Trabalho home office com equipes de marketing – O que elas necessitam?

Seu time de marketing tem o que precisa para trabalhar home office?

Equipe Huntag

Seu time de marketing tem o que precisa para trabalhar home office?

Para qualquer agência de marketing trabalhar home office são necessários sistemas essenciais para o bom funcionamento das estratégias. Saiba quais são eles!

 

Muito antes dos escritórios serem fechados devido à Covid-19, o trabalho home office ou remoto já era uma realidade em muitas empresas e equipes de marketing.

E então veio o coronavírus e a necessidade de fazer corte de custos e aumentar ainda mais a produtividade nas áreas de comunicação. 

Talvez você tenha questionado: quais sistemas são essenciais para sustentar nossa estratégia de marketing? 

De quais plataformas precisamos para gerenciar o fluxo de produção e também automatizar etapas de aprovação com meus designers ou agências, em tempos que as pessoas estarão mais distantes? Quais tipos de processos facilitariam a nossa comunicação?

Em outras palavras, quais são as necessidades básicas de uma equipe de marketing e comunicação remota para trabalhar home office?

Muitas necessidades passam despercebidas, até chegar um momento como este e percebemos — por que não tínhamos isso antes?

Uma coisa é fato: esta pandemia está nos trazendo oportunidades de testarmos novas formas de trabalho, tecnologias e processos que se tornarão essenciais com o passar do tempo, principalmente para empresas que passarão a trabalhar home office.

Veja a seguir as necessidades básicas, separadas em ferramentas e processos, que trarão mais produtividade no trabalho home office de sua equipe de marketing.

 

Comunicação eficiente

Manter uma rápida e eficiente comunicação é essencial, ainda mais quando estamos longe uns dos outros. Mensagens instantâneas são ideais para feedbacks, alinhamentos e conferências de equipe. Slack, Skype e WhatsApp auxiliam muito.

As reuniões on-line também aumentaram muito e aplicativos como Zoom, Hangouts, Whereby se tornaram essenciais. E, é claro, não podemos deixar de lado as ligações.

Sim, ainda é uma forma rápida e precisa de se comunicar, principalmente quando o trabalho remoto nos traz o desafio de uma boa conexão de internet. 

Muitas casas não possuem uma boa banda larga como se tem em um escritório, por isso é fundamental investir em tecnologias que consumam o mínimo de internet e que não dependam de crédito ou plano fixo de celular para trabalhar home office.

Para isso, você conta com o WhatsApp, por exemplo, que se tornou, não de agora, um dos principais meios de fazer ligações rápidas e vídeos chamadas, assim como o Facetime para quem possui um iPhone.

 

Automação de Marketing

As vendas e a comunicação com seus clientes não podem parar! Com o aumento do inbound marketing, cada vez mais é necessário entregar valor e automatizar suas ações de marketing para controle e aumento do funil de vendas. 

É preciso ter uma estratégia de marketing e bons conteúdos em mãos, aos quais sistemas como HubSpot e RDStation auxiliarão no processo de gerar e gerenciar leads qualificados para sua base e trabalho em conjunto com a equipe de vendas.

 

Gestão de produção digital e aprovação de conteúdos

É sempre um desafio para as áreas de marketing gerenciar e controlar o fluxo de materiais e conteúdos digitais que são produzidos em seus projetos, principalmente após começarem a trabalhar em home office.

A criação de uma campanha envolve imagens, vídeos, documentos e diversas pessoas que participam desde a criação do briefing à entrega final.

Ter apenas um sistema de gestão de projetos e/ou tarefas não é o suficiente para lidar com o volume de materiais que são gerados. 

Compartilhar arquivos na nuvem se tornou uma tarefa fácil para o trabalho remoto, mas não ter o controle e uma organização adequada não será nada fácil no momento de recorrer a um material já produzido.

É neste momento que uma plataforma de Digital Assets Management (DAM) entra. E vai por nós, sabemos do que estamos falando!

A plataforma da Huntag oferece às equipes de marketing, comunicação e vendas agilidade na busca de vídeos, gráficos, fotos e templates necessários para atrair o público que necessita. Mantém todas as equipes alinhadas com a marca da empresa e o melhor de tudo, com gestão!

O fluxo de trabalho com as equipes internas de designers, redatores e agências parceiras faz com que os materiais sejam distribuídos de diversas formas e em diversos aplicativos. Isso faz você perder o controle do que está sendo feito e compartilhado.

Processos de validação e aprovação de materiais não são eficientes quando são tratados por e-mails ou até mesmo dentro do seu sistema de gestão de projetos. 

Você não tem o controle eficiente e nem a visão detalhada da quantidade de ajustes que estão sendo pedidos, quantas versões já foram produzidas e nem se sua equipe está performando bem, principalmente ao trabalhar home office.

Com o Workflow e a Central de Mídias da Huntag, o trabalho remoto se torna muito mais fácil!

 

Análise

Acompanhar as campanhas por e-mail, anúncios digitais e métricas de conteúdo precisa ser uma tarefa contínua, ainda mais neste período. 

Não podem ser usadas as mesmas estratégias e é preciso estar atento: agora é hora de controlar ainda mais as ações e mudar rotas para que os investimentos sejam mais certeiros. Utilize o Google Analytics para isso.

 

Gerenciamento de mídia social

Com eventos cancelados, a aposta agora são as estratégias on-line, marketing de conteúdo, como webinar e e-books; continuar produzindo anúncios, assessoria de imprensa e mídias sociais para alcançar e conversar com o público. 

Ter ferramentas como Hootsuite, Buffer e mLabs, que auxiliam na publicação e no gerenciamento de mídias sociais, vai te poupar um enorme tempo e esforço.

 

Conclusão

Nesses últimos meses estamos reaprendendo, inovando e com certeza mudando nossa forma de trabalho que se estenderá para pós-crise a quem decidir continuar a trabalhar home office.

Além da importância de todas as ferramentas acima, repensar estratégias para sua equipe e para sua empresa é o ponto principal.

E quais são as necessidades de sua equipe, você sabe?

Não deixe de motivar seu pessoal, crie interações, ouça as melhorias sugeridas, esteja sempre aberto às novidades e soluções eficientes que irão transformar o seu modo de trabalho!

Conte com a Huntag, entre em contato com a gente pelo email contato@huntag.com.br ou através do nosso formulário.

Descubra os benefícios, vantagens e como vamos otimizar seu trabalho remoto.

Estamos juntos!!

Equipe Huntag. 😉

Siga-nos nas redes sociais! 😉

More great articles

digital asset management

Digital Asset Management: quais são os principais benefícios?

Digital Asset Management: quais são os principais benefícios?Com o Digital Asset Management, sistema de Gerenciamento de Ativos Digitais, você aumenta…

Read Story
Por que o storytelling é importante para sua marca

Por que o storytelling é importante para sua marca

As marcas estão cada vez mais entrando na onda das narrativas, transformando seus negócios em histórias para criar reconhecimento e…

Read Story

10 motivos para investir em armazenamento de arquivos de marketing

10 motivos para investir em armazenamento de arquivos de marketingE se você pudesse ter todas as peças produzidas para sua…

Read Story

Fique por dentro!

Novidades e conteúdos sobre Comunicação, Marketing e como podemos te auxiliar. Não enviaremos Spam.

    Arrow-up