Branding: a importância de gerenciar um Banco de Imagens

Avatar
Equipe Huntag

Branding: a importância de gerenciar um Banco de Imagens

 

Estruturar um banco de imagens de qualidade e bem organizado é fundamental para qualquer estratégia de branding consistente. Descubra como!

 

A utilização de imagens é um recurso indispensável para qualquer estratégia de branding. Fazendo boas escolhas, é possível atrair novos leads e transmitir rapidamente as ideias que refletem os valores e propósitos de uma marca. Mas quais cuidados devemos ter ao trabalhar com imagens?

Negligenciar a origem de uma foto, por exemplo, bem como a importância da sua qualidade são erros comuns e que podem trazer enormes prejuízos não só financeiros mas também para sua reputação. Neste artigo vamos abordar a importância de construir um banco de imagens profissional para o seu branding, como gerenciá-lo e quais são os cuidados essenciais.

 

Qual é a fonte das imagens que você utiliza?

As origens possíveis são várias: resultados de pesquisa dos buscadores, bancos de imagens gratuitos, produção interna… Em qualquer uma destas opções, é necessário que o profissional esteja sempre atento aos direitos autorais sem perder de vista o objetivo principal de fortalecimento do branding do seu negócio.

O uso indevido de fotografias em seu site, por exemplo, pode acarretar um processo judicial que trará muita dor de cabeça! Além do tempo e dinheiro perdido, existe ainda o dano à reputação do seu negócio. Por outro lado, a falta de cuidado pode facilitar que uma ilustração/fotografia criada por sua equipe, com recursos próprios, seja aproveitada pela concorrência.

Se engana quem pensa que usar bancos de imagens gratuitos é a solução ideal para trabalhar com peças visuais. Muitos bancos não fazem o gerenciamento de quais imagens já foram baixadas e oferecem ativos muito genéricos, que não produzem o impacto desejado para sua marca e não servem para destacar seu produto da concorrência.

 

Como usar o banco de imagens para seu branding?

Ao optar por um banco de imagens interno, além de ter o controle de quais imagens foram usadas e garantir que todas as peças tenham alta qualidade, a história da marca fica preservada. Este é um passo muito importante para o fortalecimento do branding: fazer com que o consumidor esteja familiarizado com a história da empresa.

O registro da trajetória da sua empresa serve para inspirar e balizar o que ainda virá. Se as fotos diariamente produzidas ou até mesmo baixadas estão pulverizadas em pastas dispersas, computadores diferentes, muito se perde no processo de criação de conteúdo novo. Essa falta de organização resulta em perda de tempo e dinheiro com buscas e retrabalho.

Manter um banco de imagens interno é preservar os momentos que fizeram da empresa o que ela é hoje e o que será no futuro. Imagens contam histórias e histórias conquistam pessoas, sejam clientes ou profissionais do seu time. É verdade que “uma imagem vale mais que mil palavras”, porém mil imagens sem a menor organização valem uma boa dor de cabeça.

 

Como organizar um banco de imagens da sua marca?

Pensando na melhor utilização do banco de imagens da sua empresa, nós da Huntag oferecemos a solução ideal para a sua organização. Por meio de um sistema baseado em DAM (Digital Asset Management) ou Gerenciamento de Ativos Digitais, a plataforma da Huntag traz muitas vantagens como:

 

  • Leitura de metadados das imagens: nossa plataforma reconhece até mesmo o modelo da câmera que tirou a foto, convertendo esta informação em dados para a busca.
  • Organização por categorias e subcategorias: você nunca mais irá precisar se preocupar com aquela infinidade de pastas. Nossa plataforma utiliza o sistema folderless.
  • Inserção de palavras-chave: ao baixar uma imagem, o nome vem em códigos ou, muitas vezes, em outros idiomas. Mas, ao cadastrá-la em nossa plataforma, você poderá inserir palavras-chave que ajudam em sua localização.
  • Liberação de espaço: as imagens são redimensionadas automaticamente, reduzindo seu peso e deixando mais espaço em seus servidores.
  • Controle de direitos autorais: saiba se a licença das imagens está próxima do vencimento e renove o seu uso em tempo hábil.
  • Controle de gastos: o banco próprio passa a ser a fonte prioritária dos ativos.Dessa forma, fontes externas de imagens serão menos utilizadas, gerando menor custo.
  • Banco de imagens em formato de galeria: com tudo à vista, você saberá exatamente o que possui. O que é visto é lembrado!

 

Conte com a Huntag para criar seu próprio Banco de Imagens e fortalecer seu branding. Com nossa plataforma, sua empresa poderá preservar a própria história e manter a consistência da marca. Envie um e-mail para contato@huntag.com.br ou entre em contato através do nosso formulário. Vem com a gente!

Envie um e-mail para: contato@huntag.com.br ou através do nosso formulário.

Vem com a gente!

Let’s hunt, let’s tag!

 

 

https://huntag.com.br/materiais/portal-da-marca-para-distribuicao-de-conteudos/

Baixe o e-book

Portal da Marca para distribuição de conteúdos

Siga-nos nas redes sociais! 😉

0 Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More great articles

Como o gerenciamento de ativos digitais pode ser bom para a criatividade da sua equipe

Assim como a produtividade, a criatividade é uma peça chave no dia a dia de qualquer profissional. Do colaborador ao…

Read Story

10 motivos para investir em armazenamento de arquivos de marketing

10 motivos para investir em armazenamento de arquivos de marketingE se você pudesse ter todas as peças produzidas para sua…

Read Story
Por que o storytelling é importante para sua marca

Por que o storytelling é importante para sua marca

As marcas estão cada vez mais entrando na onda das narrativas, transformando seus negócios em histórias para criar reconhecimento e…

Read Story

Fique por dentro!

Novidades e conteúdos sobre Comunicação, Marketing e como podemos te auxiliar. Não enviaremos Spam.

    Arrow-up