Mesmo com todo o avanço e potencial das redes sociais, engana-se quem pensa que o e-mail marketing não é mais uma boa estratégia e ficou esquecido nos processos de vendas, marketing e tantos outros setores.
O e-mail é um excelente aliado das organizações e é uma poderosa ferramenta para construir e desenvolver audiência engajada com seu negócio ou marca. Só no Brasil, são enviados mais de 8 bilhões de e-mails por dia e essa é uma estratégia que precisa ser bem desenhada em seu negócio.
Como o e-mail marketing é pensado e como seu conteúdo e imagens são estruturados? Vamos falar mais sobre o tema para que seus e-mails sejam ainda mais sucesso. Acompanhe!
E-mail marketing e imagens
O e-mail marketing é uma ferramenta importante para a atração, engajamento, fidelização e relacionamento com seu público e ela pode ser utilizada em qualquer momento do funil, permitindo contato direto e a longo prazo.
Essa é uma estratégia mais barata do que outras redes, afinal, se você tiver boas listas, é possível chegar nas pessoas corretas mais facilmente, mas não significa que esse canal não peça um processo, planejamento e análise para bons resultados.
Esse tipo de canal dá diversas vantagens e tem o poder da rapidez, não é interruptivo para o usuário, pode ser utilizado para diversas estratégias, suporta diferentes formatos e conteúdos, conta com métricas e possibilidades de acompanhamento, entre muitos outros.
Segundo dados da HubSpot, 77% das empresas entrevistadas afirmaram que viram um aumento nos níveis de engajamento de seus clientes via e-mail durante a pandemia.
Muito se fala sobre e-mail marketing, estratégias de atração, abertura, conteúdos e formas de chamar a atenção do público para esse canal, mas é preciso ir além para um ponto também muito importante da estratégia: o uso de imagens no e-mail.
As imagens – quando bem utilizadas – são muito importantes para compor o conteúdo e mensagem que se quer passar e esse tipo de ativo precisa ser bem pensado para essa estratégia.
As pessoas sentem-se mais seguras ao visualizar os produtos e serviços e elas podem dizer muito mais do que qualquer descrição. É claro que é preciso tomar cuidado com o uso, afinal, muitos servidores podem bloquear o uso de imagens, o que faz reduzir a sua entrega e, encontrar o equilíbrio e utilizar as melhores práticas faz toda a diferença nos e-mails marketing e imagens.
Escolha o formato certo
Muitas plataformas de e-mail marketing permitem que os usuários criem campanhas usando elementos visuais. É importante saber qual o formato suportado nessas plataformas para que as imagens não sofram mudanças e problemas na visualização para celular e na visualização pelo computador.
A formatação adequada dos arquivos é crucial para que a comunicação seja bem feita e não interfira no que se quer passar de mensagem para seu contato.
Tenha cuidado também com o tamanho da sua imagem: ela deve pesar no máximo 100 kb e deve ser inserido no máximo 470 kb de imagens em seu layout.
Utilize imagens como composição
Um grande erro quando se pensa em e-mail marketing e imagens é o uso de apenas elementos visuais dentro desse canal. Não é interessante que os e-mails sejam apenas compostos por imagens, ou seja, uma única imagem que contenha textos e links.
Com o bloqueio de muitos servidores para a entrega de imagens, se todo o seu conteúdo estiver presente nela, o público não saberá nem do que se trata a mensagem, faz sentido?
Sendo assim, utilize imagens para sua composição. Sempre escreva os textos em HTML e utilize imagens apenas para ilustrar e complementar o que foi dito.
Mesmo que não exista uma fórmula, recomenda-se se basear na proporção 60% de texto para 40% de imagem para não interferir nas suas entregas e manter o e-mail estrutura e com leitura facilitada.
Utilize as tags alt e title text
A tag “alt” é o código HTML que aparece quando uma imagem não é carregada ou quando é bloqueada. Utilizar esses recursos é fundamental para dar ao usuário mais informações sobre sua mensagem, caso sua visualização não seja completa.
Quanto ao “title text”, esse recurso representa o texto que aparece quando você coloca o cursor do mouse sobre a imagem. Essa tag pode auxiliar na descrição da imagem ou ainda atuar como mais um CTA em seu e-mail marketing.
Utilize imagens como forma de CTA
Os CTA, Call to Action, são muito importantes para os e-mails marketing e as imagens também podem ser utilizadas para esse fim. As imagens podem conter link dentro do e-mail e, por ser clicável, ele pode ser um recurso interessante para levar seu público a outros caminhos do funil.
Conheça os métodos para incorporar imagens
Com as ferramentas de e-mail marketing, torna-se mais comum que as imagens dos e-mails passem a ser vinculadas nesse canal e essa é certamente a forma mais fácil de criar seus conteúdos.
A vinculação de uma imagem exige apenas que se carregue a imagem para a plataforma e permite que a imagem se insira no espaço apropriado, diminuindo o tamanho do e-mail.
Além dessa comum possibilidade, as imagens podem ser incorporadas de outra forma como a utilização da tag HTML padrão (o que pode fazer com que seus e-mails sejam bloqueados por alguns servidores).
Tenha um bom banco de imagens para seus e-mails
Utilizar imagens não é apenas sobre buscar ativos na internet e incorporar no seu e-mail. É preciso ter conteúdos visuais que conversem com seu público, com sua marca e que estejam organizados dentro de seus processos.
Muitas são as imagens utilizadas dentro das estratégias de marketing e vendas e ter um banco próprio da empresa faz toda a diferença para que as melhores escolhas sejam feitas dentro dos processos.
Ao ter um banco de imagens próprio, a empresa ganha em controle, diferenciação e destaque no mercado, aumenta a qualidade dos conteúdos dos e-mails, cria histórias e se comunica de forma ainda mais personalizada com seu público.
Mais do que ter um banco de imagens, organizar seus ativos digitais faz toda a diferença e ter um sistema baseado em DAM, o Digital Asset Management, ou Gerenciamento de Ativos Digitais faz com que seu negócio tenha ainda mais cuidado e direcionamento com esse tipo de conteúdo.
As plataformas DAM, mais do que armazenar imagens, fazem parte de um processo completo de planejamento, criação, revisão, publicação, mensuração e hospedagem de conteúdo, seja ela para qualquer necessidade dentro da marca.
Como seu negócio estrutura os e-mails marketing e utilizam as imagens dentro deles? Aproveite que agora você sabe mais sobre o tema, entenda melhor sobre seu processo, se adeque com base em algumas dicas e entenda ainda mais sobre como um banco de imagens pode fazer toda diferença em suas estratégias!