Trabalho remoto – Os desafios de uma tendência que veio para ficar

Trabalho remoto – Os desafios de uma tendência que veio para ficar

Avatar
Equipe Huntag

Nos últimos anos, a tendência do trabalho remoto vem crescendo, e podemos considerar que isso é o presente e não mais o futuro. Segundo uma pesquisa recente, cerca de 16% das empresas globais já estão totalmente remotas e quase metade dos funcionários em todo mundo trabalham em casa pelo menos uma vez por semana.

Com o crescimento dessa tendência, os desafios de contratação e organização também crescem, quantas vezes, mesmo trabalhando alocados dentro de um escritório, não nos deparamos com problemas de falta de comunicação e outros fatores que atrapalham nosso dia-a-dia. A tecnologia está evoluindo muito, hoje temos diversas ferramentas que nos auxiliam, e ter esse tipo de problema não é uma só uma questão de organização, mas também de falta de conhecimento. Muitas startups nascem e crescem remotamente, pelos benefícios e as facilidades que temos para gerir um negócio.

A realidade é que trabalhar com equipes remotas pode acabar sendo umas das melhores decisões para um negócio! Veja alguns exemplos.

Trabalhar remoto é mais produtivo

Equipes remotas acabam sendo mais produtivas pelos seguintes aspectos:

  • As pessoas não precisam se deslocar para o trabalho.
  • Gerenciam seu próprio tempo.
  • Não há distrações com colegas de trabalho.
  • Fazem pausas quando precisam.
  • O horário é mais flexível.
  • Eles são auto motivados.
Capacidade de reduzir custos

O fato de não alugar um espaço para escritório já é uma ótima redução. Claro que hoje trabalhamos com a questão cultural nas empresas, e muitas vezes (há exceções) estar todos presentes é uma vantagem para isso. Por isso uma grande dica é ter espaços menores, onde pode ocorrer um rodízio de estações de trabalho ou também é possível contar com os coworkings, para reuniões presenciais ou ter alocados as equipes que são mais estratégicas. Sem contar o fato dos gastos com luz, água, produtos de limpeza, insumos de escritórios que ao final de todo mês somam uma quantia razoável nas despesas gerais.

Outro ponto, bem importante, são os custos de deslocamento dos colaboradores.

Vida mais saudável

Aproveitando o gancho do deslocamento dos colaboradores, estudos e pesquisas mostram que certos aspectos do trabalho alocado em uma empresa, têm efeitos negativos no bem-estar físico e mental e podem suavizar ou reduzir quando o trabalho é remotamente.

Em São Paulo, por exemplo, as pessoas gastaram, em 2018, cerca de 2 horas por dia para ir e voltar ao trabalho. O tempo de deslocamento, correlacionado com poluição e condições de transporte, causam danos à saúde e humor negativo no local de trabalho. O trabalho remoto remove a necessidade de deslocamento e os efeitos negativos associados.

Os benefícios não param com a remoção do trajeto. O estresse geral no local de trabalho é bastante reduzido, com 82% dos trabalhadores remotos relatando níveis mais baixos de estresse. Em uma pesquisa realizada pela FlexJobs, com mais de 3000 trabalhadores, descobriu que 77% dos entrevistados seriam mais saudáveis ​​se tivessem um emprego flexível e 86% seriam menos estressados.

Pessoas trabalhando remotamente, podem ser mais felizes e saudáveis, e os efeitos indiretos podem ter impactos positivos nos negócios.

Os desafios a serem enfrentados

Embora o trabalho remoto tenha suas vantagens, é importante nos atentarmos aos desafios que ele proporciona.

Responsabilidade

Equipes remotas requerem pessoas responsáveis e comprometidas com seu trabalho, que também tenham facilidade de administração de tempo e gestão de produtividade. Por isso é importante manter uma rotina de comunicação e gerenciamento de tarefas, alguns aplicativos como Skype, Slack e Trello, podem auxiliar.

Cultura

Manter a cultura forte, em um ambiente remoto, é muito mais desafiador. A falta do contato “humano” faz com que os colaboradores não criem relacionamentos mais profundos. Por isso a importância dos objetivos, metas, propósito e processos bem definidos.

Colaboração

“A colaboração é essencial para o sucesso de uma organização”!

As equipes remotas, pelo fato de não se conhecerem pessoalmente ou não terem horários de trabalho semelhantes, muitas vezes podem não ter uma colaboração eficiente entre elas. Esse fator é crítico para a construção de uma cultura unificada da empresa e, sem isso, pode impactar a produtividade. Por isso que é importante reuniões periódicas para alinhamento (sempre que possível fazê-las presencialmente) e sistemas que auxiliem na gestão do conhecimento entre as pessoas. Como no caso da Huntag, que cria um ambiente centralizado e organizado para disseminar os materiais que são produzidos pelas equipes.

Com o uso da tecnologia da Huntag, você conecta as pessoas com ideias, conteúdos e tudo que é importante para alavancar sua marca e projetos, através de uma “Central de Mídias” e “Workflow” de validação e aprovação de conteúdos. 

Enfim, o devo ou não ser remoto?

Claro que essa é uma resposta muito individual para cada empresa ou equipe, mas acreditamos que com o apoio das tecnologias e a coordenação necessária, é algo que veio para ficar e transformar a maneira como trabalhamos. Permitir mais flexibilidade, ajuda as equipes a manterem o equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal. Os benefícios disso, é evidente nos negócios.

Seus colaboradores já trabalham remoto? Está planejando a implementação na sua equipe e empresa?

Conheça a Huntag e veja como podemos alavancar e otimizar os processos de trabalho da sua equipe, sendo remota ou não. 😉

Enviei um e-mail para contato@huntag.com.br ou mande uma mensagem.

Vem com a gente!

Let’s hunt, let’s tag!

0 Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More great articles

digital asset management

Digital Asset Management: o que é e seus benefícios

O volume de informações no mundo corporativo continua a crescer. Consequentemente o desafio de como gerenciá-las é maior e torna…

Read Story
metodologia 5S

As vantagens de implementar a metodologia 5S nas empresas digitais

Manter a ordem no escritório acaba tendo impacto positivo na produtividade.Existem diversas metodologias que ensinam o que de fato pode…

Read Story

Ferramentas e dicas para aumentar a criatividade

Entenda como determinados processos podem ajudar na criatividade diária.A criatividade dentro de qualquer tipo de organização é fundamental. Mas trata-se…

Read Story

Fique por dentro!

Novidades e conteúdos sobre Comunicação, Marketing e como podemos te auxiliar. Não enviaremos Spam.
Arrow-up