Trabalho home office com equipes de marketing – O que elas necessitam?

Seu time de marketing tem o que precisa para trabalhar home office?

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Equipe Huntag

Seu time de marketing tem o que precisa para trabalhar home office?

Para qualquer agência de marketing trabalhar home office são necessários sistemas essenciais para o bom funcionamento das estratégias. Saiba quais são eles!

 

Muito antes dos escritórios serem fechados devido à Covid-19, o trabalho home office ou remoto já era uma realidade em muitas empresas e equipes de marketing.

E então veio o coronavírus e a necessidade de fazer corte de custos e aumentar ainda mais a produtividade nas áreas de comunicação. 

Talvez você tenha questionado: quais sistemas são essenciais para sustentar nossa estratégia de marketing? 

De quais plataformas precisamos para gerenciar o fluxo de produção e também automatizar etapas de aprovação com meus designers ou agências, em tempos que as pessoas estarão mais distantes? Quais tipos de processos facilitariam a nossa comunicação?

Em outras palavras, quais são as necessidades básicas de uma equipe de marketing e comunicação remota para trabalhar home office?

Muitas necessidades passam despercebidas, até chegar um momento como este e percebemos — por que não tínhamos isso antes?

Uma coisa é fato: esta pandemia está nos trazendo oportunidades de testarmos novas formas de trabalho, tecnologias e processos que se tornarão essenciais com o passar do tempo, principalmente para empresas que passarão a trabalhar home office.

Veja a seguir as necessidades básicas, separadas em ferramentas e processos, que trarão mais produtividade no trabalho home office de sua equipe de marketing.

 

Comunicação eficiente

Manter uma rápida e eficiente comunicação é essencial, ainda mais quando estamos longe uns dos outros. Mensagens instantâneas são ideais para feedbacks, alinhamentos e conferências de equipe. Slack, Skype e WhatsApp auxiliam muito.

As reuniões on-line também aumentaram muito e aplicativos como Zoom, Hangouts, Whereby se tornaram essenciais. E, é claro, não podemos deixar de lado as ligações.

Sim, ainda é uma forma rápida e precisa de se comunicar, principalmente quando o trabalho remoto nos traz o desafio de uma boa conexão de internet. 

Muitas casas não possuem uma boa banda larga como se tem em um escritório, por isso é fundamental investir em tecnologias que consumam o mínimo de internet e que não dependam de crédito ou plano fixo de celular para trabalhar home office.

Para isso, você conta com o WhatsApp, por exemplo, que se tornou, não de agora, um dos principais meios de fazer ligações rápidas e vídeos chamadas, assim como o Facetime para quem possui um iPhone.

 

Automação de Marketing

As vendas e a comunicação com seus clientes não podem parar! Com o aumento do inbound marketing, cada vez mais é necessário entregar valor e automatizar suas ações de marketing para controle e aumento do funil de vendas. 

É preciso ter uma estratégia de marketing e bons conteúdos em mãos, aos quais sistemas como HubSpot e RDStation auxiliarão no processo de gerar e gerenciar leads qualificados para sua base e trabalho em conjunto com a equipe de vendas.

 

Gestão de produção digital e aprovação de conteúdos

É sempre um desafio para as áreas de marketing gerenciar e controlar o fluxo de materiais e conteúdos digitais que são produzidos em seus projetos, principalmente após começarem a trabalhar em home office.

A criação de uma campanha envolve imagens, vídeos, documentos e diversas pessoas que participam desde a criação do briefing à entrega final.

Ter apenas um sistema de gestão de projetos e/ou tarefas não é o suficiente para lidar com o volume de materiais que são gerados. 

Compartilhar arquivos na nuvem se tornou uma tarefa fácil para o trabalho remoto, mas não ter o controle e uma organização adequada não será nada fácil no momento de recorrer a um material já produzido.

É neste momento que uma plataforma de Digital Assets Management (DAM) entra. E vai por nós, sabemos do que estamos falando!

A plataforma da Huntag oferece às equipes de marketing, comunicação e vendas agilidade na busca de vídeos, gráficos, fotos e templates necessários para atrair o público que necessita. Mantém todas as equipes alinhadas com a marca da empresa e o melhor de tudo, com gestão!

O fluxo de trabalho com as equipes internas de designers, redatores e agências parceiras faz com que os materiais sejam distribuídos de diversas formas e em diversos aplicativos. Isso faz você perder o controle do que está sendo feito e compartilhado.

Processos de validação e aprovação de materiais não são eficientes quando são tratados por e-mails ou até mesmo dentro do seu sistema de gestão de projetos. 

Você não tem o controle eficiente e nem a visão detalhada da quantidade de ajustes que estão sendo pedidos, quantas versões já foram produzidas e nem se sua equipe está performando bem, principalmente ao trabalhar home office.

Com o Workflow e a Central de Mídias da Huntag, o trabalho remoto se torna muito mais fácil!

 

Análise

Acompanhar as campanhas por e-mail, anúncios digitais e métricas de conteúdo precisa ser uma tarefa contínua, ainda mais neste período. 

Não podem ser usadas as mesmas estratégias e é preciso estar atento: agora é hora de controlar ainda mais as ações e mudar rotas para que os investimentos sejam mais certeiros. Utilize o Google Analytics para isso.

 

Gerenciamento de mídia social

Com eventos cancelados, a aposta agora são as estratégias on-line, marketing de conteúdo, como webinar e e-books; continuar produzindo anúncios, assessoria de imprensa e mídias sociais para alcançar e conversar com o público. 

Ter ferramentas como Hootsuite, Buffer e mLabs, que auxiliam na publicação e no gerenciamento de mídias sociais, vai te poupar um enorme tempo e esforço.

 

Conclusão

Nesses últimos meses estamos reaprendendo, inovando e com certeza mudando nossa forma de trabalho que se estenderá para pós-crise a quem decidir continuar a trabalhar home office.

Além da importância de todas as ferramentas acima, repensar estratégias para sua equipe e para sua empresa é o ponto principal.

E quais são as necessidades de sua equipe, você sabe?

Não deixe de motivar seu pessoal, crie interações, ouça as melhorias sugeridas, esteja sempre aberto às novidades e soluções eficientes que irão transformar o seu modo de trabalho!

Conte com a Huntag, entre em contato com a gente pelo email contato@huntag.com.br ou através do nosso formulário.

Descubra os benefícios, vantagens e como vamos otimizar seu trabalho remoto.

Estamos juntos!!

Equipe Huntag. 😉

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