e estruturais, como economia de energia e maquinário (computadores).

Como aplicar a Economia Circular digital

A Economia Circular, no âmbito digital, é um modelo focado na manutenção do valor de um projeto e/ou arquivos digitais durante o maior período de tempo possível no ciclo econômico.

Duas em cada três empresas, perdem dinheiro com produções duplicadas e retrabalho.

Departamentos de comunicação, marketing e agências de publicidade, por exemplo, trabalham com constantes criações de documentos e materiais digitais relacionados à empresa e projetos, que geram um grande volume de informações e conteúdos que necessitam de cuidados especiais.

Para aplicar esse conceito, existem duas formas: buscar eficiência na comunicação entre as pessoas e equipes, e organizar de forma simples os processos de produção digital.

Sabemos que não é uma tarefa fácil, atualmente o que mais impacta a produtividade nas empresas é a falta de uma boa comunicação e organização adequada.

Para tornar esse processo simples, existem ferramentas de organização e gerenciamento de materiais digitais, como a Huntag, que auxiliam e tornam sua vida muito mais fácil.

Por isso, a aplicação dela trás os seguintes benefícios:

  • O reaproveitamento de recursos gera economia de dinheiro;
  • Compartilhar os materiais produzidos entre as equipes, economiza tempo de produção que é igual economia de tempo e dinheiro.
  • Ter um ambiente colaborativo de ideias e inspirações, gera criatividade entre os colegas de trabalho;
Conclusão

A Economia Circular vem como um conceito operacional no caminho para a mudança de paradigma. Sair do processo linear, produção e eliminação, é uma tarefa desafiadora para as empresas, mas que é necessário tendo em vista os problemas ambientais e sociais do atual modelo econômico.

A tecnologia vem auxiliar nesse desafio, através de sistemas que automatizam processos, geram informações e organizam as produções industriais e serviços.

Para departamentos de comunicação interna, marketing, agências de publicidade, produtoras de treinamentos e setores educacionais, que trabalham com alto volume de produção de conteúdos digitais, o caminho é o mesmo! Criar a cultura de colaboração criativa e pensar no reaproveitamento como forma de reduzir custos e melhorar processos, tornará o mercado ágil e competitivo.

Quer otimizar e simplificar seus processos, através da Economia Circular na sua área de marketing e comunicação? Entre em contato com a gente agora!

Envie um e-mail para: contato@huntag.com.br ou através do nosso formulário.

Vem com a gente!

Let’s hunt, let’s tag!

More great articles

Gerenciamento de Ativos Digitais na Educação

Gerenciamento de Ativos Digitais na Educação

Com o crescimento da educação a distância – que tem superado a presencial na última década – as disciplinas online…

Read Story

Liderança: Como engajar sua equipe para o uso de uma nova tecnologia DAM

IntroduçãoToda implementação e contratação de um novo sistema e/ou tecnologia é sempre uma tarefa desafiadora dentro de uma empresa ou…

Read Story
plataformas de automatização

Plataformas de automatização de Marketing e Comunicação – como escolher a melhor para o seu processo

Diversos tipos de plataformas estão disponíveis para auxiliar e otimizar as operações de uma empresa. A incorporação desses sistemas tem…

Read Story

Fique por dentro!

Novidades e conteúdos sobre Comunicação, Marketing e como podemos te auxiliar. Não enviaremos Spam.

    Open Sidebar Open Sidebar
    Arrow-up