e-mail marketing

E-mail marketing e imagens: como fazer bom uso?

Equipe Huntag

Mesmo com todo o avanço e potencial das redes sociais, engana-se quem pensa que o e-mail marketing não é mais uma boa estratégia e ficou esquecido nos processos de vendas, marketing e tantos outros setores.

O e-mail é um excelente aliado das organizações e é uma poderosa ferramenta para construir e desenvolver audiência engajada com seu negócio ou marca. Só no Brasil, são enviados mais de 8 bilhões de e-mails por dia e essa é uma estratégia que precisa ser bem desenhada em seu negócio.

Como o e-mail marketing é pensado e como seu conteúdo e imagens são estruturados? Vamos falar mais sobre o tema para que seus e-mails sejam ainda mais sucesso. Acompanhe!

 

E-mail marketing e imagens

O e-mail marketing é uma ferramenta importante para a atração, engajamento, fidelização e relacionamento com seu público e ela pode ser utilizada em qualquer momento do funil, permitindo contato direto e a longo prazo.

Essa é uma estratégia mais barata do que outras redes, afinal, se você tiver boas listas, é possível chegar nas pessoas corretas mais facilmente, mas não significa que esse canal não peça um processo, planejamento e análise para bons resultados.

Esse tipo de canal dá diversas vantagens e tem o poder da rapidez, não é interruptivo para o usuário, pode ser utilizado para diversas estratégias, suporta diferentes formatos e conteúdos, conta com métricas e possibilidades de acompanhamento, entre muitos outros.

Segundo dados da HubSpot, 77% das empresas entrevistadas afirmaram que viram um aumento nos níveis de engajamento de seus clientes via e-mail durante a pandemia.

Muito se fala sobre e-mail marketing, estratégias de atração, abertura, conteúdos e formas de chamar a atenção do público para esse canal, mas é preciso ir além para um ponto também muito importante da estratégia: o uso de imagens no e-mail.

As imagens – quando bem utilizadas – são muito importantes para compor o conteúdo e mensagem que se quer passar e esse tipo de ativo precisa ser bem pensado para essa estratégia.

As pessoas sentem-se mais seguras ao visualizar os produtos e serviços e elas podem dizer muito mais do que qualquer descrição. É claro que é preciso tomar cuidado com o uso, afinal, muitos servidores podem bloquear o uso de imagens, o que faz reduzir a sua entrega e, encontrar o equilíbrio e utilizar as melhores práticas faz toda a diferença nos e-mails marketing e imagens.

 

Escolha o formato certo

Muitas plataformas de e-mail marketing permitem que os usuários criem campanhas usando elementos visuais. É importante saber qual o formato suportado nessas plataformas para que as imagens não sofram mudanças e problemas na visualização para celular e na visualização pelo computador.

A formatação adequada dos arquivos é crucial para que a comunicação seja bem feita e não interfira no que se quer passar de mensagem para seu contato.

Tenha cuidado também com o tamanho da sua imagem: ela deve pesar no máximo 100 kb e deve ser inserido no máximo 470 kb de imagens em seu layout.

 

Utilize imagens como composição

Um grande erro quando se pensa em e-mail marketing e imagens é o uso de apenas elementos visuais dentro desse canal. Não é interessante que os e-mails sejam apenas compostos por imagens, ou seja, uma única imagem que contenha textos e links.

Com o bloqueio de muitos servidores para a entrega de imagens, se todo o seu conteúdo estiver presente nela, o público não saberá nem do que se trata a mensagem, faz sentido?

Sendo assim, utilize imagens para sua composição. Sempre escreva os textos em HTML e utilize imagens apenas para ilustrar e complementar o que foi dito.

Mesmo que não exista uma fórmula, recomenda-se se basear na proporção 60% de texto para 40% de imagem para não interferir nas suas entregas e manter o e-mail estrutura e com leitura facilitada.

 

Utilize as tags alt e title text

A tag “alt” é o código HTML que aparece quando uma imagem não é carregada ou quando é bloqueada. Utilizar esses recursos é fundamental para dar ao usuário mais informações sobre sua mensagem, caso sua visualização não seja completa.

Quanto ao “title text”, esse recurso representa o texto que aparece quando você coloca o cursor do mouse sobre a imagem. Essa tag pode auxiliar na descrição da imagem ou ainda atuar como mais um CTA em seu e-mail marketing.

 

Utilize imagens como forma de CTA

Os CTA, Call to Action, são muito importantes para os e-mails marketing e as imagens também podem ser utilizadas para esse fim. As imagens podem conter link dentro do e-mail e, por ser clicável, ele pode ser um recurso interessante para levar seu público a outros caminhos do funil.

 

Conheça os métodos para incorporar imagens

Com as ferramentas de e-mail marketing, torna-se mais comum que as imagens dos e-mails passem a ser vinculadas nesse canal e essa é certamente a forma mais fácil de criar seus conteúdos.

A vinculação de uma imagem exige apenas que se carregue a imagem para a plataforma e permite que a imagem se insira no espaço apropriado, diminuindo o tamanho do e-mail.

Além dessa comum possibilidade, as imagens podem ser incorporadas de outra forma como a utilização da tag HTML padrão (o que pode fazer com que seus e-mails sejam bloqueados por alguns servidores).

 

Tenha um bom banco de imagens para seus e-mails

Utilizar imagens não é apenas sobre buscar ativos na internet e incorporar no seu e-mail. É preciso ter conteúdos visuais que conversem com seu público, com sua marca e que estejam organizados dentro de seus processos.

Muitas são as imagens utilizadas dentro das estratégias de marketing e vendas e ter um banco próprio da empresa faz toda a diferença para que as melhores escolhas sejam feitas dentro dos processos.

Ao ter um banco de imagens próprio, a empresa ganha em controle, diferenciação e destaque no mercado, aumenta a qualidade dos conteúdos dos e-mails, cria histórias e se comunica de forma ainda mais personalizada com seu público.

Mais do que ter um banco de imagens, organizar seus ativos digitais faz toda a diferença e ter um sistema baseado em DAM, o Digital Asset Management, ou Gerenciamento de Ativos Digitais faz com que seu negócio tenha ainda mais cuidado e direcionamento com esse tipo de conteúdo.

As plataformas DAM, mais do que armazenar imagens, fazem parte de um processo completo de planejamento, criação, revisão, publicação, mensuração e hospedagem de conteúdo, seja ela para qualquer necessidade dentro da marca.

Como seu negócio estrutura os e-mails marketing e utilizam as imagens dentro deles? Aproveite que agora você sabe mais sobre o tema, entenda melhor sobre seu processo, se adeque com base em algumas dicas e entenda ainda mais sobre como um banco de imagens pode fazer toda diferença em suas estratégias!

Digital Assets Management para marketing e comunicação

Baixe o infográfico:

Digital Assets Management para profissionais de marketing e comunicação

Siga-nos nas redes sociais! 😉

More great articles

Como diminuir retrabalho nas equipes de marketing: o conceito DRY

Como diminuir retrabalho nas equipes de marketing: o conceito D.R.Y

Se você gerencia ou atua em uma equipe de comunicação e marketing certamente sabe como é a alta rotina de…

Read Story
equipe de marketing

Boas práticas para conduzir uma equipe de marketing interna

Boas práticas para conduzir uma equipe de marketing internaPossuir equipes de marketing internas já é algo de longa data, os…

Read Story

Aplicativos e ferramentas que auxiliam sua área de marketing

Separamos alguns aplicativos e ferramentas que auxiliaram na criatividade e produtividade no momento de produzir conteúdos para a área de…

Read Story

Fique por dentro!

Novidades e conteúdos sobre Comunicação, Marketing e como podemos te auxiliar. Não enviaremos Spam.

    Arrow-up