Como a Huntag otimiza os processos de Trade Marketing e Comercial

Cada setor de um negócio exige estratégias, processos e ferramentas e, contar com tecnologias que otimizam o trabalho e dão resultados reais no dia a dia é crucial para os gestores e colaboradores, não é mesmo?

Muitas são as demandas dentro das equipes de Trade Marketing e Comercial e mesmo que pareçam distantes entre si, é fundamental que esses times estejam bem alinhados e com a comunicação afiada para que os resultados sejam os melhores para a empresa.

Nesse processo, sem dúvida uma das grandes necessidades é manter a organização, alinhamento e centralização de documentos, produtos, imagens, informações e referências relativas aos produtos, não é mesmo? Você já se perguntou como – e qual – ferramenta pode te ajudar nesse momento? Saiba mais agora mesmo!

 

Os times de trade marketing e comercial

O trade marketing é uma estratégia muito importante dentro do negócio, afinal, são deles as práticas executadas para aumentar as vendas e otimizar os canais de distribuição. Ou seja, são as pessoas envolvidas nesse time que montam estratégias para melhor demonstrar os produtos para os clientes – seja online ou off-line.

Se o grande objetivo desse time é fazer com que os produtos sejam cada vez mais vistos, eles têm tudo a ver com o time comercial, certo? Afinal, são essas aquelas pontes entre cliente e empresa que são responsáveis por apresentar mais da solução, buscar compradores, negociar e claro, vender os produtos/serviços da empresa.

Independente de qual seja a função de cada um desses times, sabemos que seu objetivo é o mesmo e para que se obtenha sucesso nas vendas é preciso bom discurso, boas informações sobre produto, imagens e documentos que demonstrem produto e solução e contar com ativos digitais é crucial para a jornada do consumidor.

E é justamente sobre esses ativos digitais que muitas empresas pecam ao olhar nos seus times e são eles, sua organização e estratégia que fazem toda a diferença no resultado e na entrega final para o cliente.

 

A importância dos conteúdos

O trade marketing e comercial trabalham para gerar oportunidades e, para isso, é preciso ter materiais, documentos e informações sobre os produtos da empresa para que eles sejam repassados para os clientes e interessados, não é mesmo?

Aqui a estratégia é muito mais do que selecionar imagens para um catálogo virtual ou mandar um PDF para um lead com informações comerciais. É preciso que os times tenham diversos materiais e conteúdos atualizados, saibam onde encontrar isso dentro do negócio e utilizem o melhor para oferecer para os clientes.

O grande problema aqui é que muitos são os materiais gerados pela empresa que ficam perdidos em pastas, e-mails e conversas e são pouco aproveitados verdadeiramente pelos times. Mais do que isso, por não saber onde e a quem recorrer, é comum que os times utilizem materiais ultrapassados e até mesmo com informações erradas para não abrirem novas demandas para terceiros.

Não ter uma boa estrutura, organização e gestão de conteúdo é um erro que pode custar muito caro para os negócios e é justamente nesse ponto de dor que a Huntag atua para eliminar gargalos e dar resultados dentro do negócio.

 

Como a Huntag vai ajudar o negócio?

Uma estratégia bem definida de trade marketing e comercial faz com que a marca converse com seus clientes ou futuros clientes e ter conteúdos que acompanhem toda a jornada é crucial nesse processo.

Como dissemos, muito mais do que ter conteúdos, é preciso ter atualização, coerência, organização, comunicação, resultados e acompanhamento para que os times performem e atinjam todas as metas propostas.

Para isso, investir em gestão de conteúdo é necessário no mercado atual e isso é muito mais do que criar conteúdos e adicionar em pastas, mas sim ter um processo completo que envolve planejamento, criação, revisão, publicação, promoção, mensuração e hospedagem.

Vamos supor que sua empresa trabalha com catálogos de produtos e eles são renovados mensalmente. É preciso ter formas de atualizar seus pontos de exposição e dar conteúdos robustos e atualizados para seus vendedores, não é mesmo?

Para isso, é preciso uma base eficaz e unificada e não é possível que cada pessoa – seja dos times de trade ou comercial – tenha sua própria base de conteúdo e nem que as informações sejam trocadas apenas por e-mail e é nisso – e em muito mais – que a Huntag vai ser essencial em seu negócio.

A Huntag é a plataforma ideal de Gestão de Ativos Digitais ou o famoso DAM, Digital Asset Management. Ou seja, nossa solução é uma plataforma de armazenamento, organização e gestão e vai muito além de apenas um armazenador de dados, mas sim um gerenciador completo de ativos digitais.

Com o avanço tecnológico e a alta demanda na produção de conteúdo e produtos, uma plataforma DAM é essencial para organizar o volume de informações dentro das empresas, que levariam tempo demais para serem achados se não fossem mantidos em um sistema de gerenciamento.

Com o sistema de gestão de ativos digitais seus times ganham em:

 

Organização e centralização de conteúdos

É claro que essa é uma das grandes vantagens da Huntag e do DAM, afinal, ter uma grande quantidade de arquivos e demandas é sempre um problema na hora de organizar e gerenciar.

Com nossa plataforma, o negócio ganha em separação por categorias, segmentação por tags e equipes, busca em formato facilitado, eliminação de conteúdos duplicados, entre tantos outros.

 

Otimização do tempo e redução de erros

Quando os profissionais precisam procurar em diversas pastas ou e-mails por informações, além de longos tempos perdidos há grandes chances de erros e falhas na comunicação entre equipes e clientes.

Ao oferecer um local com fácil acesso ao que o colaborador quer e precisa – na hora em que realmente é importante para ele – o trabalho passa a ser feito de forma ágil, assertiva e com grande redução de erros.

 

Autonomia para os colaboradores

Com uma plataforma em que todos podem ter acesso e podem pedir por novos conteúdos – e o acompanhar – as pessoas ganham mais autonomia em suas funções.

Imagine que cada vez que precisa de uma apresentação comercial, seu time pede para pessoas do marketing imagens e documentos de produtos? Além de gerar desgaste, diversas informações podem se perder e o problema do tópico anterior – tempo perdido e erros – é visto novamente.

Ao ter um local com tudo o que for necessário, o colaborador acha sozinho e em poucos cliques o que realmente precisa, ganhando autonomia nas suas funções e rotinas.

Centralização de comunicação e eliminação de erros

Muitas pessoas são responsáveis pela produção e gestão de conteúdos dentro dos times – e, provavelmente, esse é o time de marketing, não o de trade ou comercial. O grande problema, é quando essa documentação fica apenas em algumas mãos e todos os outros times ficam reféns em suas necessidades.

Com a plataforma Digital Asset Management da Huntag, todos que tiverem permissões e façam parte da estrutura podem acessar o quê, quando e onde quiserem, diminuindo ruídos na comunicação e melhorando a eficiência do clima organizacional.

Facilita o fluxo de trabalho dos times

Criar conteúdos demanda diversas etapas, desde pedido, criação, revisão, refação até a aprovação e uso de fatos e ter um fluxo de trabalho alinhado e definido é crucial para que todos saibam para onde irão em suas funções e cumpram com todas as necessidades da empresa.

O fluxo de trabalho é a ordem natural que deve ser seguida, com uma sequência de etapas fundamentais ao êxito de alguma tarefa ou projeto e é possível utilizá-lo dentro do Digital Asset Management para que o gerenciamento e organização dos seus ativos digitais fiquem ainda mais simplificados e assertivos.

Quanto mais se centraliza a comunicação e se compartilha o conhecimento, menor o tempo de trabalho e menores as refações, o que resulta em produtividade e resultados com qualidade mais polida aos seus clientes.

Huntag e suas funcionalidades

Deu para perceber como o DAM faz sentido para seu trade marketing e comercial, não é mesmo? Ao utilizar esse tipo de sistema, um negócio ganha em muitas pontas e diversas são as suas funcionalidades de acordo com seus objetivos.

Para que fique ainda mais claro como podemos te ajudar, confira algumas da funções que nossa plataforma oferece:

  • Base única de acesso às imagens de produtos e conteúdos e formato galeria para fácil visualização;
  • Leitura de metadados das imagens;
  • Organização por categorias e subcategorias através do sistema folderless;
  • Inserção de palavras-chave para fácil acesso;
  • Facilidade no Cadastro de mídias;
  • Busca avançada;
  • Controle de direitos autorais;
  • Autonomia para que as áreas tenham fácil acesso às imagens, mantendo todos os setores na mesma página em relação ao uso dos recursos e única fonte de compartilhamento para parceiros;
  • Integração com sistemas;
  • Compartilhamento externo;
  • Workflow de Validação/aprovação;
  • Controle de versões;
  • Relatórios para gestão e acompanhamento dos trabalhos;
  • Área administrativa com Dashboard;
  • Sistema simples e com boa experiência para o usuário.

E mais do que funcionalidades essenciais para seu negócio, a Huntag leva soluções para sua estratégia, se tornando uma fonte única de conteúdos, ou seja, com a plataforma todas as áreas, equipes e parceiros ganham um local central para armazenar os ativos, campanhas e produtos.

Como suas equipes de Trade Marketing e Comercial têm olhado para estratégias de conteúdo, comunicação e organização? Aproveite que agora que você sabe mais sobre como um sistema DAM pode te ajudar e fale com nossos especialistas para desenharmos juntos o melhor da plataforma para seu negócio!

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