Por que o storytelling é importante para sua marca

As marcas estão cada vez mais entrando na onda das narrativas, transformando seus negócios em histórias para criar reconhecimento e gerar engajamento com seu público. O famoso “Storytelling”!

Mas o que exatamente são essas histórias que as marcas precisam contar, por que é eficaz e como as empresas podem começar?

É isso que vamos descobrir. 😉

O que storytelling?

Storytelling, nada mais é a arte de contar histórias, utilizando técnicas de roteiro, com contextos – começo, meio e fim – utilizando elementos específicos como personagens, ambientações e recursos áudio visuais, para gerar emoção ao telespectador.

O que é storytelling da marca?

A narração de uma história de uma marca, vai além do marketing de conteúdo, que é mais concentrado em questões técnicas, palavras-chave e SEO para trazer conversão ao negócio. A história de uma marca é sobre o espírito dessa empresa e o que ela produz, como ela consegue “prender” o seu público. Aqui estamos falando de sentimento, que vai fazer o marketing boca a boca atrair novos seguidores e clientes, gerar lealdade e um engajamento altamente qualificado.

Então veja, o objetivo aqui é compartilhar uma visão, os valores de uma marca, o impacto que ela causa, em um formato atraente para o seu público.

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Por que isso funciona para uma marca?

Nós, seres humanos, nos conectamos com histórias. Quantas vezes não paramos para ouvir uma pessoa falando de como chegou no sucesso e no objetivo que almejava? A história nos prende, e se ela for boa, fizer sentido para nós, nos colocamos no lugar daquela pessoa. Quando passamos por certas situações, nos lembramos das histórias e não de números ou dados.

Mas contar uma boa história e autêntica, não é uma tarefa fácil e os resultados disso, muitas vezes levam mais tempo que campanhas de marketing de conteúdo. Mas a retenção de um bom storytelling gera mais vida útil do seu cliente. Explore as narrativas nas atitudes e crenças do seu público, mostre para ele o “por quê” seu produto irá transformar a vida dele, mas não com funcionalidades ou serviços que você presta, mas sim com impacto que você gera, através de um estilo de vida, da solução de um problema, etc. Veja a Apple, em seus comerciais você já a viu dar ênfase, exclusivamente, nas funcionalidades dos seus produtos e fazer disso ponto central da sua comunicação? Ela mostra status, prazer, estilo de vida e mais produtividade que você terá adquirindo a última geração de um iPhone, por exemplo.

Como as marcas podem contar sua história

Conheça o seu “por quê”

Como falamos acima, é extremamente importante que as marcas saibam o que representam, qual é o seu propósito. Já ouviu falar do “Círculo de Ouro de Simon Sinek”? Ele ajuda a entender como devemos nos comunicar e que precisamos partir do princípio do Why (por quê). Para ajudar a conhecer o seu “por quê”, se pergunte: por que opero dessa forma? ou por que a minha empresa foi criada?

É importante, também, olhar para dentro e enxergar a cultura da sua empresa. O que mantém os colaboradores nela, por que eles sentem prazer em trabalhar aqui? Esses fatores também refletem no ambiente externo, para os consumidores.

Faça o uso de pessoas criativas

Contratar uma agência criativa ou roteiristas, ilustradores e designers, podem aprimorar a estratégia de contar histórias. Novas ideias e olhares externos auxiliam no trabalho em conjunto com equipes internas de marketing. Alinhe bem o contexto, abra o coração e deixe que os criativos trabalhem para a elaboração de uma história relevante.

Mais transparência

Contar sobre os bastidores, também é uma ótima forma de atrair público. Mostrar o dia-a-dia da empresa, cria personalidade e intimidade. Mas seja sempre autêntico, natural, não tente forçar situações.

Resumindo, as histórias que ajudam a criar confianças e motivam as pessoas a agirem. Por isso, aprofundar no relacionamento com o público através delas, é impulsionar a conversão que as marcas precisam. Toda empresa precisa pensar e considerar que podem criar suas próprias histórias, basta agirem!

Dica bônus!

Todo dia as marcas estão acumulando inúmeros conteúdos que servem de insumos para contarem suas histórias. Tudo que é produzido de material, seja uma foto de um evento, os materiais que foram criados da campanha da coleção passada, um vídeo da palestra do CEO, uma apresentação dos resultados do ano passado. Tudo é história!

E como que sua empresa está lidando com isso hoje?

Só backups na nuvem ou em HDs não são as formas mais eficientes e rentáveis de organizar e manter viva a história de uma empresa. Por isso a criação de um portal da marca, com fotos institucionais, de produtos, manuais de identidade, vídeos e todo conteúdo que é essencial para manter segura e viva a história de uma marca.

Para isso, conte com a Huntag, que auxilia as marcas otimizarem tempo na organização, distribuição e gerenciamento dos principais materiais que são produzidos.

Vem com a gente!

Let’s hunt, let’s tag!

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