Entenda melhor como gerenciar seus ativos digitais de maneira eficiente pode alavancar sua estratégia marketing de conteúdo!
Fazer um bom marketing de conteúdo é parte vital da estratégia de fortalecimento de marca. Mas, como o volume de criação cresce cada vez mais para alimentar o acesso instantâneo às informações, é preciso pensar em como organizar e gerir todo esse material criado. Hoje você consegue localizar rapidamente qualquer peça de conteúdo produzido?
Neste artigo vamos mostrar como fazer a gestão de todos os seus ativos digitais e por que esta deve ser uma ferramenta fundamental para obter melhores resultados no marketing de conteúdo da sua empresa!
O que são ativos digitais e como auxiliam o marketing de conteúdo?
Ativos digitais são arquivos de mídia como imagens, vídeos, áudios e documentos que carregam o valor da marca e dos projetos de uma empresa. Tudo que sua companhia faz, seja uma planilha de custo, um modelo 3D do produto ou uma imagem para campanha de marketing de conteúdo – tudo isso entra no universo gigantesco dos ativos digitais.
Para cada uma dessas peças houve investimento de tempo de trabalho e produção intelectual da sua equipe. Os cuidados dedicados durante todo o processo de criação, desde o briefing até a última etapa de aprovação, devem ser replicados também no momento do armazenamento. Afinal, todos eles são materiais que carregam sua história!
Muitas empresas, inclusive, utilizam ativos digitais antigos como tática para economizar em novas campanhas, ganhar tempo e fortalecer ainda mais o branding da companhia. Este foi o caso, por exemplo, da famosa cervejaria Guinness durante a pandemia da Covid-19: lançaram uma campanha do St Patrick’s Day baseada na reutilização de conteúdos antigos.
Qual o impacto da Gestão de Ativos Digitais (DAM) no marketing de conteúdo?
Uma boa Gestão de Ativos Digitais (DAM) é capaz de alimentar as estratégias de marketing e torná-las mais eficientes. Ao organizar as informações e seus fluxos de aprovação, a DAM contribui para a preservação da memória corporativa e para a distribuição linear de conhecimento entre as equipes.
Quando se tem acesso à tudo que já foi criado, aprovado e utilizado, os profissionais têm mais condições de evitar repetir erros antigos, investir recursos em conteúdos que não funcionam tão bem ou perder tempo com retrabalho por não conseguir localizar ativos digitais do passado.
As empresas que buscam preservar sua memória e proteger a propriedade intelectual, devem fazer da Gestão de Ativos Digitais um forte aliado para a criação de um repositório institucional de suas estratégias e objetivos de marketing de conteúdo. Assim sua marca garante consistência a cada nova ação.
Como fazer a Gestão de Ativos Digitais?
Manter um volume crescente de conteúdo devidamente organizado não é uma tarefa simples. A solução “manual”, além de ineficiente por demandar muita atenção aos critérios utilizados, está facilmente sujeita a erros: é necessário confiar que todos os funcionários da equipe serão capazes de armazenar nas pastas corretas, por exemplo, sem esquecer nada.
A saída ideal para uma gestão de ativos digitais ágil e efetiva passa pelo uso da tecnologia. Imagine ter uma plataforma digital para monitorar os fluxos de trabalho, garantir acesso seguro aos membros da equipe e organizar todas as peças através de tags, palavras-chave, sem a necessidade de usar dezenas de pastas.
Através de um sistema como esse, fica muito mais simples gerenciar o volume de criação demandado dos profissionais de marketing de conteúdo. A plataforma da Huntag é um excelente exemplo de solução eficiente para a gestão de ativos digitais. Além de simples e intuitiva, traz funcionalidades que garantem a rastreabilidade de todos os processos.
Plataforma de Gestão de Ativos Digitais é a bola da vez!
Uma estratégia profissional de marketing de conteúdo deve estar baseada na conexão entre pessoas, processos e tecnologia. O gerenciamento adequado de conhecimento modifica o gerenciamento de conteúdo. Por isso, poder contar com uma plataforma de Gestão de Ativos Digitais é a coisa certa a fazer pela sua marca.
Ao considerar avançar com a contratação de um sistema de Gestão de Ativos Digitais, fique atento às pessoas e aos processos que podem influenciar o resultado que você deseja. Sua “casa digital” precisa estar organizada: converse com as áreas de negócio internas, parceiros externos e entenda quais necessidades e especificidades da sua companhia.
O uso eficaz de um sistema de Gestão de Ativos Digitais irá proporcionar conhecimento e economia de custos mensuráveis, ganhos de tempo para o mercado e fortalecimento do seu branding. Descubra o valor do seu conteúdo: conte com a Huntag para a transformação digital da sua empresa!
Vem com a gente!
Let’s hunt, let’s tag!