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Captação de leads: 11 ativos de marketing para impulsionar sua estratégia

Equipe Huntag

A captação de leads é uma ação de extrema importância dentro das empresas, afinal, ter pessoas em sua base que se interessam pelo que sua marca oferece é o primeiro passo para oferecer seus produtos e soluções, não é mesmo?

Ainda que captar leads seja tarefa crucial nos negócios, ele ainda é um desafio em muitos cenários, afinal, é preciso ter conteúdos e ativos que chamem a atenção e que de fato te diferencie no mercado.

Quando falamos em ativos de marketing é muito mais do que postagens em redes sociais ou e-mails se apresentando, mas sim uma estratégia desenhada para o perfil do seu público e com conteúdo relevante para alavancar sua captação de leads.

Como essa importante tarefa é feita em seu negócio atualmente? Reunimos alguns ativos de marketing que devem estar no seu radar para sua organização atrair cada vez mais pessoas – e que sejam qualificadas – para seu negócio. Acompanhe!

 

Captação de leads e sua importância no negócio

Para vender um produto, serviço ou solução é preciso apresentá-la para o público, demonstrar benefícios, diferenciação no mercado e se destacar em meio a tanta concorrência.

Muito mais do que colocar seu produto em uma prateleira (ou em uma loja virtual), é preciso fazer com que as pessoas tenham interesse e, em muitos casos, é preciso abordar os possíveis clientes para apresentar sua solução e seguir em um processo de venda, certo?

Para atingir as pessoas certas e ter mais resultados no processo de vendas, é preciso olhar lá atrás: na captação de leads. Os leads são aqueles consumidores em potencial que, de alguma maneira, já demonstraram interesse em seu produto ou serviço.

Quando falamos no mundo digital, esse interesse não é apenas sobre colocar um produto no carrinho (afinal, isso nem é possível com muitas soluções e serviços), mas sim fazer algum tipo de conversão.

As conversões são momentos cruciais para o marketing e vendas, e é aqui que as pessoas cedem suas informações em troca de alguma oferta de valor da empresa. Com essa troca, ela se torna um lead que poderá ser trabalhado de diversas maneiras em seu ciclo de vendas.

Gerar leads é crucial para o crescimento das empresas, afinal, essas são pessoas que já demonstraram interesse com sua empresa (muitas vezes de forma orgânica) e que têm maior potencial de fazer negócio.

Tendo isso em vista, é preciso ter ações de captação de leads e elas se dão através de diversas práticas, formatos e materiais, tudo pensando em um único objetivo: gerar valor o suficiente para que o consumidor queira realizar uma troca com seu negócio.

 

Ativos de marketing que precisam estar em sua estratégia de captação de leads

Os ativos digitais englobam todo tipo de informação, conteúdo e arquivo digital que fazem parte constantemente das rotinas dos profissionais de comunicação, marketing e vendas.

Desde aquelas artes que estão no seu site, logos da empresa, vídeos, fotos, apresentações em PowerPoint e claro, toda ação e conteúdo feito para a captação de leads.

É claro que não existe um guia pronto ou um roteiro correto a se seguir quando falamos em conteúdo para captar leads, afinal, cada produto/serviço conta com uma forma de abordagem e o perfil do seu consumidor diz muito sobre o que de fato é relevante para ele.

Mas existem diversos ativos e formatos que são interessantes de estar no radar e que podem fazer toda a diferença na sua captação de leads. Para te ajudar nessa estratégia, reunimos alguns deles para seu processo. Confira o que já existe ou não em seu negócio!

 

1. Blog

Os blogs são essenciais para a estratégia de captação de leads e eles têm grande potencial para a marca atrair, convencer e se aproximar do seu público. É por esse local que a empresa vai falar mais sobre suas soluções e não apenas focar de fato em produto/serviço, mas é um espaço para ajudar os leitores com problemas e resoluções.

Nesse espaço, é possível criar diversas ações para geração de leads, como:

  • Assinatura na newsletter da empresa;
  • Cliques em banners de materiais ricos e ofertas de produtos;
  • Pop-ups promocionais e de conteúdo;
  • Formulários nos artigos;
  • Chatbots;

2. Materiais ricos

Os artigos de blog são cruciais para atrair e resolver problemas do público, mas nem sempre eles fazem com que as pessoas atinjam um nível em seu funil, ou seja, forneça seus dados e se torne um lead – e os materiais ricos são cruciais nesse momento.

Quando falamos em materiais ricos tratamos de diversos formatos que oferecem uma maior proposta de valor que, para receber, o cliente precisa deixar alguns dados para o negócio.

Aqui podemos falar de ebooks, infográficos, pesquisas, whitepapers, relatórios e outros materiais que façam sentido para seu conteúdo e que converse com sua persona.

Segundo pesquisas, 90% das informações processadas pelo cérebro é visual, portanto, é importante que esses materiais sejam bem visuais, que contem com a identidade do negócio e que sejam porta de entrada para a comunicação com seu lead.

 

3. Landing pages

Para entregar seu material rico é interessante investir em páginas especiais que ofereçam algo de conteúdo, valor e que seja a porta de entrada para o cliente deixar seus dados e receber seus materiais.

Para esse propósito, as landing pages são grandes aliadas da captação de lead pois elas centralizam informações e fornece o que é necessário para essa troca com seu futuro lead.

 

4. Podcasts

Além do visual, o sentido auditivo também é muito importante de ser explorado e os podcasts são formas interessantes na captação de leads. Criar conteúdos em áudios é um recurso para que os possíveis compradores entendam mais de suas soluções de problemas e negócios enquanto realizam outras atividades e colocam sua marca de forma natural no dia a dia.

Para esse formato, é preciso de fato conversar com o público e criar gatilhos para prender sua atenção, afinal, muitos são os estímulos que podem “brigar” com seu conteúdo ao mesmo tempo.

 

5. Vídeos

Falamos de materiais visuais e áudios e não podemos deixar de falar dos vídeos, ativo tão importante nas estratégias de marketing e vendas e captação de leads.

Os vídeos podem ter os diversos formatos, formarem trilhas, ser longos ou curtos, explicativos, comerciais, webinar, tutoriais e até lives. Todos eles são importantes para algum momento da jornada do seu cliente e são grandes aliadas tanto na captação quanto na conversão dos seus leads.

 

6. Testes e games

As pessoas gostam de interagir e de participar de atividades leves e lúdicas. Os testes e jogos são materiais perfeitos para isso e são grandes aliados na captação de leads.

Para entregar bons conteúdos nesse formato é preciso conhecer seu público, suas dores e necessidades para criar jogos que não sejam apenas voltados para vendas de seus produtos. Lembre-se, mais do que nunca, que captar leads é sobre oferecer valor e não sobre fazer vendas no primeiro momento!

 

7. E-mail marketing

Mesmo que muitas pessoas não acreditem no poder do e-mail nos dias de hoje, eles ainda são um canal muito efetivo para geração de leads e conversão de vendas.

Esse é um canal que permite diversos formatos, seja newsletter, envio de ofertas, trilhas de conteúdos, entre outros e é crucial olhar para ele e desenvolver estratégias para as diversas jornadas e momentos do seu lead.

 

8. Página de perguntas frequentes

As páginas de perguntas frequentes, ou FAQs, podem parecer irrelevantes, mas elas também são formas excelentes de oferecer conteúdo para os clientes e de trabalhar em sua captação de leads.

Nesse espaço, é possível esclarecer dúvidas, classificar suas palavras chaves, levar o cliente para outras páginas importantes e fazer com que as pessoas fiquem ainda mais por dentro de sua solução.

 

9. Cases

Nada melhor do que conhecer situações e empresas que se beneficiaram de algum produto ou serviço antes de realizar uma compra, não é mesmo? As provas sociais são muito importantes para as pessoas seguirem em sua jornada de compra e, justamente por isso, os cases são tão importantes para captar leads.

Produzir cases é sobre buscar conteúdos com clientes que fazem parte de seu negócio para que seu depoimento motive novas pessoas. Oferecer essas histórias de sucesso de diversos setores te ajuda na captação de leads e faz com que eles fiquem ainda mais direcionados e segmentados.

 

10. Ferramentas

As pessoas querem processos e materiais que ajudam em sua vida e dia a dia, então, por que não oferecer algo simples para seu negócio e que seja útil na vida dos seus possíveis clientes?

Calculadoras, planilhas direcionadas, conteúdos estruturados e muitos outros conteúdos são oportunidades para a geração de leads. Saiba o que seu negócio oferece e como parte pequena dele pode ajudar o seu cliente. Ao disponibilizar essa ferramenta, sua captação de leads é mais direcionada e o lead ganha alto valor na troca.

 

11. Demonstrações

É claro que nem todo ramo é possível oferecer demonstrações e avaliações grátis para os clientes, mas se o seu negócio permite uma leve experimentação, por que não deixar que o cliente teste gratuitamente por alguns dias?

Os testes grátis são muito importantes para a captação de leads e fazem com que sua base fique cada vez mais qualificada. Mais do que isso, eles ajudam no discurso do seu time de vendas e dão diversas oportunidades de negociação.

 

Gestão de ativos digitais

Como você viu, muitas podem ser as formas de captação de leads e todas elas contam com muitos ativos digitais e materiais para seus times. Para que essa estratégia funcione e não se torne um problema, é preciso que as pessoas tenham acesso ao que existe e que os conteúdos e informações sejam compartilhadas dentro da empresa.

E isso vai muito além de pastas ou e-mails trocados e é justamente aqui que entra a importância da gestão dos ativos. Quando falamos em Gestão de Ativos Digitais estamos falando em organização de tudo aquilo que é produzido e mais.

A gestão é um processo completo que envolve planejamento, criação, revisão, publicação, promoção, mensuração e hospedagem de conteúdo, qualquer que seja ele dentro da necessidade de marca.

Como aliado ao processo, ter um DAM, o Digital Assets Management, ou Gerenciamento de Ativos Digitais, faz toda a diferença para o processo de armazenamento, organização e gestão dos ativos de um negócio.

Como seu negócio tem olhado para a captação de leads e para os conteúdos produzidos pelos diversos times? Como a comunicação e troca de informações acontece em suas equipes? Aproveite que agora sabe mais sobre ativos que podem ajudar em sua estratégia e saiba como o DAM é uma ferramenta crucial para suas ações!

Digital Assets Management para marketing e comunicação

Baixe o infográfico:

Digital Assets Management para profissionais de marketing e comunicação

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