Um e-commerce conta com um processo completo e complexo que envolve diferentes setores, pessoas e necessidades e para uma completa eficiência operacional é preciso ter estratégias e ferramentas para que os times conversem entre si e não existam problemas nas trocas.
Um ponto fundamental para otimizar processos internos do e-commerce é olhar para suas demandas de imagens e ter organização sobre suas mídias, afinal, elas são partes cruciais desse tipo de negócio.
Você sabe como uma central de mídias está ligada à sua eficiência operacional e resultados? Saiba mais sobre como essa ferramenta vai te ajudar!
O e-commerce e a central de mídias
Um e-commerce refere-se aos negócios que estruturam seu processo de compra e venda na internet e todas as transações comerciais são realizadas por meio de ferramentas online.
Para que esse comércio funcione, é preciso ter boas imagens para conquistar os clientes, não é mesmo? E isso é muito mais do que tirar fotos e publicar nas redes, mas sim ter uma real organização para que todos os times, desde vendas, produtos, atendimento, suporte, marketing, entre outras, possam acessar as demandas necessárias e encontrem todo o catálogo do negócio.
Sendo assim, a imagem é um dos grandes fatores da conversão no e-commerce e não apenas para atrair o consumidor, é ela que faz com que cliques aconteçam, inspira clientes a buscarem por outros produtos e dá direcionamento para seu público.
Se a imagem é algo tão importante e parte do processo de vários times, é preciso ter cuidado com elas e ir além da criação e armazenamento em pastas compartilhadas e é justamente aí que o banco de imagens, ou central de mídias cumpre o seu papel na eficiência operacional.
Um banco de imagens – ou a central de mídias, mais atualizada e complexa para os negócios – são ferramentas em que os profissionais mais do que armazenam, mas também colaboram efetivamente dentro dos espaços corporativos.
Como dissemos, o e-commerce é um local com muitas imagens e demandas, certo? Dentro desse cenário, como seu negócio tem estruturado seu processo? Existe abertura de demandas, criação e armazenamento em pastas?
Mas e se um colaborador precisa dessa imagem, como é feito esse processo? É preciso que as pessoas fiquem buscando nas pastas, caminhos ou e-mails e percam grandes tempos nessa necessidade? Elas precisam pedir ajuda para outras e tiram outros profissionais de seus focos?
Pode parecer simples ou não tão necessário olhar para isso, mas erros, retrabalho e falta de produtividade geradas pela falta de organização com as imagens são altíssimos no e-commerce e essa é uma demanda urgente dentro dos negócios.
É preciso lembrar que as pessoas perdem muito tempo procurando imagens em servidores, e-mails e backups e se perdem ao longo de um processo produtivo. Com uma Central de Mídias organizada, cria-se fluxos de trabalho mais eficientes para as equipes, tendo uma única fonte de acesso.
Sendo assim, um banco de imagens é um grande benefício para a eficiência operacional, gestão e troca entre parceiros e equipes, além de gerar valor à marca em cada estágio da estratégia de negócio, da criação à distribuição.
Por que investir em uma central de mídias?
Caso você ainda não esteja convencido sobre a central de mídias e seus benefícios, entenda na prática como ela vai de fato ajudar seu e-commerce, dar eficiência operacional e processos alinhados.
Dá qualidade ao seu negócio
Para conquistar clientes e espaço no mercado é preciso de qualidade de imagens e isso quer dizer sobre atualizar seu portfólio, fazer divulgações e trabalhos de marketing com bons conteúdos e estar sempre renovando sua loja online.
Se seu e-commerce não sabe onde estão as imagens e usa sempre as mesmas ou aquelas que não fazem tanto sentido para a mensagem, grande problema para os seus receptores.
Ao ter uma central de mídias, esse problema é eliminado e maior é a qualidade de seus processos em qualquer que seja o time.
Aumenta a variedade de imagens
Para ter um bom leque de produtos, é preciso ter muitas imagens. Imagine que seu e-commerce vende tênis. Não basta tirar uma foto, é preciso tirar do produto, de sua forma de uso, de modelos, situações, entre outros.
Portanto, ao ter como guardar suas imagens, organizando por tags, produtos, datas ou qualquer que seja a especificação, é muito maior a sua variedade.
Dá agilidade para os times
Encontrar uma imagem perfeita dentro de pastas, e-mails ou conversas com os responsáveis pela arte pode ser um grande problema e desgaste e, para que isso não diminua sua eficiência operacional e não cause problemas para suas pessoas, uma central de mídias faz com que isso seja eliminado.
Assim, com simples cliques é possível encontrar o que se precisa para cada momento, reduzindo erros, diminuindo retrabalho e aumentando agilidade e assertividade.
Como organizar um banco de imagens do seu e-commerce e aumentar a eficiência operacional?
Pensando na melhor utilização do banco de imagens da sua empresa, nós da Huntag, oferecemos a solução ideal para a sua organização. Por meio de um sistema baseado em DAM (Digital Asset Management) ou Gerenciamento de Ativos Digitais, a plataforma da Huntag traz muitas vantagens como:
- Base única de acesso às imagens de produtos e conteúdos: esqueça as imagens em uma pasta e as informações em planilhas separadas que causam demoras e problemas de comunicação.
- Leitura de metadados das imagens: nossa plataforma reconhece até mesmo o modelo da câmera que tirou a foto, convertendo esta informação em dados para a busca.
- Organização por categorias e subcategorias: você nunca mais irá precisar se preocupar com aquela infinidade de pastas. Nossa plataforma utiliza o sistema folderless.
- Inserção de palavras-chave: ao baixar uma imagem, o nome vem em códigos ou, muitas vezes, em outros idiomas. Mas, ao cadastrá-la em nossa plataforma, você poderá inserir palavras-chave que ajudam em sua localização.
- Liberação de espaço: as imagens são redimensionadas automaticamente, reduzindo seu peso e deixando mais espaço em seus servidores.
- Controle de direitos autorais: saiba se a licença das imagens está próxima do vencimento e renove o seu uso em tempo hábil.
- Autonomia para que as áreas de marketing e comunicação tenham fácil acesso às imagens, mantendo todos os setores na mesma página em relação ao uso dos recursos e única fonte de compartilhamento para parceiros.
- Controle de gastos: o banco próprio passa a ser a fonte prioritária dos ativos. Dessa forma, fontes externas de imagens serão menos utilizadas, gerando menor custo.
- Banco de imagens em formato de galeria: com tudo à vista, você saberá exatamente o que possui e pode usar.
- Integração com sistemas de e-commerce.
- Importação em lote de grandes quantidades de imagens
Central de mídias na prática: case Leroy Merlin
A Leroy Merlin, grande rede de lojas de materiais de construção, acabamento, decoração e jardinagem, conhecida pelo Brasil e no mundo, é um exemplo prático de como a central de mídias faz toda a diferença para a eficiência operacional e organização de produtos.
A loja que conta com muitas informações, imagens e catálogos tinha uma dor justamente sobre isso e necessitava centralizar as fotos dos produtos em uma única base, assim como os ativos digitais da marca como fotos de loja, materiais de merchandising e comunicação, manuais e certificados.
Com a Huntag, a marca está catalogando mais de 250 mil imagens de produtos e materiais institucionais, centralizando a comunicação, o fácil acesso e distribuição dos conteúdos às equipes internas e parceiros da Leroy Merlin.
Ações como essa fazem toda a diferença para os processos diários e impactam muitos colaboradores ao redor de suas lojas. Dos menores aos gigantes do e-commerce, a organização de imagens é um dos primeiros passos para o sucesso.
O quanto sua eficiência operacional está comprometida graças à descentralização de seus conteúdos e mídias? Aproveite que sabe mais sobre o tema e vire também um case de sucesso! Experimente nossa solução e conte conosco para traçar suas próximas estratégias!