Cada vez mais as áreas de marketing, comunicação interna e externa, e e-commerce geram uma imensidade de conteúdos relacionados às suas marcas, produtos e projetos. E se não houver uma organização de imagens adequada é muito comum que as pessoas se percam, que não estejam alinhadas, que haja retrabalhos e dificuldades em compartilhar esses arquivos.
Quem nunca ouviu que uma imagem vale mais que mil palavras? A forma de se comunicar está sendo baseada em recursos visuais que prendam a atenção das pessoas e grande parte desses recursos são imagens, vídeos e animações que levam investimento de tempo e criatividade.
Imagine um e-commerce sem imagens bem definidas dos seus produtos, posts para redes sociais só com textos ou até mesmo uma apresentação institucional sem as imagens da sua empresa, colaboradores ou processos?
A quantidade de imagens que precisam ser constantemente criadas e catalogadas é imensa e traz para as equipes um grande dilema. Qual a melhor forma de manter o acervo da minha marca, produtos ou a história da minha empresa organizada?
Quantas vezes você já passou ou presenciou a situação de precisar de uma imagem, por exemplo, não encontrar, ter que recorrer à outras pessoas ou até mesmo ter de refazê-la?
Imagine uma plataforma digital que pudesse centralizar e organizar todas as imagens. Imagine que através dela fosse possível dar acesso à todas as equipes, monitorar o trabalho sendo feito e garantir que nenhuma imagem fosse perdida ou sobrescrita.
Por isso, convidamos você a ler este breve artigo, para entender a importância de se ter uma plataforma de organização de imagens para sua marca, o que chamamos de Central de Mídias. Vem com a gente!
O que é uma Central de Mídias?
A todo momento os profissionais de marketing, comunicação e e-commerce precisam de imagens para: e-books, infográficos, vídeos institucionais e promocionais, mídias sociais, sites, banners etc.
É aí que a plataforma de organização de imagens – Central de Mídias, que vem com papel de facilitadora na produção de conteúdos, funcionando como um repositório, um banco de dados, organizado de imagens e outros arquivos de mídia digital.
Uma Central de Mídia é composta por inúmeras imagens digitais e vídeos, mas com tantas variedades de ativos digitais, ela pode acomodar variados formatos de arquivos. Sendo os mais comuns: JPG, PNG, GIF, PSD, AI, MP4, MPEG, MOV, PDF, INDD e PPT.
Para quem serve uma Central de Mídias
Marketing, comunicação, e-commerce, produtores de conteúdos, agências digitais, são diversas áreas que podem usufruir dos benefícios de uma Central de Mídia. Geralmente, nessas áreas, os profissionais como diretores criativos, fotógrafos, designers gráficos, desenvolvedores web, publicitários, analistas, gerentes de mídias, trabalham com grandes quantidades de imagens, vídeos e outros arquivos de mídia e precisam obter o máximo de agilidade no dia a dia.
34% dos profissionais de marketing acreditam que imagens são importantes para criação de conteúdo. (Fonte: CMO Council)
Possuir uma Central de Mídias, é criar uma colaboração efetiva dentro de um ambiente corporativo. As pessoas geralmente perdem muito tempo procurando imagens em servidores, e-mails e backups, que se perdem ao longo de um processo produtivo. Com uma Central de Mídias organizada, cria-se fluxos de trabalho mais eficientes para as equipes, tendo uma única fonte de acesso, sem criar diversos canais como e-mails, FTPs, links de terceiros, que atrapalham e fogem do controle.
Uma Central de Mídias é um grande benefício para a gestão de onde e como está sendo circulado as imagens da sua marca entre parceiros e equipes. Isso gera valor à marca em cada estágio da estratégia de negócio, da criação à distribuição.
Especialistas indicam que conteúdos que apresentam imagens, são mais relevante e recebem 94% mais de visualizações. (fonte: Kissmetrics)
Qual é a melhor maneira de gerenciar uma Central de Mídias?
Para a criação e organização de imagens em uma Central de Mídias, os sistemas de Gerenciamento de Ativos Digitais (DAM – Digital Assets Management) são ferramentas ideais e capazes para isso. Geralmente os arquivos são organizados por formatos, tipos, equipes e categorizados de maneira que sejam relevantes para o processo interno e posicionamento do negócio.
A construção de uma Central de Mídias com DAM é eficaz e inteligente a partir do momento que recursos como categorias, atributos, tags, palavras-chave e leitura de metadados são usadas para facilitar a pesquisa. Saindo do modelo tradicional de pastas e sub-pastas, o conceito “Folder Less” já utilizado pela Huntag, é a materialização da flexibilidade e agilidade nos processos de busca e organização.
Por que usar um DAM e não outros sistemas
O principal objetivo do DAM é alavancar o valor de um ativo de mídia digital, permitindo o encontro, acesso, recuperação, reutilização e acompanhando do fluxo de produção de conteúdos digitais com muito mais facilidade.
Existem outras opções para lidar com uma Central de Mídias, mas ao compará-las ao DAM, são encontradas diversas dificuldades em termos de recursos e eficiência.
Poderia organizar minhas imagens em pastas na rede da minha empresa? Sim! Mas pare para pensar que as mesmas dificuldades atuais de compartilhamento, arquivos que são excluídos ou colocados em outras pastas, permissões de acesso ainda continuarão.
As mesmas dificuldades você pode ter em sistemas de armazenamento em nuvem, como Drive, OneDrive ou Dropbox que oferecem o mesmo sistema de pastas e não permitem uma catalogação ou classificação de imagens através de atributos e metadados. Eles funcionam melhor apenas como armazenamento em nuvem, em vez de uma Central de Mídia gerenciável.
Veja neste e-book a diferença entre a Huntag e SharePoint
Resumindo, você precisa criar valor à sua marca, conectar as imagens valiosas de produtos, campanhas e institucional, com todas as pessoas que contribuem com o ecossistema e sucesso da sua empresa.
Portal da Marca para a distribuição de conteúdos
Principais recursos em um sistema DAM para imagens
Os sistemas de Gerenciamento de Ativos Digitais oferecem recursos que podem
lidar com os aspectos mais complexos da organização de imagens. Ideal para os profissionais marqueteiros, comunicadores e criativos. Veja abaixo:
- Redimensionar o tamanho de imagens
- Permissões baseadas em usuários
- Visualização de conteúdos por grupos
- Pesquise poderosa por atributos, tags, palavras-cahve e metadados
- Workflow de aprovação e validação de conteúdo
- Compartilhamento externo
- Expiração de conteúdos que possibilita a gestão de direitos de imagem
- Qualificação de conteúdos
Qual sistema DAM devo escolher para criar minha Central de Mídias?
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