Varejo: como organizar o grande volume de ativos digitais?

Confira a melhor maneira de organizar os arquivos digitais criados para o marketing e comunicação no varejo. Evite retrabalho e ganhe agilidade!

Se você trabalha com varejo sabe bem o imenso volume de ativos digitais usados na comunicação. Além das peças utilizadas em seus próprios sites ainda existem aquelas usadas nos tablóides, anúncios impressos, e-mails marketing, cada uma segmentada por nicho de clientes, preços, filiais, regiões etc.

As equipes de marketing perdem muito tempo criando planilhas e pastas com dados de campanhas passadas, presentes e futuras. Uma montanha de informações mal armazenadas que acaba comprometendo a agilidade do trabalho e o volume de vendas. Então como podemos organizar tudo isso de maneira eficiente?

Entendendo melhor os desafios da comunicação no varejo

A comunicação do varejo é muito dinâmica e acontece em diversos formatos e segmentações. Grande parte dos arquivos digitais são imagens, acompanhadas de preço e de descrição técnica dos produtos. Como o impacto visual é peça chave para atrair consumidores, é comum que cada produto ofertado possua, no mínimo, quatro fotos.

A quantidade de informações que precisam ser constantemente criadas e catalogadas é imensa e traz para as equipes um grande dilema. Por um lado, não caprichar na ordenação significa muito retrabalho e desperdício de tempo tentando encontrar aquilo que já foi criado. Por outro lado, planejar critérios de organização em pastas, além de também consumir tempo, não elimina a probabilidade de falhas.

Seria necessário ter uma memória de elefante e uma precisão cirúrgica em relação ao item que se quer encontrar, além de confiar plenamente que todos os ativos estão sendo corretamente armazenados por todos os membros da equipe. Resultado: o fluxo do trabalho fica comprometido e qualquer ação promocional demora mais para ser produzida.

A solução ideal para organização de ativos digitais

Imagine uma plataforma digital que pudesse centralizar e organizar todas as peças de comunicação utilizadas: fotos, vídeos, textos. Imagine que através dela fosse possível dar acesso à todas as equipes, monitorar o trabalho sendo feito e garantir que nenhum ativo fosse perdido ou sobrescrito.

Foi justamente pensando no tamanho do desafio do varejo e na melhor saída possível para ele que a Huntag criou uma plataforma sob medida. Ao adotá-la, sua empresa tem acesso a diversos benefícios como:

  • centralização de ativos digitais em um único ambiente;
  • localização rápida e fácil de fotos, textos, vídeos e demais ativos, por meio de tags e metadados;
  • disponibilização de conteúdos com datas referentes às campanhas trabalhadas;
  • workflow funcional, que permite trabalhar em colaboração com validações e aprovações de conteúdos;
  • centralização da comunicação das equipes de marketing;
  • controle e garantia do padrão visual das peças de comunicação;
  • alinhamento de linguagem e padrão visual entre a central, filiais e franquias;
  • centralização de feedbacks e controle da produção.

E não para por aí. Há, ainda, os benefícios indiretos como:

  • redução de até 30% dos custos com retrabalhos;
  • proteção ao acervo da empresa;
  • economia de tempo;
  • compartilhamento de conhecimento;
  • e alinhamento entre as equipes.

Se a sua empresa ainda não dispõe de um serviço de gerenciamento de ativos digitais, está mais do que na hora de rever o fluxo de trabalho e garantir sua sustentabilidade em um mercado tão ágil. Deixe a organização por conta da Huntag e preocupe-se com o que é realmente importante no varejo: a comunicação da sua marca.

Para saber mais sobre a nossa plataforma, acesse: www.huntag.com.br ou entre em contato conosco: contato@huntag.com.

Vem com a gente!

Let’s hunt, let’s tag!

 

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