Possuir equipes de marketing internas já é algo de longa data, os benefícios que ela oferece como: maior transparência, economia de custo, maior agilidade, maior controle sobre as demandas, são exemplos que essa tendência não é passageira e veio para ficar.
Com auxílio de novas tecnologias e funções que são necessárias para conquistar mais clientes e impulsionar uma marca e negócio, ter a capacidade de montar uma equipe interna de marketing qualificada, não deixa de ser um requisito fundamental até mesmo para empresas menores.
De modelos com 100% de produção interna à híbridos, onde as demandas são compartilhadas com agências externas, nossa intenção com esta leitura é te auxiliar um pouco com boas práticas para conduzir uma equipe de marketing interna.
Por que as empresas estão montando equipes de marketing internas?
Os esforços para internalizar as equipes de marketing não são simples, há desafios na contratação de bons profissionais, investimentos iniciais com computadores específicos para a área de criação, ferramentas digitais que auxiliem a gestão e o fluxo da área, enfim…mas é um esforço compensatório. O retorno do investimento (ROI), vem através da velocidade do trabalho e transparência nos processos. Além do controle maior dos dados e informações, que vai do desempenho da equipe até o detalhamento de produtos e campanhas, o que facilita o planejamento da área.
O trabalho interno, possibilita entender melhor os gastos e dados, ter tomadas de decisões mais eficazes, combinado com a marca, cultura e conhecimento profundo de produtos e serviços. Além disso, todos estão falando a mesma linguagem corporativa.
Outros fatores como comunicação, colaboração e consistência da marca e criatividade, fortalecem as empresas montarem suas equipes internas de marketing.
Comunicação: Quando se tem uma equipe que trabalha focada em um único “cliente”, o tempo de resposta é muito mais rápido. Basta acionar a pessoa que está ao lado e pronto!
Colaboração: Manter os conteúdos de campanhas e templates em uma plataforma colaborativa, melhora definitivamente o fluxo de trabalho.
Consistência da marca e criatividade: Facilidade em manter o alinhamento da sua marca, do nível macro ou micro, seja em um pequeno anúncio ou uma campanha global.
Pontos de atenção na gestão de equipes de marketing internas
Como tudo na vida, a criação de uma equipe interna de marketing tem suas vantagens e pontos de atenção. Já citamos aqui alguns exemplos como, maior transparência, redução de custos, agilidade, organização sobre os conteúdos e maior controle sobre a marca. Outros pontos importantes devem ser levados em consideração no momento de gerenciar uma equipe de marketing interna. Veja abaixo:
Invista nas habilidades das pessoas, esteja atendo no que elas fazem de melhor.
Desenvolva a criatividade, um dos maiores desafios de equipes internas de marketing é o fato de sempre trabalharem para a mesma marca, o que pode ocasionar a “falta de criatividade” que é comum e diferente quando se trabalha dentro de uma agência atendendo variados clientes e projetos. Por isso, invista em cursos criativos, faça benchmark e se for o caso contrate uma agência. Não significa que trabalhar internamente exime essa possibilidade. A contratação de uma agência auxilia na estratégia e na criação do conceito, onde depois será desmembrado para a equipe interna.
Quando separar as funções internas e externas?
Antes de responder essa pergunta, pense: “onde vamos nos beneficiar se levarmos esse trabalho pra fora?”. Faça um mapeamento das necessidades da sua área de marketing, da campanha que irá trabalhar e faça uma análise SWOT disso, reconheça as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que sua equipe terá. E se depois de tudo isso a escolha for ter um suporte externo, não leve para o lado que sua equipe não está preparada, pelo contrário, a análise trará feedback de melhorias ou até mesmo a visão que tipos de projetos sua equipe pode assumir.
Lembre-se, gerenciar uma equipe de marketing interna não é cravar na pedra as escolhas e decisões, como citamos, o marketing é uma constante evolução.
Também temos que levar em consideração, que a relação entre agência e marca está evoluindo. Ao invés de uma agência ajudar a produzir elementos gráficos, as equipes de marketing internas estão atrás de um novo olhar criativo e perguntando: “como posso digitalizar meu produto?”, “como podemos fazer o lançamento da nossa nova marca?” ou “como podemos alcançar nosso público-alvo? “.
É uma relação benéfica, pois trás para dentro de casa um novo olhar e eleva a criatividade e desempenho da equipe interna para um próximo nível.
Principais habilidades e competências para uma equipe de marketing interna
Não existe uma fórmula mágica para o sucesso de uma equipe de marketing, nem uma solução única, pois cada empresa e os objetivos são diferentes. Mas determinas habilidades e competências são fundamentais para uma equipe interna de marketing funcionar com eficácia. Tenha pessoas que são:
- Especialistas em Conteúdo;
- Especialistas em Google ADS e Analytics;
- Especialistas em SEO;
- Especialistas mídias sociais;
- Especialistas em comprar mídias pagas;
- Tenha capacidade de trabalhar bem sob pressão;
- Conheça plataformas para melhorar processos;
- E o principal, seja criativo e trabalhe bem em equipe.
A tecnologia ao favor do gerenciamento com mais eficácia!
As soluções de tecnológicas estão cada vez presentes no dia a dia do marketing, conhecidas como Martechs, a junção dos nomes “marketing + tecnologia”, são ferramentas e/ou plataformas que auxiliam os profissionais da área a trabalharem com eficácia, simplicidade e controle. Geralmente são utilizadas ferramentas para coletas de dados estratégicos e outras para o operacional, que auxiliam mais na colaboração com menos “refação”.
Você já deve ter presenciado diversas conversas dispersadas em vários canais, aumentando as chances de erros e retrabalhos. Ter um único local, na nuvem, para compartilhar conteúdos, fazer a validação e aprovação de peças, com controle de versionamento e ter histórico de informações, permite às equipes de marketing internas mais agilidade e produtividade no dia a dia. Com toda a operação de uma campanha em uma única plataforma, melhora o fluxo de trabalho, gerencia melhor os prazos e possibilita uma visão macro das coisas.
A ferramenta ideal para sua equipe de marketing interna
Não importa o tamanho da sua empresa e estrutura, os principais componentes para o sucesso com equipes internas de marketing são o conhecimento e a tecnologia. Uma plataforma de gestão criativa, tornará muito mais simples os processos internos. A Huntag é uma plataforma, que ajuda equipes marketing e comunicação a organizarem e gerenciarem seus conteúdos digitais e projetos com eficácia, que facilita a otimização de processos e redução de custos. Através das soluções de “Gestão de Ativos Digitais” para que as equipes encontrem tudo com facilidade, mantendo os principais materiais da marca e conteúdos organizados. E de “Workflow de Aprovações”, para centralizar a comunicação com a validação de peças e criação de tarefas em um único lugar.
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