trade marketing e comercial

Como a Huntag otimiza os processos de Trade Marketing e comercial

Equipe Huntag

Cada setor de um negócio exige estratégias, processos e ferramentas e, contar com tecnologias que otimizam o trabalho e dão resultados reais no dia a dia é crucial para os gestores e colaboradores, não é mesmo?

Muitas são as demandas dentro das equipes de Trade Marketing e Comercial e mesmo que pareçam distantes entre si, é fundamental que esses times estejam bem alinhados e com a comunicação afiada para que os resultados sejam os melhores para a empresa.

Nesse processo, sem dúvida uma das grandes necessidades é manter a organização, alinhamento e centralização de documentos, produtos, imagens, informações e referências relativas aos produtos, não é mesmo? Você já se perguntou como – e qual – ferramenta pode te ajudar nesse momento? Saiba mais agora mesmo!

 

Os times de trade marketing e comercial

O trade marketing é uma estratégia muito importante dentro do negócio, afinal, são deles as práticas executadas para aumentar as vendas e otimizar os canais de distribuição. Ou seja, são as pessoas envolvidas nesse time que montam estratégias para melhor demonstrar os produtos para os clientes – seja online ou off-line.

Se o grande objetivo desse time é fazer com que os produtos sejam cada vez mais vistos, eles têm tudo a ver com o time comercial, certo? Afinal, são essas aquelas pontes entre cliente e empresa que são responsáveis por apresentar mais da solução, buscar compradores, negociar e claro, vender os produtos/serviços da empresa.

Independente de qual seja a função de cada um desses times, sabemos que seu objetivo é o mesmo e para que se obtenha sucesso nas vendas é preciso bom discurso, boas informações sobre produto, imagens e documentos que demonstrem produto e solução e contar com ativos digitais é crucial para a jornada do consumidor.

E é justamente sobre esses ativos digitais que muitas empresas pecam ao olhar nos seus times e são eles, sua organização e estratégia que fazem toda a diferença no resultado e na entrega final para o cliente.

 

A importância dos conteúdos

O trade marketing e comercial trabalham para gerar oportunidades e, para isso, é preciso ter materiais, documentos e informações sobre os produtos da empresa para que eles sejam repassados para os clientes e interessados, não é mesmo?

Aqui a estratégia é muito mais do que selecionar imagens para um catálogo virtual ou mandar um PDF para um lead com informações comerciais. É preciso que os times tenham diversos materiais e conteúdos atualizados, saibam onde encontrar isso dentro do negócio e utilizem o melhor para oferecer para os clientes.

O grande problema aqui é que muitos são os materiais gerados pela empresa que ficam perdidos em pastas, e-mails e conversas e são pouco aproveitados verdadeiramente pelos times. Mais do que isso, por não saber onde e a quem recorrer, é comum que os times utilizem materiais ultrapassados e até mesmo com informações erradas para não abrirem novas demandas para terceiros.

Não ter uma boa estrutura, organização e gestão de conteúdo é um erro que pode custar muito caro para os negócios e é justamente nesse ponto de dor que a Huntag atua para eliminar gargalos e dar resultados dentro do negócio.

 

Como a Huntag vai ajudar o negócio?

Uma estratégia bem definida de trade marketing e comercial faz com que a marca converse com seus clientes ou futuros clientes e ter conteúdos que acompanhem toda a jornada é crucial nesse processo.

Como dissemos, muito mais do que ter conteúdos, é preciso ter atualização, coerência, organização, comunicação, resultados e acompanhamento para que os times performem e atinjam todas as metas propostas.

Para isso, investir em gestão de conteúdo é necessário no mercado atual e isso é muito mais do que criar conteúdos e adicionar em pastas, mas sim ter um processo completo que envolve planejamento, criação, revisão, publicação, promoção, mensuração e hospedagem.

Vamos supor que sua empresa trabalha com catálogos de produtos e eles são renovados mensalmente. É preciso ter formas de atualizar seus pontos de exposição e dar conteúdos robustos e atualizados para seus vendedores, não é mesmo?

Para isso, é preciso uma base eficaz e unificada e não é possível que cada pessoa – seja dos times de trade ou comercial – tenha sua própria base de conteúdo e nem que as informações sejam trocadas apenas por e-mail e é nisso – e em muito mais – que a Huntag vai ser essencial em seu negócio.

A Huntag é a plataforma ideal de Gestão de Ativos Digitais ou o famoso DAM, Digital Asset Management. Ou seja, nossa solução é uma plataforma de armazenamento, organização e gestão e vai muito além de apenas um armazenador de dados, mas sim um gerenciador completo de ativos digitais.

Com o avanço tecnológico e a alta demanda na produção de conteúdo e produtos, uma plataforma DAM é essencial para organizar o volume de informações dentro das empresas, que levariam tempo demais para serem achados se não fossem mantidos em um sistema de gerenciamento.

Com o sistema de gestão de ativos digitais seus times ganham em:

 

Organização e centralização de conteúdos

É claro que essa é uma das grandes vantagens da Huntag e do DAM, afinal, ter uma grande quantidade de arquivos e demandas é sempre um problema na hora de organizar e gerenciar.

Com nossa plataforma, o negócio ganha em separação por categorias, segmentação por tags e equipes, busca em formato facilitado, eliminação de conteúdos duplicados, entre tantos outros.

 

Otimização do tempo e redução de erros

Quando os profissionais precisam procurar em diversas pastas ou e-mails por informações, além de longos tempos perdidos há grandes chances de erros e falhas na comunicação entre equipes e clientes.

Ao oferecer um local com fácil acesso ao que o colaborador quer e precisa – na hora em que realmente é importante para ele – o trabalho passa a ser feito de forma ágil, assertiva e com grande redução de erros.

 

Autonomia para os colaboradores

Com uma plataforma em que todos podem ter acesso e podem pedir por novos conteúdos – e o acompanhar – as pessoas ganham mais autonomia em suas funções.

Imagine que cada vez que precisa de uma apresentação comercial, seu time pede para pessoas do marketing imagens e documentos de produtos? Além de gerar desgaste, diversas informações podem se perder e o problema do tópico anterior – tempo perdido e erros – é visto novamente.

Ao ter um local com tudo o que for necessário, o colaborador acha sozinho e em poucos cliques o que realmente precisa, ganhando autonomia nas suas funções e rotinas.

 

Centralização de comunicação e eliminação de erros

Muitas pessoas são responsáveis pela produção e gestão de conteúdos dentro dos times – e, provavelmente, esse é o time de marketing, não o de trade ou comercial. O grande problema, é quando essa documentação fica apenas em algumas mãos e todos os outros times ficam reféns em suas necessidades.

Com a plataforma Digital Asset Management da Huntag, todos que tiverem permissões e façam parte da estrutura podem acessar o quê, quando e onde quiserem, diminuindo ruídos na comunicação e melhorando a eficiência do clima organizacional.

 

Facilita o fluxo de trabalho dos times

Criar conteúdos demanda diversas etapas, desde pedido, criação, revisão, refação até a aprovação e uso de fatos e ter um fluxo de trabalho alinhado e definido é crucial para que todos saibam para onde irão em suas funções e cumpram com todas as necessidades da empresa.

O fluxo de trabalho é a ordem natural que deve ser seguida, com uma sequência de etapas fundamentais ao êxito de alguma tarefa ou projeto e é possível utilizá-lo dentro do Digital Asset Management para que o gerenciamento e organização dos seus ativos digitais fiquem ainda mais simplificados e assertivos.

Quanto mais se centraliza a comunicação e se compartilha o conhecimento, menor o tempo de trabalho e menores as refações, o que resulta em produtividade e resultados com qualidade mais polida aos seus clientes.

 

Huntag e suas funcionalidades

Deu para perceber como o DAM faz sentido para seu trade marketing e comercial, não é mesmo? Ao utilizar esse tipo de sistema, um negócio ganha em muitas pontas e diversas são as suas funcionalidades de acordo com seus objetivos.

Para que fique ainda mais claro como podemos te ajudar, confira algumas da funções que nossa plataforma oferece:

  • Base única de acesso às imagens de produtos e conteúdos e formato galeria para fácil visualização;
  • Leitura de metadados das imagens;
  • Organização por categorias e subcategorias através do sistema folderless;
  • Inserção de palavras-chave para fácil acesso;
  • Facilidade no Cadastro de mídias;
  • Busca avançada;
  • Controle de direitos autorais;
  • Autonomia para que as áreas tenham fácil acesso às imagens, mantendo todos os setores na mesma página em relação ao uso dos recursos e única fonte de compartilhamento para parceiros;
  • Integração com sistemas;
  • Compartilhamento externo;
  • Workflow de Validação/aprovação;
  • Controle de versões;
  • Relatórios para gestão e acompanhamento dos trabalhos;
  • Área administrativa com Dashboard;
  • Sistema simples e com boa experiência para o usuário.

E mais do que funcionalidades essenciais para seu negócio, a Huntag leva soluções para sua estratégia, se tornando uma fonte única de conteúdos, ou seja, com a plataforma todas as áreas, equipes e parceiros ganham um local central para armazenar os ativos, campanhas e produtos.

Como suas equipes de Trade Marketing e Comercial têm olhado para estratégias de conteúdo, comunicação e organização? Aproveite que agora que você sabe mais sobre como um sistema DAM pode te ajudar e fale com nossos especialistas para desenharmos juntos o melhor da plataforma para seu negócio!

Digital Assets Management para marketing e comunicação

Baixe o infográfico:

Digital Assets Management para profissionais de marketing e comunicação

Siga-nos nas redes sociais! 😉

More great articles

10 motivos para investir em armazenamento de arquivos de marketing

10 motivos para investir em armazenamento de arquivos de marketingE se você pudesse ter todas as peças produzidas para sua…

Read Story
A importância de uma Central de Mídias para campanhas de marketing

A importância de uma Central de Mídias para campanhas de marketing

A importância de uma Central de Mídias para campanhas de marketing Sabia que ter boa central de mídias é crucial…

Read Story
equipe de marketing

Boas práticas para conduzir uma equipe de marketing interna

Boas práticas para conduzir uma equipe de marketing internaPossuir equipes de marketing internas já é algo de longa data, os…

Read Story

Fique por dentro!

Novidades e conteúdos sobre Comunicação, Marketing e como podemos te auxiliar. Não enviaremos Spam.

    Arrow-up