Aumente a eficiencia operacional no marketing com DAM

Aprenda como aumentar a eficiência operacional no marketing com DAM

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Equipe Huntag

Aprenda como aumentar a eficiência operacional no marketing com DAM

A eficiência operacional é um fator determinante que pode aumentar o lucro e diminuir custos de uma empresa. Para alcança-la, é preciso de um sistema DAM.

 

Com o crescimento dos desafios que o marketing omnichannel possui, as marcas precisam criar cada vezes mais conteúdos para suportar todos os canais e pontos de contatos com o seu público. 

Sem contar a crescente pressão pela agilidade das informações, em que os profissionais de marketing precisam entregar esses conteúdos com muita rapidez e qualidade, sem perder a eficiência operacional.

Mas será que é possível unir o melhor dos dois mundos? Agilidade e cumprimento de prazos; e manter a produtividade e o mesmo padrão de qualidade? Com um bom sistema de gestão, sim!

Devido a enorme quantidade de conteúdos digitais que vêm sendo criados — de imagens, vídeos e áudios — as empresas precisam de uma maneira eficiente para gerenciar o processo. 

É aí que entram os sistemas de Gerenciamento de Ativos Digitais (DAM – Digital Assets Management). Na ausência de um bom sistema, as empresas geralmente perdem a noção do que têm, onde estão localizadas e em que circunstâncias podem ser usadas.

Continue a leitura se quiser conhecer mais a fundo sobre esse conceito e como as áreas de marketing têm se beneficiado, e muito, com eles!

 

O que é um sistema de Gerenciamento de Ativos Digitais?

Já escrevemos por aqui o que é um DAM e seus benefícios, mas vale ressaltar alguns pontos-chaves nesse tipo de conceito que é aplicado em formato de sistemas ou plataformas.

DAM é um processo para organizar e armazenar de forma eficiente, ao ponto que se encontrem os materiais de mídia com agilidade e precisão, gerencie o ciclo de uso e permissões de conteúdos relacionados às marcas.

A capacidade de colaborar na criação e gerenciamento de ativos digitais é crucial na era digital.

O principal objetivo de um sistema de gerenciamento de ativos digitais é criar uma colaboração efetiva dentro de um ambiente corporativo, em que a comunicação seja horizontal, assertiva e direta. 

Já percebeu que as pessoas geralmente perdem muito tempo procurando determinados materiais, que se perdem ao longo de um processo produtivo? Com um sistema, criam-se fluxos de trabalho com mais eficiência operacional para as equipes.

 

O que é um bom DAM?

Sistemas DAMs devem ser intuitivos e fáceis de usar, permitindo que os criativos contribuam com conteúdo e os profissionais de marketing encontrem materiais relevantes e aprovados rapidamente.

O compartilhamento fácil e baseado em navegador é essencial, juntamente com segurança, metadados, pesquisa, recursos de fluxo de trabalho e escalabilidade para centenas de conteúdos.

 

A importância para o Marketing

Recursos visuais são ótimos e importantíssimos para a boa projeção da imagem de uma marca — desde imagens, vídeos institucionais e outros recursos de mídia que proporcionam uma experiência envolvente.

São necessárias mais informações sobre o andamento dos projetos e campanhas, assim como todo o conteúdo criado esteja “a um clique” de distância, para ganharem agilidade e eficiência. 

O uso de uma plataforma DAM, em nuvem, aumenta a variedade entre os colaboradores criativos, facilita a participação de diversas equipes internas ou externas, como freelancers e agências parceiras, gerando um alto nível de criatividade e uma mistura de talentos.

Ter uma plataforma DAM mantém o histórico de conteúdos criados e gera conforto para as áreas de marketing saberem que possuem acesso rápido de suas criações, mesmo tendo trabalhado com diversos parceiros.

Com um único ambiente de compartilhamento, sem criar diversos canais como e-mails, FTPs e links de terceiros, que atrapalham e fogem do controle, uma plataforma DAM é um grande benefício para a gestão.

Assim, tem-se uma compreensão unificada de onde e como estão sendo circulados os conteúdos das marcas entre parceiros e equipes. Isso gera valor à marca em cada estágio da estratégia de marketing, da criação à distribuição.

Além disso, reutilização de conteúdos evita trabalhos duplicados, reduzindo o desperdício e o custo com mão de obra. Como também reduz o uso não conforme de conteúdo licenciado, o uso de materiais errados ou não aprovados e os vazamentos ou roubos de propriedade intelectual.

 

Como começar

É importante identificar as necessidades para a implementação do sistema, além de considerar o fator cultural que já está no dia a dia das pessoas. Ou seja, é preciso um tempo de adaptação para se acostumar ao novo sistema.

Também é preciso se preocupar com os requisitos técnicos de uma ferramenta DAM: se aceitam todos os tipos de extensões de arquivos, se dão suporte à leitura de metadados (como falado acima), e se é possível visualizar determinados tipos de documentos antes de fazer o download do material.

Esses são exemplos importantes a serem avaliados. A implementação de qualquer sistema precisa de um “líder”, sendo assim, nomeie alguém que possa trabalhar nesse processo.

 

Assunto relacionado: 5 dicas que ajudarão na cultura da empresa. 

 

É fundamental potencializar os processos da sua área de marketing, além de aumentar a eficiência operacional e organizar tudo que detalhamos até aqui para oferecer uma estrutura digital completa. 

Diversas empresas como a Leroy Merlin, Latam e Liga Nacional de Basquete já entenderam a importância de investir em uma plataforma DAM, agora é a vez da sua.

Entre em contato com a Huntag e ficaremos felizes em te ajudar, afinal, essa é a nossa especialidade!

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