Como escolher um sistema Gestão de Ativos Digitais – DAM

Avatar
Equipe Huntag

A decisão de implementar um sistema de gestão de ativos digitais (DAM), não é uma tarefa fácil. Se você chegou até essa fase, de começar a pensar na possibilidade de uma implementação, significa que você entendeu o real valor que um DAM trará para sua operação de marketing, comunicação e projetos em geral. Isso é muito bom!!

Agora se você está lendo este texto e ainda não sabe ao certo o que é DAM, o que ele pode fazer para alavancar e ajudar a sua empresa, aconselhamos que leia os tópicos abaixo:

Tudo certo? Então vamos lá!

Você precisa de um DAM!

Um DAM é responsável por organizar e gerenciar, de maneira eficiente, os principais (ou todos) ativos digitais da sua empresa, que são produzidos diariamente. Qualquer implementação de DAM, bem-sucedida, exige mais do que apenas novas tecnologias. Requer uma base para a estratégia digital baseada em pessoas, processos e tecnologias. Implementar uma solução DAM, significa que os ativos podem gerar receita, aumentar a eficiência e reduzir custos.

Mas o processo de seleção de um fornecedor DAM não é uma tarefa fácil, e é por isso que pedimos que acompanhe até o final. 🙂

Atenção nas demonstrações

Fazer demonstrações com o fornecedor é um ponto de partida para qualquer relacionamento e contratação. Parte dos seguintes propósitos:

  1. Demonstrar a tecnologia
  2. Alinhar com o fornecedor as suas necessidades. E para isso, foque em tirar todas as dúvidas e faça todas as perguntas necessárias. Um bom fornecedor irá te ouvir e te dar o espaço necessário para esse momento. E se preciso, faça mais que uma demonstração!
  3. Aprenda! Aproveite o momento e aprenda com a pessoa que estará demonstrando o seu sistema. Quanto maior o entendimento, melhor será o relacionamento comercial entre vocês.
Pontos chave nas demonstrações de um DAM

Muitos fornecedores começarão com uma apresentação conceitual, ouça-os, é sempre bom conhecer um pouco da história e desafios que fizeram eles chegar até aqui. Mas não fique preso somente no conceito, foque em visitar o sistema e aproveitar ao máximo essa oportunidade.

A tecnologia é muito importante, fique atento as funcionalidades e não esqueça de tirar todas as dúvidas. Um conselho, já leve com você perguntas prontas que gostaria de fazer. Com relação as funcionalidades, fique atento aos principais requisitos:

  • Metadados – o sistema “lê” informações de determinados arquivos?
  • Facilidade no Cadastro – upload por “drag and drop” é uma ótima pedida.
  • Visualização dos ativos
  • Download
  • Compartilhamento
  • Coleções
  • Busca avançada
  • Comentários
  • Expiração de itens para direitos de uso
  • Relatórios
  • Área administrativa com Dashboard
  • Permissões de usuários
  • API
  • Workflow de aprovações
  • Versionamento
  • Simplicidade
  • Boa experiência do usuário

Não se esqueça de considerar customizações, aqui na Huntag, por exemplo, conseguimos customizar de acordo com as necessidades do seu projeto.

Dicas para demonstração de tecnologia

Veja algumas dicas para garantir que a experiência de demonstração seja agradável e lucrativa.

Esteja preparado:

Faça uma lista de funcionalidades que deseja ver.

Na apresentação:

Menos PowerPoint e mais tecnologia.

Se necessário repita:

Uma demonstração pode não ser suficiente, então planeje fazer duas demos.

Exemplos:

Peça exemplo de como a ferramenta está atuando em outras empresas. As vezes o exemplo te faz enxergar além da necessidade.

Quem sabe faz ao vivo:

Teste a ferramenta, peça ao fornecedor que libere um teste para você manusear e conseguir levantar outras dúvidas ou necessidades.

Transparência:

Precisa ser nos dois sentidos, para o cliente e o fornecedor.

Faça junto com uma equipe:

Não faça essa avaliação sozinho, tenha sempre com você sua equipe ou seus pares para que avaliem, fortaleça a avaliação e tomem a decisão correta.

Preço é bom, mas pense no valor:

Não se apegue somente no preço, claro que isso influenciará o seu projeto como um todo. Mas fique atento ao valor e benefícios que o DAM trará à sua estratégia. É um equilíbrio entre os dois!

Faça a escolha do DAM

O processo para ter sucesso na escolha de um DAM é saber conduzir as decisões de forma estratégica e técnica. Certifique-se que o DAM é o caminho certo para o seu negócio, faça testes, verifique os requisitos e tira suas dúvidas.

Para fazer a escolha certa, conte com a Huntag! A plataforma da Huntag contém todas as funcionalidades e características necessárias para um projeto de organização e gerenciamento de ativos digitais. Nossa equipe está pronta para atende-lo, demonstrar a nossa ferramenta e tirar todas as suas dúvidas possíveis.

https://huntag.com.br/materiais/portal-da-marca-para-distribuicao-de-conteudos/

Baixe o e-book:

Portal da Marca para distribuição de conteúdos

Siga-nos nas redes sociais! 😉

0 Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More great articles

metodologia 5S

As vantagens de implementar a metodologia 5S nas empresas digitais

Manter a ordem no escritório acaba tendo impacto positivo na produtividade.Existem diversas metodologias que ensinam o que de fato pode…

Read Story
Trabalho remoto – Os desafios de uma tendência que veio para ficar

Trabalho remoto – Os desafios de uma tendência que veio para ficar

Nos últimos anos, a tendência do trabalho remoto vem crescendo, e podemos considerar que isso é o presente e não…

Read Story
Gestão de Ativos Digitais: o que precisa saber antes de usar

Gestão de Ativos Digitais: o que precisa saber antes de usar

Sistemas de Gestão de Ativos Digitais (DAM – Digital Assets Management), não são apenas para compartilhar e armazenar arquivos digitais,…

Read Story

Fique por dentro!

Novidades e conteúdos sobre Comunicação, Marketing e como podemos te auxiliar. Não enviaremos Spam.

    Arrow-up