Organização de arquivos com Folderless: menos é mais!

Equipe Huntag

Há bem pouco tempo, a organização de arquivos era feita fisicamente por muitas empresas. Eram salas com incontáveis gaveteiros lotados de pastas cheias de documentos organizados por ordem alfabética, data ou outro sistema qualquer, geralmente em meio a muita poeira. E, para encontrar o que precisávamos, era sempre a mesma ladainha: “Será que foi arquivado por data? Ou por ordem alfabética? Pelo nome do cliente ou do projeto? Será que foi parar no arquivo morto?” E assim perdíamos um tempo precioso na busca por um registro.

Com o passar dos anos e com a chegada da tecnologia, esses documentos foram parar nos servidores. Pronto! Agora tudo está finalmente digitalizado e… agrupado em pastas, dentro de outras pastas, naquele caminho daquele diretório, com aquele nome esquisito… Bem, pelo menos, perdemos nosso precioso tempo caçando arquivos sentados no conforto de nossas estações de trabalho. Esta é a única diferença!

Diante dessas situações, quem é que nunca pensou: “por que ainda não inventaram um ‘ctrl+F’ que localize exatamente aquilo que eu estou procurando?” Pois é, este “ctrl+f” já existe e se chama folderless – ou “menos pastas”, em português.

Na verdade, folderless é bem mais que “ctrl+f”. É um sistema inteligente que organiza conteúdos por categoria, sem aquela estrutura maçante de pastas, sem nomenclaturas mirabolantes e sem caminhos tortuosos.

Mas como os conteúdos são organizados, então?

Simples, por meio de tags e metadados! Vamos imaginar que você precise salvar uma imagem qualquer, referente a determinado tema, e que ela deva ser facilmente localizada a qualquer tempo. Neste caso, basta que você atribua a essa imagem tags relacionadas a ela ou ao universo a que ela pertence e, na hora de procurar, basta digitar alguma dessas tags e a imagem será localizada pelo sistema. Quer ver?

Para localizar esta imagem, que tags você usaria?

Vejamos: prédio – edifício – escritório – negócios – torre – trabalho – empresa

Então, vamos lá:

  1. Ao salvar um arquivo, atribua a ele tags significativas.
  2. Ao procurar por esse arquivo, digite uma ou mais dessas tags.
  3. O sistema irá localizar todos os arquivos relacionados a elas.
  4. Agora é só baixar o arquivo desejado e aproveitar o tempo que sobrou!

Menos é literalmente mais com o sistema folderless: menos pastas, menos complicações, menos tempo perdido; mais agilidade, mais produtividade, mais tempo para o que realmente importa!

Quer saber mais sobre esta tecnologia?

Envie um e-mail para: contato@huntag.com.br ou através do nosso formulário.

Vem com a gente!

Let’s hunt, let’s tag!

More great articles

Saia da canseira em ficar procurando arquivos e ganhe mais tempo organizando seu material digital

Ei! Você sabe onde está aquele arquivo?Não sei, vê se está naquela pasta.Não está!Peraí, acho que tenho na minha máquina.Vixi!…

Read Story
Gestão de Ativos Digitais: o que precisa saber antes de usar

Gestão de Ativos Digitais: o que precisa saber antes de usar

Sistemas de Gestão de Ativos Digitais (DAM – Digital Assets Management), não são apenas para compartilhar e armazenar arquivos digitais,…

Read Story
gestão de ativos digitais

Checklist: como criar uma cultura para a Gestão de Ativos Digitais

Criar uma nova cultura dentro da empresa não é fácil e exige planejamento, acompanhamento e diversas estruturas para que o…

Read Story

Fique por dentro!

Novidades e conteúdos sobre Comunicação, Marketing e como podemos te auxiliar. Não enviaremos Spam.

    Open Sidebar Open Sidebar
    Arrow-up