Utilizar imagens é indispensável dentro das estratégias de marca e marketing e, por isso, o banco de imagens é grande aliado dos profissionais desses setores para criar suas comunicações nos mais diferentes objetivos.
Muitos são os bancos de imagens gratuitos e pagos no mercado, mas o problema é que com eles, muitas empresas utilizam as mesmas imagens e algumas delas viram até “figurinha repetida” nas ações.
Além disso, podem existir problemas com direitos autorais caso os profissionais não tomem cuidado com a origem de sua foto para a peça a ser feita.
Pensando em situações como essa, ter o próprio banco de imagens é uma grande solução e torna-se um excelente aliado para o dia a dia dos negócios. Você já pensou na importância desse investimento? Saiba mais sobre ele agora mesmo!
O banco de imagens e sua importância no marketing
Utilizar imagens é indispensável em qualquer estratégia de marca e elas são essenciais na divulgação, atração, conversão, nutrição e tantas outras etapas da jornada do cliente com o negócio.
Mais do que isso, os bancos de imagens são essenciais nos canais online e off-line e diversas são as atividades em que elas são necessárias, desde loja virtual, newsletter, e-mail, site, campanhas nas redes sociais e tantas outras ações.
Para isso, é preciso ter um banco de imagens para que seus profissionais tenham onde buscar conteúdos para criar seus projetos de forma simples e estruturada. As imagens vão dos mais diferentes tipos, formatos, necessidades e objetivos e podem ser sobre o produto/serviço, sobre pessoas ou utilizando, para datas comemorativas e até aquelas mais genéricas, não é mesmo?
Segundo estudo, em uma semana média, 42,8% dos profissionais de marketing publicam pelo menos cinco imagens e 40,8% usam de duas a cinco imagens. Organizar e fornecer essas imagens ocupam muito do tempo dos times de marketing e, por isso, o uso de bancos é tão comum nas rotinas empresariais.
Utilizar essas opções é interessante e salva muito no dia a dia, mas para que sua empresa tenha identidade e esteja alinhada aos objetivos da marca e a todas as estratégias traçadas é preciso conteúdo original, autêntico e que faça sentido com sua comunicação e, nem sempre um banco de imagens do mercado é capaz de oferecer isso.
Ter o seu próprio banco de imagens dá muitos benefícios para as ações e reunimos algumas dessas vantagens para que você entenda essa importância. Acompanhe!
Dá controle sobre as utilizações
Ao desenvolver um banco de imagens interno com fotos de produtos, serviços, pessoas, colaboradores, objetos e quaisquer que sejam as necessidades, a empresa passa a ter controle sobre as imagens que existem e que já foram ou não utilizadas.
Dessa forma, qualquer colaborador pode acompanhar o que existe, o que já foi utilizado ou não e acabam aqueles problemas de usar a mesma imagem de um banco gratuito por profissionais diferentes.
Dá diferenciação no mercado
Ao utilizar um banco de dados do mercado é possível pegar imagens que já foram utilizadas por outras empresas e até mesmo por concorrentes. Ao ter um banco próprio, esse não é mais um problema, afinal, as imagens são das empresas e contam com o máximo de personalização.
Além disso, o uso do banco de imagens as vezes podem ser problemáticos em relação aos direitos de imagem e, seguindo as regras com fotógrafo e com as pessoas que vão participar (ou seja, para reprodução, distribuição, comercialização e formalização de autorização das pessoas fotografadas), a empresa detém de todos os direitos de uso.
Aumenta a qualidade dos conteúdos
Ter fotos próprias do seu negócio, produto/serviço, pessoas e itens que revelam a cultura e estratégia faz com que a personalização seja completa e com que a qualidade cresça de forma significante. Mais do que pegar imagens genéricas em bancos (ainda que bonitas e bem produzidas), nada tão importante para seu posicionamento como investir em personalização e qualidade.
Ajuda na criação de storytelling
Criar storytelling é muito importante para diversas ações e oferecer histórias para seus clientes, parceiros e colaboradores faz toda a diferença para os resultados e possibilidades. Com um banco próprio e bem organizado as ações passam a ter mais solidez e as histórias fazem ainda mais sentido em todas as construções.
Ajuda os times e a comunicação
Como já citamos, um grande problema vindo da falta de organização de imagens e ativos digitais são as falhas na comunicação e ruídos entre os times. Muitas vezes, outros times buscam o marketing para criação de peças que já existem ou até mesmo usam repetidamente as mesmas imagens.
Mais do que isso, o problema de direitos autorais que já citamos algumas vezes pode ocorrer – especialmente para aqueles que não são do time do marketing e não têm o grande conhecimento nessa questão.
Dessa forma, ao ter uma gestão de imagens e um bom banco de imagens é possível que todos acompanhem os conteúdos e tenham facilidade para se comunicar dentro do dia a dia.
Como criar um banco de imagens para o negócio?
Agora que você sabe muitas das vantagens de ter um banco de imagens, é hora de investir em algumas ações para que ele vire realidade no seu dia a dia. Para isso, é preciso contar com fotógrafos e profissionais para essas ações e, claro, entender que não vão se criar álbuns e álbuns da noite por dia e, justamente por isso, o planejamento é tudo.
Entenda seu produto/serviço, saiba o que precisa ser mostrado, entenda o que já existe ou não, crie cenários, faça imagens atemporais, faça testes, convide as pessoas e colaboradores para essas sessões e represente mais do que o produto, mas tente também captar a essência e cultura do negócio, faz sentido? Para isso, é interessante olhar para alguns pontos:
- Conheça bem seu produto/serviço e saiba o que mostrar;
- Crie roteiros para as sessões de foto para captar o máximo possível a cada trabalho;
- Conte com profissionais de referência para ter bons conteúdos;
- Utilize diversos cenários e possibilidades dentro da empresa e dos cenários;
- Faça imagens atemporais e pense nas grandes necessidades de comunicação;
- Capture diferentes mídias e invista em vídeos curtos, closes, fotos amplas e tente diversos ângulos;
- Tire fotos da rotina da empresa;
- Saiba que fotografar e alimentar o banco de imagens não é uma tarefa para apenas um dia, mas sim uma necessidade contínua.
Como organizar o banco de imagens?
Mais do que tirar fotos, é preciso ter uma plataforma para mais do que colocar os conteúdos, mas também para que eles possam ser gerenciados, acessados e utilizados por todos aqueles que fizerem sentido dentro do negócio.
Ter um bom banco de imagens não é apenas sobre colocar suas fotos em pastas, mas sim possibilidades de gestão dos seus ativos e a Huntag vai te ajudar nessa tarefa tão importante.
Por meio de um sistema baseado em DAM (Digital Asset Management) ou Gerenciamento de Ativos Digitais, a plataforma da Huntag te ajuda nesse momento através das mais diversas funções:
- Leitura de metadados das imagens: a Huntag reconhece até mesmo o modelo da câmera que tirou a foto, convertendo esta informação em dados para a busca.
- Organização por categorias e subcategorias: você nunca mais irá precisar se preocupar com aquela infinidade de pastas. Nossa plataforma utiliza o sistema folderless.
- Inserção de palavras-chave: ao baixar uma imagem, o nome vem em códigos ou, muitas vezes, em outros idiomas. Mas, ao cadastrá-la em nossa plataforma, você poderá inserir palavras-chave que ajudam em sua localização.
- Liberação de espaço: as imagens são redimensionadas automaticamente, reduzindo seu peso e deixando mais espaço em seus servidores.
- Controle de direitos autorais: saiba se a licença das imagens está próxima do vencimento e renove o seu uso em tempo hábil.
- Controle de gastos: o banco próprio passa a ser a fonte prioritária dos ativos.Dessa forma, fontes externas de imagens serão menos utilizadas, gerando menor custo.
- Banco de imagens em formato de galeria: com tudo à vista, você saberá exatamente o que possui.
Ter um banco de imagens é muito importante para as ações e resultados e investir nessa possibilidade dá grandes diferenciações para o negócio e para o seu time de marketing.
O quanto você já pensou nessa ponta do seu negócio? Aproveite que agora sabe mais sobre o banco de dados, sua importância de ter um próprio e olhe para seu processo para entender o quanto ele pode fazer sentido!
Para traçar ainda melhor uma estratégia para sua rotina de conteúdos, fale com nossos especialistas e vamos desenhar juntos o seu banco de dados da melhor forma para seus objetivos!