O trabalho remoto, que antes era benefício de apenas algumas pessoas e empresas, se tornou uma modalidade comum no país. Mesmo com a retomada das atividades de muitos negócios, esse é um modelo que tende a ficar e se instalar de vez em diversas organizações e setores.
De acordo com a pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), 90% das empresas aderiram a alguma modalidade de home office no último ano no Brasil. Quanto ao futuro, para 32% dos executivos, a modalidade será com certeza mantida, enquanto outros 45% já avaliam a possibilidade.
Apesar de números expressivos, o home office foi imposto graças a uma crise sanitária, como forma de contenção de riscos e não foi necessariamente planejado e estruturado em muitos locais.
Mesmo que o tempo tenha passado e as empresas tenham se estruturado, muitas ainda sofrem com problemas de comunicação, feedbacks, trocas e acompanhamento de gestão e resultados de fato.
Olhando para seu negócio hoje, o quanto você acha que essa modalidade está dando certo? O quanto seus times estão performando e a gestão fazendo acompanhamento? É importante refletir sobre essas questões para aperfeiçoar as estratégias e tornar o trabalho ainda mais assertivo.
Pensando nisso, reunimos alguns pontos importantes para você olhar para seus times e seus processos. Acompanhe!
Trabalho remoto: benefícios e desafios
O trabalho remoto não era comum em muitos setores e mesmo que ele não se mantenha 100%, a tendência é que o modelo híbrido passe também a ser muito adotado, ou seja, com o revezamento de colaboradores entre trabalho presencial e home office.
Se no ano passado as grandes dificuldades eram adaptar ferramentas, horários e formas de trabalho à distância, com o tempo muito já foi acertado e os benefícios desse modelo são notados cada vez mais.
Porém, assim como qualquer estrutura, o home office não é livre de desafios e é preciso que os colaboradores e gestores saibam lidar com algumas adversidades que possam surgir nesse caminho.
Ao adotar o trabalho remoto, a empresa e colaborador podem notar benefícios, como:
- Redução de custos;
- Redução de tempo gasto entre casa e empresa;
- Maior confiança entre gestores e equipe;
- Aumento de bem-estar da equipe;
- Fomento para autonomia para os colaboradores;
- Aumento de produtividade.
Por outro lado, o modelo de trabalho remoto pode oferecer também alguns desafios, como:
- Falta de entrosamento entre os times;
- Dificuldades de gestão;
- Diminuição do engajamento e motivação;
- Falta de trocas sociais proporcionadas pelo ambiente de trabalho;
- Dificuldade em se desligar do trabalho.
É importante entender se o negócio está notando mais desafios ou benefícios e refletir se de fato a empresa já está preparada e completa para o home office ou se é preciso investir em mais ações e estratégias.
Como saber se meu negócio está se saindo bem nessa modalidade?
Alguns aspectos são cruciais de serem observados nessa troca à distância com seus colaboradores e no que eles entregam de resultados. É importante olhar para pontos como engajamento, motivação, comunicação e troca de informações para entender como o conjunto afeta seus profissionais e times.
Comunicação
Não estar do lado dos colegas para tirar dúvidas, trocar ideias, gerar insights e produzir pode gerar perdas ao trabalho e a comunicação é um dos pontos cruciais para um bom funcionamento e rendimento do trabalho remoto.
Olhando para isso, como está a comunicação entre todos do seu time? Quando falamos em comunicação é importante olhar para todos os pontos, seja de colaborador para colaborador, gestão e liderança, RH, equipes e todas as outras possibilidades.
As pessoas na sua empresa estão recebendo as mesmas informações e as trocas estão se mantendo ou alguns profissionais se “sentem perdidos” e mais distantes do negócio?
Os times se comunicam, sabem quais são as tarefas uns dos outros e fazem trocas? É preciso mapear cada parte da jornada do seu colaborador para entender se a comunicação está fluindo em cada uma delas.
Se a comunicação não está fluindo, é preciso acender um alerta, afinal, esse é um grande problema que não pode ser resolvido depois dentro de um modelo de trabalho, seja remoto ou presencial.
Acompanhamento dos trabalhos
Como a gestão está acompanhando o trabalho? É importante entender que acompanhar o trabalho remoto não é ficar o tempo todo ligando ou mandando mensagens para os colaboradores para “vigiá-los”, mas sim ter objetivos e alinhamentos definidos para que as dúvidas sejam sanadas e os resultados entregues.
É interessante agendar reuniões periódicas com sua equipe, dessa forma, você será capaz de verificar os projetos em andamento, garantirá que as tarefas estão ocorrendo de maneira correta e poderá falar sobre os próximos passos a serem dados.
Ao trabalhar em home office as reuniões passam a ter mais importância e é preciso que elas tenham objetivos e abordem todos os pontos necessários para que não se tornem tempos perdidos.
Ter calendários definidos para esses encontros, sejam em grupos ou individuais, é essencial para que o trabalho corra da melhor forma e para que as pessoas não se sintam distantes dos times e das lideranças.
Feedback
Muito se espera que o colaborador esteja disponível para a empresa em seu momento de trabalho no home office, mas o quanto os líderes e gestão estão prontos para o profissional?
Mais do que nunca, é preciso dar feedbacks claros sobre erros e acertos para que o colaborador se mantenha engajado em sua função.
Para que esses feedbacks sejam passados, é preciso que os gestores acompanhem métricas individuais e em grupos para que possam ter dados sobre os trabalhos desempenhados.
É importante que exista uma comunicação clara e que o colaborador tenha possibilidade de falar e dar seus feedbacks sobre lideranças e empresa para expor suas dificuldades ou pontos positivos.
Dar feedback deve ser rotina das empresas e se a sua ainda não olha para isso, é preciso reconsiderar o sucesso de sua gestão.
Capacitação e desenvolvimento
Promover capacitação é essencial, mais ainda em trabalho remoto, afinal, funcionários capacitados diminuem erros e se sentem mais seguros e motivados a desempenharem suas funções, independentemente de onde ele esteja para realizar o seu trabalho.
Fomente ações educacionais, promova treinamentos online e capacite o seu colaborador para o novo modelo adotado.
Mais do que fornecer materiais educativos sobre ferramentas e técnicas, vale a pena estudar a viabilidade de treinamentos comportamentais e que desenvolvam outras habilidades, como liderança, gerenciamento de tempo, autonomia, entre outros.
Organização e gestão de conteúdos
Os conteúdos são essenciais para as estratégias da empresa e, em um momento em que as pessoas estão distantes, é ainda mais preciso ter organização para que todos possam encontrar seus ativos digitais para suas funções.
Imagine que todo dia o time de marketing recebe diversas demandas de toda a empresa perguntando sobre onde estão os vídeos e imagens. Além do grande tempo perdido, cria-se diversos canais e níveis de comunicação que ficam perdidos dentro da organização.
É preciso que exista organização, acesso correto, regras e estruturas para que todos possam encontrar tudo o que precisam de forma rápida e assertiva para seu desenvolvimento.
O passo necessário para que os conteúdos estejam adequados, estruturados e disponíveis para todos no negócio é a gestão de conteúdos.
Esse é o processo que envolve planejamento, criação, revisão, publicação, promoção, mensuração e hospedagem de conteúdo, quaisquer que sejam eles dentro das necessidades da marca.
Quando falamos em gestão de conteúdos é uma estratégia que vai muito além de criar pastas compartilhadas ou listas com palavras-chave para cada conteúdo para que ele seja encontrado, mas trata-se de olhar para organização e facilidades para todos os componentes das equipes para que eles conversem entre si.
Olhar para essa estratégia é crucial, afinal, cada vez mais crescem as demandas digitais e é preciso que elas tenham estruturas para que as empresas aumentem produtividade, reduzam retrabalho e façam com que seus conteúdos sejam de fato estratégicos no negócio.
Ferramentas
Seja para organização de trabalho, comunicação, treinamento e desenvolvimento, engajamento e organização e gestão de conteúdos, é preciso ter ferramentas disponíveis para seu colaborador.
Defina o que faz sentido para seu negócio e incentive que todos os colaboradores façam uso do que é disponibilizado para que todos estejam na mesma página dentro de suas funções.
As ferramentas são essenciais para que todos tenham visualização sobre as atualizações dos processos, novidades da empresa, comunicados e tantas outras necessidades. Se seu negócio não investiu nelas para a realização do trabalho remoto é hora de refletir e iniciar suas implementações.
Citamos alguns tópicos importantes de serem visualizados dentro de um negócio para que exista maior visão sobre o que tem dado certo ou não em seu trabalho remoto.
Lembre-se que essa modalidade é muito mais do que permitir que os colaboradores fiquem em casa, mas é necessário estratégia e estrutura para que eles possam produzir e performar tão bem – ou até melhores – do que no ambiente organizacional.
Refletir sobre todos os pontos que abordamos é um primeiro passo para que você entenda suas necessidades, jornada e objetivos e perceba em quais pontos é preciso atenção para melhorias e resultados mais estratégicos.
Aproveite para saber um pouco mais sobre a importância de olhar para diversas pontas do trabalho remoto e saiba mais sobre uma delas: como gerenciar seus conteúdos e qual a importância de ter ferramentas para essa ação!