Agile marketing: como gerir seu time + ferramentas para o negócio!

Agile marketing: como gerir seu time + ferramentas para o negócio!

Equipe Huntag

Quando se pensa em gestão e estratégias para times de marketing, muitas são as possibilidades e táticas utilizadas para os melhores resultados, certo? Desde conteúdo, mídias sociais, parcerias com outras empresas, organização, agile marketing, eventos e tantas outras atividades fazem parecer que é impossível dar conta de tudo.

Ter tantas opções nesse mercado não significa que você precisa investir em todas, mas é importante olhar para estratégias que fazem sentido para seus resultados e gestão e que, claro, dão resultados para o negócio.

Para isso, é importante que seu time seja ágil e que metodologias e ferramentas sustentem essa possibilidade. Você já ouviu falar sobre o agile marketing e como ele pode ser um grande diferencial em suas equipes? Vamos falar mais sobre ele, confira!

 

O que é agile marketing?

As equipes de marketing são responsáveis por muitas tarefas e demandas de diversos outros setores, clientes e necessidades que a marca tem e, por isso, manter o trabalho organizado, com qualidade e sem queda de produtividade é um enorme desafio.

Para que isso seja minimizado entre as empresas, a agilidade passa a ser vista nesse setor. Quando falamos em agilidade não é sobre fazer tudo mais rápido, mas sim sobre ter processos e ciclos estabelecidos para o trabalho.

O agile marketing vem das metodologias ágeis que são métodos de gestão e desenvolvimentos de projetos utilizados nas áreas de TI. Com a necessidade de “organizar a casa” essa metodologia se expande cada vez mais e chega aos mais diferentes setores.

Sendo assim, o agile marketing consiste na ideia de entender os seus problemas e demandas e dividi-los para que mais facilmente sejam entregues e visualizados os resultados.

Dessa forma, ao adotar ciclos menores, é possível se planejar sem ficar estagnado em longos processos e torna-se possível entregas constantes, testes e uso de diversas abordagens para cada uma das demandas.

Com essa metodologia, cada ciclo curto é analisado mais de perto e erros passam a ser identificados mais facilmente e corrigidos de forma rápida, sem prejudicar o processo inteiro, faz sentido?

O Agile Marketing se baseia em um manifesto, assim como o agile, e sua grande proposta e objetivo é fazer com que as equipes não fiquem paradas no tempo e sejam capazes de dar respostas rápidas aos clientes e mudanças do mercado.

Adotar a agilidade no marketing é muito mais do que uma estratégia, essa é uma mudança de postura, formas de organização, cultura e mentalidade da empresa. Quando bem estruturada e implementada, essa metodologia dá diversos benefícios para os negócios, como:

  • Aumento de produtividade;
  • Eficiência e inovação no setor;
  • Redução de erros e de retrabalho;
  • Grande foco no consumidor e na experiência final;
  • Capacitação de adaptação rápida às mudanças;
  • Aumenta o alinhamento da equipe e fortalece o clima organizacional;
  • Fortalece a transformação digital.

Como gerir uma equipe com agile marketing?

A agilidade no marketing é uma estratégia contínua dentro dos times e algumas ações, processos e ferramentas são essenciais para que essa metodologia caminhe bem. Veja alguns requisitos para implementar o planejamento com eficiência.

 

Tenha liderança alinhada e defina expectativas

Os líderes precisam ser capazes de conduzir equipes ágeis e eles são os grandes precursores dessa mudança. Portanto, é preciso alinhamento de expectativas do negócio, entregas e equipes para que todos os pontos sejam repassados para todos.

Nesse primeiro momento deve haver planejamento para estabelecimento de regras, normas básicas, controle de qualidade e repassa de cultura que é esperada para os projetos.

 

Conheça os frameworks do agile marketing

O agile marketing se baseia em frameworks, ou seja, modelos de trabalho que permitem aplicar e gerenciar a metodologia na prática. São eles que têm o papel de organizar a estrutura, atividades e conduzir os processos.

Os frameworks utilizados no marketing derivam daqueles usados no desenvolvimento de software e é importante entender o que faz sentido em seu cenário.

 

Scrum

O Scrum é um dos frameworks mais conhecidos nas metodologias ágeis e nesse modelo as equipes trabalham em ciclos curtos, chamados de sprints, que duram de 1 a 4 semanas.

Um dos grandes focos do Scrum é a colaboração e a metodologia prevê encontros diários, chamados de stand up, para que cada membro compartilhe suas atividades, gerando transparência no time e fortalecendo a comunicação.

Para esse trabalho, as equipes têm alguns papéis como o PO, o product owner, que é o profissional que tem a visão geral da campanha ou produto para direcionar cada sprint, os membros do time e o Scrum Master, aquele especializado na metodologia e focado no processo.

 

Kanban

O kanban é uma metodologia visual de gestão de processos e é um item interessante dentro do agile marketing. O kanban consiste em um quadro, conhecido como Kanban Board, que permite a visualização de todo o fluxo de trabalho.

Seja com post-its na parede ou cards em ferramentas online, o quadro é dividido em colunas que representam os passos de um processo e representa o To Do (a fazer), Doing (em progresso) e Done (finalizado).

Em cada passo, o quadro deve conter as tarefas necessárias e os responsáveis por ela e a cada mudança de status, os cartões devem se mover.

O Kanban dá uma visão dinâmica do todo e permite que o gerenciamento das tarefas seja feito e que toda a equipe tenha direcionamento sobre suas atividades individuais e em grupo. Mais do que isso, o quadro ajuda na priorização de demandas e no foco das tarefas mais importantes.

Vale dizer que o Kanban não é apenas um quadro de tarefas, mas uma metodologia que pressupõe um fluxo contínuo de trabalho, autonomia e comprometimento dos colaboradores e adaptação às mudanças a qualquer momento.

 

Lean

Já o lean é um framework de metodologia ágil focado em simplificar processos. A palavra “lean” significa “enxuto” e essa é a proposta, ou seja, tornar os processos mais enxutos, usando apenas tempo e recurso necessário.

A metodologia pressupõe a eliminação de desperdícios e redução na complexidade das tarefas, sem perder a qualidade e o foco na satisfação do consumidor. A mentalidade aqui é agir rapidamente, iterar com frequência e entregar valor.

 

Tenha ferramentas para sustentar a estratégia

Ao entender a estratégia e os objetivos que sua equipe quer alcançar é importante ter ferramentas que ajudem o agile marketing decolar. Desde softwares, ideias e ações simples até aquelas mais complexas e cheias de resultados e insights para seu negócio, ter ferramentas é um grande ganho para a gestão dos times.

 

Workflow para visualização de tarefas

Pode ser que você até já siga uma espécie de Kanban e ter atitudes para facilitar a gestão de entregas é essencial para suas equipes.

Seja em um quadro na parede do escritório ou em uma ferramenta, é importante ter cards que comportem o check list das entregas, a criação de tarefas, inserção de briefing, visualização para todos da equipe, relatórios e não apenas dar prazos, mas também entender onde as pessoas estão com facilidade ou dificuldade para suas entregas.

O Workflow de projetos e validação de conteúdos da Huntag tem exatamente essa proposta e faz com que sua gestão seja facilitada, centralizada e especialista em identificar erros e propor soluções alinhadas à agilidade.

 

Ferramentas de comunicação

A comunicação é essencial no Agile Marketing e em um momento em que o home office é modalidade estabelecida em muitos times de marketing é preciso que exista trocas constantes.

Seja Slack ou Teams, por exemplo, é importante ter ferramentas que organizem a comunicação entre as equipes e não façam com que elas se percam em trocas confusas de e-mail, mensagens do WhatsApp ou recados em diversas redes.

Agrupar as mensagens, pessoas, ligações e ter canais é essencial para que todos falem com todos e para que as equipes se mantenham unidas e coesas nos projetos.

 

Gestão de Ativos Digitais

Muitas são as demandas e tarefas que existem dentro de um time de marketing e mais do que gerenciar e entender sobre elas é preciso fazer com que todas as entregas sejam encontradas dentro das equipes.

Imagine que seus times de produto pedem demandas de imagens, onde seu time de marketing armazena as entregas? É preciso ir além de e-mail e pastas compartilhadas, mas sim investir em centrais de mídias e locais em que as pessoas realmente encontrem o que precisam quando tiverem necessidade e sem precisar de contatos com outros.

Os Sistemas de Gestão de Ativos Digitais, conhecidos também como DAM, Digital Assest Management, têm justamente essa função e, além de compartilhar e armazenar arquivos digitais, eles são ferramentas com um ecossistema completo de conteúdos que envolve todas as áreas de uma empresa e se torna uma fonte única e segura de acesso.

Um DAM dá grandes passos para o agile marketing, afinal, ele atua como controle operacional e intelectual dos materiais produzidos por sua marca e com ele tudo o que é produzido se torna identificável, centralizado e de fácil acesso para todos.

A capacidade de colaborar na criação e gerenciamento de ativos digitais é crucial na era digital e mais ainda na adoção de agile marketing. Com ele, há foco em colaboração e organização efetiva dentro do ambiente corporativo.

Conhecer ferramentas que façam sentido para o negócio é preciso dentro de uma estratégia de agile marketing e investir em metodologias, materiais, treinamentos e softwares especializados faz toda a diferença para seus resultados.

A Huntag conta com soluções para que suas mídias sejam gerenciáveis e para que seu fluxo de trabalho esteja estruturado de forma clara, assertiva e direta.

Agora que você sabe mais sobre agile marketing, que tal conhecer soluções para seu negócio? Fale com um especialista e vamos traçar os seus próximos passos!

A Huntag é uma plataforma, que tem como objetivo otimizar processos e aumentar a produtividade de equipes de marketing e comunicação, através da organização, distribuição e gestão de conteúdos digitais e projetos.

Siga-nos nas redes sociais! 😉

More great articles

eventos de marketing em 2021

Aumente seu repertório com Eventos de Marketing e Comunicação em 2021

Aumente seu repertório com Eventos de Marketing e Comunicação em 2021Devido a pandemia do Covid-19, muito hábitos mudaram e sugiram…

Read Story
Como diminuir retrabalho nas equipes de marketing: o conceito DRY

Como diminuir retrabalho nas equipes de marketing: o conceito D.R.Y

Se você gerencia ou atua em uma equipe de comunicação e marketing certamente sabe como é a alta rotina de…

Read Story
Aumente a eficiencia operacional no marketing com DAM

Aprenda como aumentar a eficiência operacional no marketing com DAM

Aprenda como aumentar a eficiência operacional no marketing com DAM A eficiência operacional é um fator determinante que pode aumentar…

Read Story

Fique por dentro!

Novidades e conteúdos sobre Comunicação, Marketing e como podemos te auxiliar. Não enviaremos Spam.

    Arrow-up