Se muitos arquivos de mídia, imagens, conteúdos, vídeos e os componentes digitais fazem parte de sua rotina você precisa conhecer sobre o DAM, o Digital Asset Management e entender como essa ferramenta vai fazer diferença em seu cenário.
Gerir conteúdos, especialmente em uma rotina cada vez mais digitalizada, é crucial dentro de um negócio. Ter organização, gerenciamento e resultados é a composição necessária e esperada para se ter sucesso.
Você sabe o que é o Digital Asset Management, como ele faz parte de estratégias e quais são seus benefícios? Acompanhe e saiba mais sobre a tecnologia que vai revolucionar sua forma de lidar com conteúdos e ativos digitais!
O que são os ativos digitais?
Antes de falarmos de fato sobre o Digital Asset Management (DAM), é importante contextualizar sobre os ativos digitais, que são aqueles armazenados, distribuídos e gerenciados nesse tipo de plataforma.
Os ativos digitais englobam todo tipo de informação, conteúdo e arquivo digital. Ou seja, desde uma arte para seu site, logos da empresa, vídeos, fotos, apresentações em PowerPoint, animações e todo material valioso e importante para a produção, divulgação e estratégias da empresa.
Independente do setor ou tamanho do negócio, muitos ativos são produzidos constantemente, certo?
Imagine um e-commerce de roupas que precisa criar catálogos, coleções e atualizar seu site constantemente com imagens, vídeos e informações sobre os produtos para atrair seus clientes e vender mais.
Certamente muitas serão as imagens produzidas a cada ciclo e mais do que simples pastas compartilhadas ou trocas de e-mails, é preciso uma estratégia para gerir esses ativos que são cruciais para o negócio.
Esse é apenas um exemplo, mas se você olhar para seu cenário, certamente vai entender quantos ativos são necessários para os trabalhos diários e como eles são importantes para sua organização, não é mesmo?
É justamente aí que o Digital Asset Management (DAM) fará toda a diferença nos processos e estratégias!
O que é o Digital Asset Management (DAM)?
Na tradução literal, Digital Asset Management significa Gerenciamento de Ativos Digitais, ou seja, trata-se de uma plataforma de armazenamento, organização e gestão e vai muito além de apenas um armazenador de dados, mas sim um gerenciador completo de ativos digitais.
Com o avanço tecnológico e a alta demanda na produção de conteúdo e produtos, uma plataforma DAM é essencial para organizar o volume de informações dentro das empresas, que levariam tempo demais para serem achados se não fossem mantidos em um sistema de gerenciamento.
O mercado de DAM cresceu exponencialmente nos últimos anos devido ao volume gigante de ativos digitais gerados e pela demanda de um gerenciamento mais controlado e planejado.
Em 2016, o mercado de Digital Asset Management foi avaliado em U$2.08 bilhões de dólares e tem previsões de que até 2022 chegará em U$5.66 bilhões de dólares, devido ao aumento da produção de ativos digitais que precisam ser organizados e distribuídos nas organizações.
Quais os benefícios do gerenciamento de ativos digitais?
Falamos conceitualmente sobre o Digital Asset Management, mas para que você entenda verdadeiramente sobre ele é essencial visualizar seus benefícios e suas formas práticas de utilização da plataforma.
O verdadeiro valor do DAM se torna aparente nas rotinas diárias, quando os usuários migram, visualizam e usam ativos digitais em suas atividades e não perdem longos tempos na busca por seus conteúdos.
Para isso, reunimos vantagens que essa plataforma vai levar para seu negócio. Acompanhe e visualize seu cenário!
Deixa seus ativos centralizados e organizados
Evidente que essa é uma das grandes vantagens do DAM, afinal como já dissemos, uma grande quantidade de arquivos é sempre um problema na hora de organizar e gerenciar.
Com uma plataforma de gerenciamento ativos, seu negócio ganha em separação por categorias, segmentação por tags e equipes, busca em formato facilitado, eliminação de conteúdos duplicados, entre tantos outros.
Aumenta a produtividade e reduz erros
Ter fácil acesso ao que você precisa, no momento certo e na hora certa é necessário e faz toda a diferença para o trabalho, concorda? Mas, muitas vezes, isso não é possível devido à falta de organização, que se torna um dos principais inimigos da produtividade.
Muitas vezes as empresas criam pastas e subpastas, diretórios e locais, mas com o passar do tempo os conteúdos se perdem, não são padronizados e as pessoas deixam de utilizar ativos importantes por simplesmente não saber onde eles estão ou que eles existem.
Ao organizar os materiais em uma plataforma DAM, além da facilidade de estarem armazenados no mesmo lugar, o negócio ganha com possibilidade de categorização, inserção de palavras-chave (tags) e leitura de metadados, que gera grande facilidade às equipes no momento da busca dos ativos.
Sem contar a possibilidade de compartilhamento dentro da empresa, com diferentes equipes, e externo, com seus clientes e parceiros.
Dessa forma, não há grandes tempos perdidos para achar algumas imagens e os erros são diminuídos, afinal, tudo estará organizado e cada um saberá exatamente do que precisa para seu trabalho.
Melhora a comunicação dos times
Muitas pessoas são responsáveis pela produção e gestão de conteúdos, mas se os ativos ficam apenas em algumas mãos há grandes problemas de comunicação e entrega.
Imagine que alguém do seu setor de atendimento precisa de uma imagem. É preciso trocas de e-mails ou mensagens pelo WhatsApp com pessoas do time de marketing para buscar ativos?
Essa troca, além de desorganizar e dispersar os ativos no ambiente de trabalho, atrapalha a produtividade das pessoas que são sempre cobradas para encontrar imagens e conteúdos dentro do sistema do negócio.
Com a plataforma Digital Asset Management (DAM), todos que tiverem permissões e façam parte da estrutura podem acessar o quê, quando e onde quiserem, diminuindo ruídos na comunicação e melhorando a eficiência do clima organizacional.
Dá segurança para uso de ativos
Com o Digital Asset Management cada usuário terá seu tipo de permissão para acesso aos ativos, e é possível ter relatórios para controle de quem está fazendo o download ou upload dos materiais no sistema.
Através dessa gestão o compartilhamento fica mais seguro e as empresas conseguem ter uma visão do ciclo de vida dos seus ativos, saber quantas vezes ele foi utilizado, e por quem, o auxilia no processo de planejamento de um projeto.
Incentiva a economia colaborativa e criativa
Com uma ferramenta de Digital Asset Management, setores de comunicação, marketing, vendas, e-commerce e projetos possuem um ambiente de colaboração criativa.
- Comunicação: No departamento de design, a vantagem óbvia é o tempo economizado na localização de ativos existentes e em maior uso e reutilização desses recursos, mas os benefícios não param por aí! Com um sistema de DAM você pode efetivamente capturar ideias para projetos futuros e colocá-los no sistema para posterior recuperação, a fim de que a energia criativa de sua empresa não seja perdida.
- Marketing: Acesso instantâneo à versão atual do guia da marca, imagens de qualidade de todos os seus produtos e eventos, vídeos institucionais, apresentações, entre outras.
- Vendas: Fácil acesso a templates de propostas comerciais seguindo o padrão visual da marca e acesso a materiais já desenvolvidos que podem ser compartilhados com os clientes.
- E-commerce: Todos os ativos digitais relacionados aos produtos, fotos, descritivos e atributos centralizados em um único ambiente que pode ser integrado ao sistema de e-commerce, mantendo todos os conteúdos atualizados e evitando diversas pastas e inúmeras planilhas.
- Projetos: Arquivos de 3D, planilhas, documentos e tudo mais necessário, mantendo tudo em um único ambiente e acompanhe os processos de aprovações centralizando a comunicação.
Facilita o fluxo de trabalho
Criar conteúdos demanda diversas etapas, desde pedido, criação, revisão, refação até a aprovação e uso de fatos e ter um fluxo de trabalho alinhado e definido é crucial para que todos saibam para onde irão em suas funções e cumpram com todas as necessidades da empresa.
O fluxo de trabalho é a ordem natural que deve ser seguida, com uma sequência de etapas fundamentais ao êxito de alguma tarefa ou projeto e é possível utilizá-lo dentro do Digital Asset Management para que o gerenciamento e organização dos seus ativos digitais fiquem ainda mais simplificados e assertivos.
Quanto mais se centraliza a comunicação e se compartilha o conhecimento, menor o tempo de trabalho e menores as refações, o que resulta em produtividade e resultados com qualidade mais polida aos seus clientes.
Um estudo com mais de mil trabalhadores nos EUA descobriu que 42% do conhecimento não é compartilhado e é exclusivo às pessoas, ou seja, se elas não estão presentes ou acabam deixando o emprego, seus colegas não conseguem realizar quase metade do trabalho.
Além disso, a pesquisa também afirma que eles perdem 5,3 horas todas as semanas esperando por informações fundamentais a sua função, ou reaprendendo o conhecimento.
Isso ocasiona projetos atrasados, oportunidades perdidas, frustração entre os funcionários e impacto significativo e negativo nos resultados financeiros.
Sendo assim, utilizar uma ferramenta DAM é uma estratégia que funciona muito bem para ajudar a organizar um fluxo de trabalho eficiente. Desse modo, você ganha uma solução completa de gestão e comunicação inteligente que gera benefícios primordiais para qualquer agência ou time de marketing.
Cada vez mais as empresas e instituições procuram maneiras de melhorar processos e sua eficiência e resultados. Os sistemas de Digital Asset Management, o DAM, ajuda a todos os departamentos na organização, compartilhamento e rastreamento de ativos, que crescem cada vez mais o volume de produção.
Utilizar esse tipo de ferramenta permite que as equipes façam mais com os recursos existentes, melhorem seu planejamento e a organização se torna mais eficiente e mais responsiva interna e externamente, impactando positivamente no resultado.
O quanto você já conhecia de Digital Asset Management e seus benefícios?
A Huntag é uma plataforma DAM, on-line, ideal para gerenciar a produção de conteúdos, através de workflow de aprovações, e organizar arquivos das áreas de marketing, comunicação, e-commerce e criação, para evitar retrabalhos, centralizar a distribuição e compartilhamento de informações.
Aproveite que agora você sabe mais sobre DAM e seus benefícios, fale com a gente e revolucione suas estratégias e o modo como lida com a criação de conteúdos!