Como se destacar no mercado? 6 habilidades de marketing para sua empresa

Diversas e constantes são as atualizações no mundo do marketing e é essencial que os profissionais estejam sempre em busca de tendências, ferramentas, técnicas e habilidades de marketing para se destacar no mercado e nas empresas.

É importante que os profissionais busquem atualizações e crescimento por si só, mas é crucial que as organizações ofereçam caminhos, atualizações, ferramentas e tecnologias para explorar melhor o que o marketing pode oferecer a um negócio.

Quais habilidades de marketing você tem olhado em seu negócio e em sua carreira? Reunimos práticas importantes e necessárias para as pessoas de sua empresa para o próximo ano e planejamentos. Confira!

Habilidades de marketing que seu negócio precisa ter atenção em 2022

Existem várias habilidades de marketing importantes para que sua empresa e seus profissionais se coloquem em destaque no mercado e muitas são as técnicas importantes para aperfeiçoar o relacionamento com o cliente, produtos, serviços e estratégias.

1. Familiaridade com o meio digital

Foi-se o tempo em que o mundo estava fora do digital e é preciso cada vez mais estar imerso na internet e em tudo que a rede proporciona. Sendo assim, é habilidade de marketing indispensável ter capacidade de se atualizar e de se manter por dentro desse meio.

É claro que muitas são as novidades a cada dia e é humanamente impossível que o profissional esteja por dentro de todas elas, mas é crucial ter vontade e o mínimo de familiaridade com o meio.

2. Facilidade para trabalhar com equipe

O marketing nunca é feito sozinho e todas as áreas são conectadas, fazendo com que o trabalho precise de alinhamento para que seja realizado com assertividade e na busca pelos melhores resultados.

Por isso, é habilidade de marketing crucial saber trabalhar em equipe, de forma colaborativa, empática e direcionada a resultados.

3. Capacidade analítica e orientação a dados

Essa habilidade de marketing pode levar equipes longe, afinal, estamos cada vez mais em uma era de dados e mensuração. Muitas são as ações de marketing e nada é feito com base em achismos e suposições, mas sim com base em dados, números e estatísticas do setor e do negócio.

Um profissional e uma equipe de marketing devem ter capacidade de interpretar dados a ponto de torná-los úteis e não ter apenas planilhas completas e que ficam paradas dentro do negócio.

4. Domínio de técnicas

O marketing digital tem muitas vertentes e é importante ter domínio sobre algumas delas. É claro que muitas são as demandas e nenhum profissional consegue atuar sobre todas elas, mas conhecer um pouco sobre as expertises é importante dentro do mercado, como:

  • SEO;
  • Marketing de Conteúdo;
  • E-mail Marketing;
  • Inbound Marketing;
  • Mídia de Performance;
  • Redes Sociais;

É importante entender que muitos profissionais são generalistas, ou seja, sabem de tudo um pouco sobre a área e outros são especialistas, aqueles que focam em algo e se tornam os experts na atuação.

É preciso entender o que faz mais sentido para seu perfil e buscar o que se gosta para atuação, afinal, muitas são as possibilidades dentro dessa área.

5. Conhecimento de ferramentas e tecnologias

Para um trabalho com maior eficiência e resultados, é natural que as ferramentas sejam aliadas dentro das equipes e elas fazem parte das habilidades de marketing que são importantes de serem conquistadas.

Muitas são as ferramentas, tecnologias e tendências para um negócio e entender como a organização e profissional podem se beneficiar de tais instrumentos é crucial.

Portanto, é importante buscar no mercado o que faz sentido para o negócio e investir em soluções para que os resultados sejam alcançados de forma ainda mais simples e assertiva.

Podemos citar algumas dessas possibilidades que o profissional deve ter atenção e buscar conhecimento sobre, como:

Vídeos

Os vídeos são formas de comunicação que crescem a cada dia e se tornam importantes dentro de um planejamento graças a todas as possibilidades e redes sociais existentes.

É importante entender como se faz vídeos, edição, formas de conversar com público e ferramentas que direcionam esse tipo de conteúdo dentro do seu marketing.

Chatbots e inteligência artificial

Os chatbots são ferramentas capazes de responder perguntas e respostas pré-programadas em seu sistema e estão cada vez mais inteligentes graças ao poder da inteligência artificial por trás de suas configurações.

Com eles é possível ter uma ferramenta de vendas, marketing, engajamento, atendimento que identifica linguagem, intenção, humor, sentimentos positivos ou negativos e deixam a conversa mais humanizada e próxima ao real.

Entender sobre a tecnologia e olhar ela como uma ferramenta importante dentro da estrutura é uma grande habilidade de marketing, afinal, aqui não estamos falando sobre desenvolver ferramentas ou conhecer todas elas, mas sim ser capaz de identificar os benefícios e riquezas de cada uma para seu negócio.

Digital Asset Management (DAM)

O Digital Asset Management (DAM) é o Gerenciamento de Ativos Digitais, ou seja, são plataformas de armazenamento, organização e gestão de ativos digitais dos negócios.

Os ativos digitais englobam todo tipo de informação, conteúdo e arquivo digital, que podem ser desde uma arte para seu site, logos da empresa, vídeos, fotos, apresentações em PowerPoint, animações e todo material valioso e importante para a produção, divulgação e estratégias da empresa.

Dentro do marketing, muitos ativos são produzidos constantemente, certo? Portanto, é preciso olhar para o gerenciamento desses ativos e ir além de criar conteúdos em pastas ou e-mails, afinal, os ativos dizem muito sobre uma empresa e precisam ser disponíveis e bem utilizados.

No marketing e comunicação muitas são as demandas de conteúdo, desde produção, aprovação, refação, compartilhamento com diversos times e pessoas e é preciso ter uma visualização clara e fácil para que todos os ativos sejam de fato utilizados de forma estratégica e assertiva.

Muitas empresas ainda não olham para essa necessidade, mas ela é certamente um grande ganho e, mais uma vez, é habilidade de marketing entender sobre tais ganhos que a tecnologia pode oferecer.

6. Constante aprendizado

Essa é uma das habilidades de marketing mais importantes no setor e no profissional (de qualquer área), afinal, as mudanças tecnológicas, de processos e de estruturas acontecem a todo tempo e é preciso saber que o aprendizado é constante dentro dos negócios.

É crucial que os colaboradores reservem tempos de estudos e atualizações – e que esse tempo seja visto como investimento pela empresa e não como “horas perdidas – afinal, tudo muda com muita rapidez dentro do marketing.

Acompanhar blogs, referências, notícias, eventos, fazer networking, estar no mercado e buscar informações também fora dele faz toda a diferença para compor repertório profissional.

Para ter sucesso como profissional e dentro de equipes, existem habilidades de marketing que não podem ser deixadas de lado e estar em busca de cada uma delas faz toda a diferença para os resultados.

Como você e sua empresa têm olhado para as habilidades necessárias dentro de cada setor? Aproveite que sabe um pouco mais sobre o tema e aproveite para conhecer mais sobre Digital Assets Management (DAM) para profissionais de marketing e comunicação. 

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