digital asset management

Digital Asset Management: quais são os principais benefícios?

Avatar
Equipe Huntag

Digital Asset Management: quais são os principais benefícios?

Com o Digital Asset Management, sistema de Gerenciamento de Ativos Digitais, você aumenta a produtividade e reduz custos, centralizando todo o conteúdo.

 

 

No mês de fevereiro deste ano, não havia busca alguma pelo termo Digital Asset Management no Brasil. Em março, início da quarentena, subiu para 72. Já agora em outubro, seu ápice, teve um aumento de quase 10%, subindo para 79.

Esses dados, registrados pelo Google Trends, possivelmente são graças ao aumento do trabalho home office. Os líderes e gerentes entenderam que, principalmente à distância, é fundamental contar com um sistema de gerenciamento digital.

Afinal, o volume de informações no mundo corporativo continua a crescer. Consequentemente, aumenta-se assim o desafio de como gerenciá-las e torna-se necessário adotar plataformas de gestão de conteúdo para que essa tarefa seja mais fácil e retorne resultados para as empresas.

A boa notícia é que a implantação de um sistema de Gerenciamento de Ativos Digitais, que em inglês é conhecido como Digital Asset Management, ou DAM, permite agregar, organizar e distribuir acesso a essas informações, o que corresponde a uma maior produtividade e redução de custos.

Com isso, as empresas conseguem ter uma noção e controle sobre seu patrimônio produzido, fazem com que as equipes estejam alinhadas sobre seus materiais e evitam retrabalho e duplicidade de arquivos.

Esse tipo de sistema afeta a forma de lidar com os dados e pode ser peça-chave na hora de implantar a transformação digital dentro da sua corporação. Quer saber o que é um aplicativo DAM e quais são seus principais benefícios? Acompanhe o artigo!

 

 

O que são ativos digitais?

Ativos digitais englobam todo tipo de informação, conteúdo e arquivo digital. Desde uma arte para um site, logotipos da empresa, vídeos, fotos, apresentações em PowerPoint, enfim, tudo que for valioso em termos de produtividade e avaliação da empresa.

Basicamente são as pontes de comunicação entre o cliente e a empresa, já que ali consta toda a essência, estratégias e materiais pensados exclusivamente para atrair os clientes.

 

 

O que é Digital Asset Management?

Um aplicativo de DAM é simplesmente uma ferramenta que organiza ativos de mídia digital para armazenamento, recuperação e distribuição.

Com o avanço tecnológico e a alta demanda na produção de conteúdo e produtos, uma plataforma DAM é essencial para organizar o volume de informações dentro das empresas, que levariam tempo demais para serem achados se não fossem mantidos em um sistema de gerenciamento.

Em 2016, o mercado de Digital Asset Management foi avaliado em U$2.08 bilhões de dólares e tem previsões de que até 2022 chegará em U$5.66 bilhões de dólares, devido ao aumento da produção de ativos digitais que precisam ser organizados e distribuídos nas organizações.

 

Quais os benefícios do gerenciamento de ativos digitais?

A maior dor de muitas equipes é alcançar uma eficiência equilibrada: cumprir os prazos, mas produzir o melhor resultado do projeto. Reduzir o tempo gasto em tarefas administrativas criará mais espaço para a criatividade — e é aí que o gerenciamento de ativos digitais pode ajudar.

Com uma ferramenta DAM, você pode acelerar o processo de produção em um local centralizado para todos os arquivos digitais, bem como canais de comunicação, tornando extremamente fácil encontrar e compartilhar qualquer arquivo e lidar com projetos de forma mais direta.

 

 

Tempo é dinheiro!

Ter fácil acesso ao que você precisa, no momento certo e na hora certa é excelente, concorda?

Mas, muitas vezes, isso não é possível devido à falta de organização adequada que se torna um dos principais inimigos da produtividade. Manter todos os arquivos digitais centralizados e de fácil acesso pode ser uma tarefa um pouco complicada dentro das empresas.

A criação de diversas pastas e subpastas, diretórios extensos e falta de padrão são os principais problemas.

Ao organizar os materiais mais importantes em uma plataforma DAM, além da facilidade de estarem armazenados no mesmo lugar, a possibilidade de categorização, inserção de palavras-chave (tags) e leitura de metadados gera grande comodidade às equipes no momento da busca dos ativos.

Sem contar a possibilidade de compartilhamento dentro da empresa, com diferentes equipes, e externo, com seus clientes e parceiros.

 

 

Permissões de usuários e controle de uso

Com o Digital Asset Management cada usuário terá seu tipo de permissão para acesso aos ativos, e também é possível ter relatórios para controle de quem está fazendo o download ou upload dos materiais no sistema.

Através dessa gestão o compartilhamento fica mais seguro e as empresas conseguem ter uma visão do ciclo de vida dos seus ativos. Saber quantas vezes ele foi utilizado, e por quem, auxilia no processo de planejamento de um projeto. 

Por exemplo, se uma imagem teve um alto volume de downloads, significa que a empresa economizou muito tempo e dinheiro com o reaproveitamento dela.

Porém, talvez seja a hora de fazer a reciclagem para não a tornar uma imagem cansativa e correr o risco de ouvir pelos corredores: “De novo a imagem do aperto de mão na apresentação da empresa!”.

 

 

Todos na mesma página

O que acontece muito em grandes e até pequenas empresas é cada equipe ter uma apresentação referente à sua área. Em tese, seria ótimo, se não fosse o fato de as apresentações estarem cada uma de um jeito, com templates e aplicação do logotipo de formas diferentes, por exemplo.

Trabalhar em uma empresa onde cada membro da equipe armazenou seus arquivos digitais em um lugar diferente é frustrante!

A falta de centralização de certos materiais gera essa diferença de versões e um impacto de inconsistência da marca e das informações, tanto dentro como fora da empresa.

Uma solução DAM segura e centralizada, baseada em nuvem, pode impedir essas frustrações. Ao organizar ativos com base em uma estrutura de taxonomia, o DAM torna muito mais fácil encontrar arquivos usando filtros, tags e outros métodos de pesquisa avançada.

Pontos importantes de uma solução DAM para que todos fiquem alinhados na mesma página:

  • controle das diretrizes da marca para garantir que tudo esteja no padrão da mesma;
  • mais tempo para se dedicar ao trabalho criativo;
  • armazenamento centralizado, além de uma maneira fácil de procurar e encontrar o arquivo certo em segundos;
  • uma única fonte de verdade para todos os arquivos.

Economia colaborativa e criativa

Com uma ferramenta de Digital Asset Management, setores de comunicação, marketing, vendas, e-commerce e projetos possuem um ambiente de colaboração criativa.

Comunicação – No departamento de design, a vantagem óbvia é o tempo economizado na localização de ativos existentes e em maior uso e reutilização desses recursos, mas os benefícios não param por aí! 

Com um sistema de DAM você pode efetivamente capturar ideias para projetos futuros e colocá-los no sistema para posterior recuperação, a fim de que a energia criativa de sua empresa não seja perdida.

Marketing – Acesso instantâneo à versão atual do guia da marca, imagens de qualidade de todos os seus produtos e eventos, vídeos institucionais, apresentações, etc.

Vendas – Fácil acesso a templates de propostas comerciais seguindo o padrão visual da marca e acesso a materiais já desenvolvidos que podem ser compartilhados com os clientes.

E-commerce – Todos os ativos digitais relacionados aos produtos, fotos, descritivos e atributos centralizados em um único ambiente que pode ser integrado ao sistema de e-commerce, mantendo todos os conteúdos atualizados e evitando diversas pastas e inúmeras planilhas.

Projetos – Arquivos de 3D, planilhas, documentos… mantenha tudo em um único ambiente e acompanhe os processos de aprovações centralizando a comunicação.

Cada vez mais as empresas e instituições procuram maneiras de melhorar processos e eficiências. Sistemas de DAM ajudam a todos os departamentos na organização, compartilhamento e rastreamento de ativos, que crescem cada vez mais o volume de produção.

Eles permitem que as equipes façam mais com os recursos existentes, melhorem seu planejamento e a organização se torna mais eficiente e mais responsiva interna e externamente, impactando positivamente no resultado final da empresa.

Quer implementar uma solução de Gerenciamento de Ativos de Digitais na sua área de comunicação, marketing ou agência?

Envie um e-mail para: contato@huntag.com.br ou através do nosso formulário.

Vem com a gente!

Let’s hunt, let’s tag!

 

DIFERENÇA ENTRE DAM E ARMAZENAMENTO EM NUVEM

Baixe o e-book:

Diferença entre DAM e armazenamento em nuvem

Siga-nos nas redes sociais! 😉

0 Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More great articles

10 motivos para investir em armazenamento de arquivos de marketing

10 motivos para investir em armazenamento de arquivos de marketingE se você pudesse ter todas as peças produzidas para sua…

Read Story
branding

Confira algumas lições de Branding para o seu negócio

Construir a personalidade de uma marca é tão importante como aumentar produtividade dentro das companhias.Uma das grandes dificuldades que as…

Read Story
Gestão de Ativos Digitais: o que precisa saber antes de usar

Gestão de Ativos Digitais: o que precisa saber antes de usar

Sistemas de Gestão de Ativos Digitais (DAM – Digital Assets Management), não são apenas para compartilhar e armazenar arquivos digitais,…

Read Story

Fique por dentro!

Novidades e conteúdos sobre Comunicação, Marketing e como podemos te auxiliar. Não enviaremos Spam.

    Arrow-up