Habilidades de marketing

Como se destacar no mercado? 6 habilidades de marketing para sua empresa

Equipe Huntag

Diversas e constantes são as atualizações no mundo do marketing e é essencial que os profissionais estejam sempre em busca de tendências, ferramentas, técnicas e habilidades de marketing para se destacar no mercado e nas empresas.

É importante que os profissionais busquem atualizações e crescimento por si só, mas é crucial que as organizações ofereçam caminhos, atualizações, ferramentas e tecnologias para explorar melhor o que o marketing pode oferecer a um negócio.

Quais habilidades de marketing você tem olhado em seu negócio e em sua carreira? Reunimos práticas importantes e necessárias para as pessoas de sua empresa para o próximo ano e planejamentos. Confira!

 

Habilidades de marketing que seu negócio precisa ter atenção em 2022

Existem várias habilidades de marketing importantes para que sua empresa e seus profissionais se coloquem em destaque no mercado e muitas são as técnicas importantes para aperfeiçoar o relacionamento com o cliente, produtos, serviços e estratégias.

 

1. Familiaridade com o meio digital

Foi-se o tempo em que o mundo estava fora do digital e é preciso cada vez mais estar imerso na internet e em tudo que a rede proporciona. Sendo assim, é habilidade de marketing indispensável ter capacidade de se atualizar e de se manter por dentro desse meio.

É claro que muitas são as novidades a cada dia e é humanamente impossível que o profissional esteja por dentro de todas elas, mas é crucial ter vontade e o mínimo de familiaridade com o meio.

 

2. Facilidade para trabalhar com equipe

O marketing nunca é feito sozinho e todas as áreas são conectadas, fazendo com que o trabalho precise de alinhamento para que seja realizado com assertividade e na busca pelos melhores resultados.

Por isso, é habilidade de marketing crucial saber trabalhar em equipe, de forma colaborativa, empática e direcionada a resultados.

 

3. Capacidade analítica e orientação a dados

Essa habilidade de marketing pode levar equipes longe, afinal, estamos cada vez mais em uma era de dados e mensuração. Muitas são as ações de marketing e nada é feito com base em achismos e suposições, mas sim com base em dados, números e estatísticas do setor e do negócio.

Um profissional e uma equipe de marketing devem ter capacidade de interpretar dados a ponto de torná-los úteis e não ter apenas planilhas completas e que ficam paradas dentro do negócio.

 

4. Domínio de técnicas

O marketing digital tem muitas vertentes e é importante ter domínio sobre algumas delas. É claro que muitas são as demandas e nenhum profissional consegue atuar sobre todas elas, mas conhecer um pouco sobre as expertises é importante dentro do mercado, como:

  • SEO;
  • Marketing de Conteúdo;
  • E-mail Marketing;
  • Inbound Marketing;
  • Mídia de Performance;
  • Redes Sociais;

É importante entender que muitos profissionais são generalistas, ou seja, sabem de tudo um pouco sobre a área e outros são especialistas, aqueles que focam em algo e se tornam os experts na atuação.

É preciso entender o que faz mais sentido para seu perfil e buscar o que se gosta para atuação, afinal, muitas são as possibilidades dentro dessa área.

 

5. Conhecimento de ferramentas e tecnologias

Para um trabalho com maior eficiência e resultados, é natural que as ferramentas sejam aliadas dentro das equipes e elas fazem parte das habilidades de marketing que são importantes de serem conquistadas.

Muitas são as ferramentas, tecnologias e tendências para um negócio e entender como a organização e profissional podem se beneficiar de tais instrumentos é crucial.

Portanto, é importante buscar no mercado o que faz sentido para o negócio e investir em soluções para que os resultados sejam alcançados de forma ainda mais simples e assertiva.

Podemos citar algumas dessas possibilidades que o profissional deve ter atenção e buscar conhecimento sobre, como:

 

Vídeos

Os vídeos são formas de comunicação que crescem a cada dia e se tornam importantes dentro de um planejamento graças a todas as possibilidades e redes sociais existentes.

É importante entender como se faz vídeos, edição, formas de conversar com público e ferramentas que direcionam esse tipo de conteúdo dentro do seu marketing.

 

Chatbots e inteligência artificial

Os chatbots são ferramentas capazes de responder perguntas e respostas pré-programadas em seu sistema e estão cada vez mais inteligentes graças ao poder da inteligência artificial por trás de suas configurações.

Com eles é possível ter uma ferramenta de vendas, marketing, engajamento, atendimento que identifica linguagem, intenção, humor, sentimentos positivos ou negativos e deixam a conversa mais humanizada e próxima ao real.

Entender sobre a tecnologia e olhar ela como uma ferramenta importante dentro da estrutura é uma grande habilidade de marketing, afinal, aqui não estamos falando sobre desenvolver ferramentas ou conhecer todas elas, mas sim ser capaz de identificar os benefícios e riquezas de cada uma para seu negócio.

 

Digital Asset Management (DAM)

O Digital Asset Management (DAM) é o Gerenciamento de Ativos Digitais, ou seja, são plataformas de armazenamento, organização e gestão de ativos digitais dos negócios.

Os ativos digitais englobam todo tipo de informação, conteúdo e arquivo digital, que podem ser desde uma arte para seu site, logos da empresa, vídeos, fotos, apresentações em PowerPoint, animações e todo material valioso e importante para a produção, divulgação e estratégias da empresa.

Dentro do marketing, muitos ativos são produzidos constantemente, certo? Portanto, é preciso olhar para o gerenciamento desses ativos e ir além de criar conteúdos em pastas ou e-mails, afinal, os ativos dizem muito sobre uma empresa e precisam ser disponíveis e bem utilizados.

No marketing e comunicação muitas são as demandas de conteúdo, desde produção, aprovação, refação, compartilhamento com diversos times e pessoas e é preciso ter uma visualização clara e fácil para que todos os ativos sejam de fato utilizados de forma estratégica e assertiva.

Muitas empresas ainda não olham para essa necessidade, mas ela é certamente um grande ganho e, mais uma vez, é habilidade de marketing entender sobre tais ganhos que a tecnologia pode oferecer.

 

6. Constante aprendizado

Essa é uma das habilidades de marketing mais importantes no setor e no profissional (de qualquer área), afinal, as mudanças tecnológicas, de processos e de estruturas acontecem a todo tempo e é preciso saber que o aprendizado é constante dentro dos negócios.

É crucial que os colaboradores reservem tempos de estudos e atualizações – e que esse tempo seja visto como investimento pela empresa e não como “horas perdidas –, afinal, tudo muda com muita rapidez dentro do marketing.

Acompanhar blogs, referências, notícias, eventos, fazer networking, estar no mercado e buscar informações também fora dele faz toda a diferença para compor repertório profissional.

Para ter sucesso como profissional e dentro de equipes, existem habilidades de marketing que não podem ser deixadas de lado e estar em busca de cada uma delas faz toda a diferença para os resultados.

Como você e sua empresa têm olhado para as habilidades necessárias dentro de cada setor? Aproveite que sabe um pouco mais sobre o tema e aproveite para conhecer mais sobre Digital Assets Management (DAM) para profissionais de marketing e comunicação. 

Digital Assets Management para marketing e comunicação

Baixe o infográfico:

Digital Assets Management para profissionais de marketing e comunicação

Siga-nos nas redes sociais! 😉

More great articles

A importância de uma Central de Mídias para campanhas de marketing

A importância de uma Central de Mídias para campanhas de marketing

A importância de uma Central de Mídias para campanhas de marketing Sabia que ter boa central de mídias é crucial…

Read Story
Aumente a eficiencia operacional no marketing com DAM

Aprenda como aumentar a eficiência operacional no marketing com DAM

Aprenda como aumentar a eficiência operacional no marketing com DAM A eficiência operacional é um fator determinante que pode aumentar…

Read Story

10 motivos para investir em armazenamento de arquivos de marketing

10 motivos para investir em armazenamento de arquivos de marketingE se você pudesse ter todas as peças produzidas para sua…

Read Story

Fique por dentro!

Novidades e conteúdos sobre Comunicação, Marketing e como podemos te auxiliar. Não enviaremos Spam.

    Arrow-up